domingo, 30 de dezembro de 2007

Amigo é coisa prá se guardar, do lado esquerdo do peito, dentro do coração.



Xiiii! Tá aí, ó...chegou mesmo, né? Acabou o "véio" e chegou o bom ano "novo"... UFA! Brincadeira! Foi um ano muito legal. Pelo menos foi prá mim. Por quê? Prá você não foi, não? Deixa de ser "maleta", ô meu! Fala sério, você não tem nadinha prá agradecer ao ano que "já era"? "Nadinha" mesmo? Não está se esquecendo de nada mesmo?

Olha só! Esse ano a gente se conheceu melhor. Ficamos amigos. Você partilhou de muitos dos meus sonhos e conheceu um pouco da minha história. Não foi? Já somos até íntimos, né?

Você chegou "vivinho" até aqui. Não "achou" nenhuma "bala perdida" "pelaí".

Não foi atropelado por nenhum "maluco" enfurecido no trânsito caótico da cidade, foi?

Não sofreu nenhum seqüestro "relâmpago" em que te levassem seus ricos "$$$$$"; Foi não né?

E o "Leão do Fisco"...não te pegou na "malha fina". Pegou? Não né?

Não foi "picado" pelo mosquito da dengue e ficou todo "dengoso" e nem a "gripe das aves" te derrubou de cama. Foi ou não foi?

Seus filhos não foram intoxicados com o leite "oxigenado com soda cáustica" da vaca maluca de Minas e não adoeceram pela "lambida" do boi com "febre aftosa"...Éca! Foi não, né?

Sua casa não foi invadida pelas "Tropas de Elite" da violência urbana e nem a criminalidade doméstica, rondou seu lar. Né mesmo?

Então meu amigo, você foi poupado de tantas coisas ruins, tantos livramentos de "perrengues" brabos...já pensou nisso?

Tá certo que o "Timão" dormiu de touca e acordou de tanga na "segundona", mas até aí, meu...quem mandou torcer errado. Veja a alegria de Santistas e Palmeirenses...prá eles o ano foi ótimo, né não?

E temos muito que comemorar pelo ano que passou. Afinal o Renan "renunciou; O Brasil foi escolhido prá sediar a Copa do Mundo de 2014. Legal! Apesar de que o país vai se "alienar" até lá.

A oposição não aprovou a continuidade da CPMF e o governo "jogou a toalha"...pelo menos por enquanto.

Seu "cunhado" alugou uma "kitchinete") e te deixou livre para poder curtir seu "lar-doce-lar". Que maravilha, hein?
E a "sogrinha" então, mudou-se para Timor Leste. Tá reclamando do que ô sortudo!

E você aí, tô sabendo...tá namorando! Já tá de aliança e tudo, hein? Espertinha! Quando vai ter "bolinho"? Tô dentro!

AÍ MEU! Empregão novo...tô sabendo, que bênção, né? Já vai dar prá me pagar "aquela pizza"...Huuuummmm! Escarola com brócolis não vale não, tá!

E aí bonitona, pensou que ia ficar prá "titia" e quem diria, "casadíssima" e "felicíssima"...parabéns, você mereceu. Tudo de bom!

Ah! Garota, ganhou a carteira de motorista, hein? Agora só falta o "carango", né? Ninguém segura, hein? Vamos ter que "emborrachar" todos os postes da city...Misericórdia!

Até que enfim! A promoção que você tanto batalhou, chegou...Beleza! A Presidência da firma é só o "limite"! Tá podendo, hein? Arruma uma "boquinha" aí, meu!

E você, acabou a faculdade...formadão, cheio de planos...vai continuar dando certo, viu? Sucesso! E então valeu a pena, esperou tanto...mas taí, valeu esperar, DEUS te colocou onde você sonhou estar um dia. Ele te honrou e vai te abençoar muito mais ainda, pode crer!

Trocou de carro, hein? Bonitão esse aí...gostei, quando vamos dar uma voltinha nele, hein? É só convidar.

Caramba garota! Vai ser mamãe de novo...parabéns, saúde e alegria, viu?

Então! Arrebentando na "dieta", né? Já perdeu tudo isso? Maridão que "arregale" os olhos...Tá ficando "lindona", hein? Parabéns!

Então moçada! Foi muito bom o ano que "já era", não foi? DEUS dispensou a todos nós, suas bênçãos, livramentos e fez cair sobre todos, como gotas de orvalho, seu carinho e amor.

Fomos aproximados uns dos outros e nos tornamos "o próximo" de cada um; o alvo do afeto que devemos dispensar ao nosso semelhante. Sim! Posso dizer que valeu a pena. Ter sua amizade, ter seu estímulo e especial atenção...Puxa vida gente! Foi mesmo muito bom, ter todos vocês por aqui durante esse ano. Convivendo comigo, quase que dia a dia, "ouvindo" minhas histórias e comentando meus "delírios literários".


Obrigado pela amizade e pela "torcida", que DEUS retribua generosamente a cada um de vocês, com seu exclusivo amor. Extensivo a você que chegou agora "no pedaço". Seja bem-vindo!

Prosperidade, saúde, paz e alegria para todos meus amigos, "Los Blogueros" do Brasil, USA, Canadá, Portugal, Alemanha, Camboja,
Japão...e onde quer que estiverem...acho que perdi alguém em Timor Leste, XÍÍÍ!!!

E aí, você não quer nos contar também alguma de suas vitórias conquistada neste ano? Ah! Conta aí ô meu!

Que venha 2008! A gente terá muito que agradecer nele também.


Podem crer!


FELIZ ANO NOVO!
UM FANTÁSTICO 2008 PARA TODOS!

"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."


Colossenses 3:15

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Sorriso de menino

"O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os quehabitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.Porque ummenino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre osseus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DeusForte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." "Portanto o mesmo Senhor vosdará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, echamará o seu nome Emanuel.""E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque elesalvará o seu povo dos seus pecados."
Um sorriso de menino. **************
Então hoje é Natal. Nasceu Jesus.
Resplandeceu a Luz no coração de todo homem que O recebeu.Nasceu a Esperança para a alma abandonada; Sofrida e desamparada daAlegria.E essa Luz dos homens, brilhou no rosto da nossa tristeza; espantou assombras que escureciam nossos olhos; afugentou o temor dos nossostemores da alma e nos instalou a Paz.Como Emanuel, se fez Deus presente conosco; como "Cristo" foi ungido Reipara reinar sobre todas as gerações dos escolhidos; com JESUS,restaurou nossa comunhão com o Criador, através do seu sacrifíciovoluntário.
Então hoje é Natal. Nasceu Jesus.
Como o brilho dos olhos do menino que recebeu um presente inesperado.Como seu sorriso de surpresa e felicidade inocente.Sejam assim contagiadas, nossas almas e com a mesma alegria de umacriança, celebremos o nascimento daquele, que nos trouxe o maior"presente": Sua própria vida.
Então hoje é Natal. Nasceu Jesus.
Recebamos com imensa alegria, o Seu presente incomparável.Deixemos que o Seu amor inunde nossas almas; invada como ondas de "ternosafetos de misericórdia" nossos corações e que sejamos agradecidos aoPai, pela doação do Seu único Filho, para que nascendo, vivendo,morrendo e ressuscitando, nos desse nova "vida e vida com abundância".
Então hoje é Natal. Nasceu Jesus.
Há um cântico eterno, como o coro de milhões de vozes; Como um coral deanjos, cantando eternamente: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, PAZ NA TERRA, BOA VONTADE PARA COM OS HOMENS."
Então hoje é Natal novamente. Nasceu Jesus, o menino prometido nos nasceu.
Que a lembrança do evento, o significado do milagre e a gratidão pelavital importância do nascimento de Jesus "Emanuel", sejam celebradospara sempre em nossos corações.
Hoje é Natal, alegremo-nos e nos regozijemos nesse dia.
Como um sorriso de criança nos lábios e profunda alegria nos olhos danossa esperança e fé...
F.E.L.I.Z N.A.T.A.L
***
Vivian e Gerson
***

Visite e conheça:
http:\\vivianfotografa.blogspot.com

Visite e conheça também:
"Sob um novo olhar"
http:\\gersonpalazzo.blogspot.com

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

TEMPO DE REFLEXÃO E PROJETOS



"E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. Salmos 139:17-18.

Assim vamos chegando ao fim de mais um ano.
Foi bom prá você também?
Olha só! Todo fim de ano, a gente faz aquela retrospectiva dos dias do "ano velho". Você também faz, não faz?

A gente se recorda que no ano passado, nesta mesma época, fez a mesma coisa e nos anos anteriores, e assim retrospectivamente, até onde nós nos lembramos. Nesses períodos todos, analisamos os propósitos que firmamos e os projetos que edificamos em nossos sonhos. Fazemos o balanço de nossas conquistas e apontamos nossos sonhos que foram alcançados ou frustrados.
Não sei quanto a você, mas eu sempre procuro fazer isso. Sempre procuro analisar meus próprios pensamentos e verificar tudo, tudo o que acertei ou errei. Tento, fazer uma varredura sobre minhas atitudes, pensamentos, gestos e palavras. Percebo, quase que invariavelmente, o quão falho sou; o quanto fiquei aquém dos meus propósitos mais banais.. E dos mais nobres então,... nem se fala!

Ano após ano, a gente novamente incorre naqueles mesmos propósitos, e "promessinhas", do tipo "favoritas": - "Esse ano, vou fazer aquela dieta; infalível. Vou parar de comer chocolate e me empanturrar de sorvetes; Vou ler tal e tal livro; Vou fazer aquela viagem; Vou escrever um livro e plantar uma "bananeira". Vou enfim, me casar ou comprar outra bicicleta. Vou retomar minha faculdade. Vou mudar de emprego. ..vou isso, vou aquilo... E ainda tem alguns que fazem promessas do tipo: -"Vou parar de fumar; Beber; Roer unhas, só para citar algumas daquelas, "tradicionais".

E aí! Você também costuma fazer esse montão de promessas prá você mesmo?

Pois é! Eu até acho muito natural, que a gente faça uma auto-avaliação, dê aquela famosa depurada, redimensione os projetos para um patamar exequível e pronto, tá feito nosso "Plano Cidadão Ano Novo".
Beleza, hein?
Bom, seria legal se fosse assim tão fácil. Quem chegou ao final de um ano, obtendo sucesso total sobre seu projeto, talvez merecesse uma condecoração e homenagens mil, né não?
Na maioria das vezes, a "coisa" toda não se concretiza porque em nossos planos, muitas vezes legítimos, não incluímos "Aquele" que pode nos fazer realizá-los; e fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Não submetemos nossos projetos, nossos sonhos, nossos desejos e nossos pensamentos ao SENHOR do tempo. Aquele que tem o poder e a força para realizar com sucesso, todos os bons pensamentos que Ele mesmo, tem de nós. Ele não só nos conhece o endereço e nome, como conhece todos os nossos pensamentos, sonhos, desejos sentimentos e "reais necessidades". "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11
Posso falar por mim, que DEUS, conhecendo como conhece, todos os meus propósitos, mesmo antes de tê-los fixados em meu coração, tem submetido a cada um deles, o seu crivo de bondade e misericórdia. Assim o SENHOR, tem sido misericordioso sobre a minha vida e feito conforme os seus bons desígnios, mesmo quando considera a sinceridade dos meus pensamentos e conhece as falhas nos propósitos do meu coração. Desta forma, como Ele tem projetos maiores e melhores que os meus e os seus, acredito que seria uma boa oportunidade para confiarmos a Ele, nossos sonhos, desejos e projetos para o novo ano que está chegando.

Que tal essa idéia?


"Boralá"entregar nosso projeto 2008 para o SENHOR?


Nesse momento de reflexão, que eu me proponho, e no qual espero que também você, quero submeter o meu próximo ano, ao SENHOR do velho e do novo, do passado e do meu futuro, todos os meus projetos, pois os projetos de DEUS, nunca, jamais poderão ser frustrados.


Para isso, temos que deixar o SENHOR, tomar conta do nosso projeto de vida, assumir o controle dos nossos pensamentos e dar liberdade a Ele, para fazer os ajustes de percurso, necessários para o sucesso no novo ano.


Deixar que DEUS possa ser o fiador idôneo dos nossos propósitos; o avalista fiel de um futuro abençoado, para nossas vidas.


Então é assim!


Vamos deixar que o SENHOR, esquadrinhe nossa alma e homologue nossos projetos, julgue a intenção do nosso coração e expurgue as "gorduras", os planos recheados da futilidade, ambições e sentimentos mesquinhos, liberando nossos pensamentos e ações, para o altruísmo, a solidariedade e o amor ao nosso próximo.


"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." Salmos 139: 23-24.


Olha só! Vamos fazer do nosso projeto um sucesso e que ao chegarmos daqui um ano, em nosso balanço, concluirmos que valeu a pena!


"Confia no SENHOR e faze o bem;... Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." Salmos 37:3, 4 e 5


FELIZ ANO NOVO


E QUE DEUS ABENÇOE SEUS PROJETOS.


Com especial carinho do amigo,


Gerson Palazzo

sábado, 15 de dezembro de 2007

Meu Diploma

MEU DIPLOMA.

Olhem só! Quinta-feira passada, durante a festa de confraternização de fim de ano,que o Lar das Moças Cegas, promoveu. Foram entregues os certificados de conclusão dos cursos, a vários alunos do LAR, que ao longo deste ano, conquistaram vitórias sobre suas "dificuldades", transformando-as em oportunidades. Como elas, eu mesmo, conquistei meu primeiro certificado do primeiro curso que fiz no LAR.
Caras, tô assim...tipo, emocionado. Depois de um tempão, meio que, "fora de circulação", receber esse"primeiro" certificado, significa muito, muito mesmo prá mim.
Aqueles amigos, que acompanharam um pouco da minha história recente, alguns até como protagonistas, sabem bem do que representa esta aparente "pequena" conquista. Fiquei feliz, tanto quanto devem terficado meus colegas, que também conquistaram reconhecimento por seus esforços. Para alguns, a satisfação de estarem capacitados a assumirem empregos e disputarem postos de trabalho, que muitas empresas, socialmente comprometidas, oferecem às pessoas com alguma deficiência.
Tentem se colocarem no lugar deles, e imaginem a alegria e orgulho de si mesmas, que agora ganham "asa" de independência, para alçarem novos patamares e assim realizarem seus sonhos.
Beleza essa nova condição, né não?
Sim! É uma sensação muito legal. Eu a estou sentindo em mim mesmo.
Quero agradecer a essa entidade educacional, Lar das Moças Cegas, que através de toda sua equipe de profissionais, voluntários e dirigentes, tem colocado, "olhos" nas pontas dos nossos dedos, habilitado pés, mãos, ouvidos e treinado nossas percepções, para o enfrentamento diário das nossas "oportunidades".
Quero agradecer a esses "anônimos" dedicados que , nos ensinaram, nos alimentaram, nos conduziram, nos apoiaram e nos encheram de especial atenção e cuidados. A todos, o meu especial reconhecimento e apreço. Não pensem que estou "bajulando" vocês, para me "facilitarem" a vida ano quevem, não, viu! É sincero mesmo, tá bom?!
Tenho que ressaltar, o suporte "logístico" que me foi dado pela Secretaria de Educação, fornecendo transporte "escolar". Me senti na escolinha, indo de "perua" para as aulas; Muito obrigado"tia".(rs)
Claro que não faltou o coquetel e o baile com banda e tudo. Não pude ficar, porque , como dançarino, sou um tremendo "pé-de-mesa", praticamente uma âncora, uma "coisa medonha"! À propósito, tem aula de dança para"poste com dois pés esquerdos", ai no LAR ? Tem não?
Agradeço minha esposa pelo apoio, por acordar de "madrugada", aprontar-me para esperar a "perua escolar", preparar minha"lancheirinha" com a "merenda"...que "forgado" ...hein amor? Te amo, você é a minha maior motivação e inspiração, viu?
Agradeço a DEUS, a Ele toda honra e glória, que com seu favor imenso, tem restaurado meus sonhos Ele restituído minha auto-estima.
Por isso, continuarei me esforçando, estudando e me aprimorando; afim de buscar mais e maiores conhecimentos, para estar preparado e capacitado, apto e qualificado, para exercer o papel que me couber, no projeto que o SENHOR, sonhou para mim.
Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;" Provérbios 3:13

Dia da formatura 13/12/2007

domingo, 9 de dezembro de 2007

PARABÉNS PARA VOCÊ, MEU AMOR!

"O Meu "LÍRIO" faz anos
O azar é só da vela
Cada ano que passa
Ela fica mais "Bela”
....e PRÁ Vivi nada! TUDO!!!
Então como é que é?
É! É pique...é pique....é pique, pique, pique
É hora...é hora....rá, ti, bum...
Vivi...Vivi...Vivi....

Parabéns para você, meu amor.
Toda alegria e paz que existe, que vem do nosso SENHOR, invada seu coração, preencha sua existência de maravilhas e acrescente muitos e muitos anos de felicidade à sua vida preciosa.

Não sei se imaginar, te basta; nem sei se falar será suficiente, mas então, sinta no seu coração, perceba no calor das minhas mãos e no bater do meu peito, todo amor e felicidade que meu ser pode desejar a você. Sempre, sempre e mais um pouco.

E que DEUS, ouça do céu o agitar da sua alma jovem; se incline para o desejo do seu coração e se mova do eterno para realizar os seus sonhos. Que o SENHOR de toda Glória possa "blindar" seu coração e mente, contra o assédio de qualquer mal, de qualquer sopro de desânimo ou tristeza; fortaleça o seu coração valente com esperança e cristalize em sua linda face, um sorriso permanente de gratidão e temor ao SENHOR da sua salvação.

"Com DEUS ao seu lado, num novo porvir”, que a vida lhe seja, um eterno sorrir.

Um enorme beijo dentro do seu coraçãozinho, meu amor!

"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada." Provérbios 31:30.

sábado, 8 de dezembro de 2007

O NOME


Tem umas coisas que sempre nos deixam curiosos, tem não? Ah! Eu acho que tem, tem muita coisa que acho interessante, tipo assim: o significado das coisas; por exemplo: o do nome da gente.

Tem gente que exagera, né não? Uma "pá" de artistas e famosos anda mudando seus nomes de batismo, para "harmonizar" com os signos, para atrair sorte, fazer "uma frescurinha”... Sei lá! Tem motivo prá tudo.

Os papais então, fazem lista e listas de sugestão de nomes, consultam um montão de livros que existe em tudo quanto é prateleira, buscando escolher nomes para seus "filhotes". Tentam imaginar o temperamento dele, seu "jeitão", como a quererem, através do nome escolhido, direcionar o futuro; o sucesso de seu descendente. Às vezes, num "surto" de originalidade, acabam "construindo" cada coisinha, cada "coisa medonha". Coitada da criança, quando tomar consciência do seu nome....vai pensar que foi "geração espontânea" e que o nome saiu de uma sopa de letrinhas, sabem como é, né?

Eu conheci um montão de gente que tinham urticária só de serem chamadas pelo "nome de batismo"; VILOBALDO, meu colega de ginásio, sem noção, hein? Fala sério! EPIFÂNIA...Jesus amado, ninguém merece! WANDERMARCIO...cruel, né não? AUSTRAGÉSIMO....uau! OROZIMBO...meu, esse cara deve ter um ódio danado do nome, né? E vai por aí afora: CREUSMARILDA, EPITÁFIO, CLEÓBULO, SEPÚLVEDA, ARICLENES ou ainda EPÍLOGO, GIVANILDA, UMDOISTRES DE OLIVEIRA QUATRO... Misericórdia!

Aqueles que podem, agora com o novo código civil, tão tentando trocar desesperadamente seus nomes. Mas e aí...como fica o significado de uma vida? Pois é, o nosso nome é tão importante, que somente deveria ser escolhido, quando a gente tivesse idade e consciência para fazê-lo e carregá-lo para o resto da vida, o que vocês acham?

Vocês conhecem algum "nomezinho" diferente? E o significado ou origem do seu próprio nome?

Então, o meu, por exemplo, eu soube desde pequeno. Meu pai me ensinou, contando a história do grande vulto bíblico, o hebreu, Moisés. Ele, quando habitou no deserto, após ter fugido do Egito, conheceu um povo nômade e casou com a filha do líder desse povo, como está descrito em Êxodo 2:21 e 22 "E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha."

Bacana, né? Tem uma origem, uma história e um significado. Você conhece o significado do seu nome? Sabe a origem? Ele é muito importante, identifica a gente, é a nossa marca, por ele somos chamados, escolhidos e podemos nos orgulhar de sermos alguém e não um "zé ninguém"

Tem muita gente "pelai", que nem sempre honra o nome que carrega,... IH! Deixa quieto, abafa o assunto, né? E de celebridades, vultos da história contemporânea "desse país"; mais recente... "cala-te boca”... Como diria JÔ SOARES.

Existem ainda nomes, que trazem imagens a nossa mente, de coragem Joana D'arc; líderes como Ghandi ou mesmo Bonaparte; apaixonados com Romeu e sua Julieta ou mesmo Cleópatra e Júlio César; grandes vultos públicos da história como Galileu, Da Vinci, Churchill, Lincoln, Kennedy, Mandela, Lutero e Wesley,... Muitos e muitos nomes importantes e por isso mesmo, grande referências humanas, reverenciadas e celebradas em seu próprio tempo.

Existem unanimidades, que em nossos dias, de tão populares, são apenas identificados por apelidos como: Pelé, Ronaldinho, Cacá, por exemplo.

Existem nomes, que são celebrados, por suas enormes contribuições para a sociedade como Franklin, Thomas Edson, Sabin, Oswaldo Cruz, Pasteur. Tantos valores humanos com suas faces e facetas, colocados em pedestais etéreos pelos que se julgam, insignificantes. Ainda que seus atos, nem sempre tenham sido bem julgados pela história, haverá sempre quem os odeiam ou idolatram.

Mas existe um nome muito, muito especial para mim, prá você e para toda a humanidade, seja de que época for. Um nome que foi posto sobre todo nome que existe, ou existirá. Seu nome é JESUS!

"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:6-11

O NOME

JESUS - (do Hebraico, significa "DEUS é o seu auxílio")
CRISTO -(do Grego 'CHRISTÔS', significa: ungido, sacerdote, rei ungido com o óleo sagrado)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

ESSA É A MINHA VIDA, OU É A SUA?

"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." 1 Coríntios 13:12

Apenas não sei, se a vida que me coube viver, é a vida que caberia ser vivida por outro. Se assim o for, quero, a ti, pedir perdão.

Não usurpei sua existência, nem acabei sonhando os sonhos que seriam seus. Não roubei os amigos da sua infância, muito menos a maravilhosa família que desejarias ter tido. Não vivi o que terias amado viver; grandes amigos e amores também. As frutas que comi, frescas e doces, algumas ainda colhidas no pé; aquele doce de ovos e leite condensado... Ah! Você teria amado se lhe coubesse viver, a vida que vivi, se a tivesse vivido por mim.

Quero te pedir perdão, por ter conhecido tantas pessoas incríveis e em seu lugar, compartilhado de seus segredos e tantos desejos. Perdão por ter sido amamentado nos seios, daquela que poderia ter te gerado; sua mãe. Você a teria amado, como eu a amo. Ter jogado tantas "peladas", naquele campinho de terra batida, em frente a casa que teria sido de sua linda e amorosa família.

Não tenho palavras agora, para me desculpar com você, por ter amado as mulheres que poderiam ser as suas. Ter sido amado com aquela paixão que caberia a você ou talvez, não! Me desculpa por ter ganho aqueles empregos, nos quais, você, quem sabe, teria prosperado e obtido muito sucesso.

Mas eu não roubei a vida que caberia, talvez, a você viver. Não saqueei seus ideais, as convicções e engajamentos políticos pelos quais, você teria militado. Me perdoa pelo mal jeito com que tratei as coisas que você, certamente, teria cuidado com o maior zelo. Me desculpa por ter feito a faculdade e cativado os colegas, que você teria amado fazer e cativar.

Mas eu também passei, pelas angústias, dores, tristezas e muitas aflições, das quais, com toda certeza, você teria desejado nunca ter vivido. Mas nem essas tribulações, modificaram minha disposição de viver essa vida e ter sido provado, talvez, em seu lugar. Porque em todas essas coisas, me sai bem, e tenho me saído, "mais que vencedor, por meio daquele que me salvou". Ele teria salvado você também, caso a vida que vivo agora, fosse a sua vida.

Talvez até, tivéssemos sido muito amigos, íntimos, até quem sabe, de infância; se a vida que eu vivi, coubesse a você viver.

Mas tenho que ser sincero contigo. Eu não me arrependo de ter vivido tudo aquilo, que talvez, tivesse sido preparado para você. Não me envergonho, se assim tivesse feito, de ter usurpado a existência , cheia de aventuras, que poderia ter sido sua. Só posso agradecer, por ter podido viver o que vivi. Ter experimentado os sabores, aromas, calores e amores, sensações e suores, carinhos e favores, tolices e valores, percalços e até dissabores.

Agradeço a DEUS, por tão sabiamente, ter-me dado a vida boa que não merecia viver. Agradeço a DEUS por sua bondade e misericórdia em ter me dado a oportunidade de chegar até aqui; ás vésperas de completar o meu "primeiro" meio século de vida.

Não sei onde você pode estar agora, não sei se você foi tão feliz quanto eu tenho sido, mas aproveito para te desejar agora, já e antecipadamente, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Ainda que você sequer tenha existido e fosse apenas o meu "alter ego", companheiro da minha reflexão, fico meio assim, como que sonhando, ao olhar o caminho que me trouxe até aqui. Sendo você ou eu mesmo, agradeço a DEUS por todo bem que "nos" tem feito. Logo logo, eu e também "você", estaremos comemorando nossos cinqüenta anos, sob a graça e a misericórdia, daquele que tudo sabe, pode e faz; sem que haja qualquer sombra de engano ou erro.

A DEUS, toda a glória, por todo bem que me tem feito e teria feito a você, caso a vida que eu vivo, tivesse sido a sua. Glória a DEUS, por ter sustentado o meu fôlego de vida, por esses cinqüenta curtos anos. Aleluia!

"Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." Salmos 139:14, 15 e 16

"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." 1 Coríntios 13:12

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

QUE AMOR É ESSE?

Vocês viram?

Onde estava todo mundo? Foram para o mesmo retiro? Caramba gente! Deu a notícia em tudo que é jornal...


O rapaz, cheio de AMOR pela garota, louco de paixão pela ex-namorada, de quem tomara um "pé", a sequestrou e a manteve refém, dentro de uma farmácia, aqui pertinho, litoral sul. Durante quase doze horas, manteve sua ex-namorada, sob mira de um "treisoitão", proferindo aos quatro cantos do planeta, que a AMAVA e não suportava a separação.


Puxa vida gente, que coisa mais romântica... que prova de AMOR mais eloqüente, não é mesmo?Temos visto e ouvido as grandes transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade. "Tá tudo muito doido... OBA! Tá todo mundo louco... OBA! "...acho que o Silvio Brito cantava assim, lá pelos idos dos anos 80, se lembram (nooossssaaa...)?


Hoje em dia tudo é amor... "ficar" é amor; "pegar" e fazer amor; fazer "loucuras" de amor; "dar" uma prova de amor; "bater" por amor; MATAR por amor... QUE AMOR É ESSE?


Essa palavra está perdendo seu sentido, seu valor autêntico e seu legítimo significado, vocês não acham?


Na Palavra de DEUS, a Bíblia Sagrada, no grego, língua na qual foi escrito o Novo Testamento, a palavra AMOR, tem quatro grafias distintas e significados diferentes na intensidade. “Fileo" tipo assim, amizade, afeição mútua entre as pessoas. “Stergô" para o AMOR FRATERNO, aquele entre pais e filhos, irmãos e amigos. Tem também o "Eros", aquele AMOR DE HOMEM E MULHER, sabem como é, né? Amorzão gostoso...UFA! Aquele de marido e esposa, "tá ligado, né?” E o amor chamado "Agape" ...esse é de "responsa"! O AMOR DE DEUS "...DEUS amou o mundo de TAL maneira, que deu seu Filho Unigênito," para morrer por nós..., nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecados.


Mas voltando ao William Bonner no JN, no final da notícia da "loucura por AMOR"... "Terminou em tragédia...". Sabem, meus amorosos e pacientes amigos, a Palavra de DEUS, lá no Novo Testamento, nos dá uma "dica" do que é o AMOR legítimo, dispensado ao homem, pela graça do Criador, para que fossemos "semelhantes" à essência com que fomos criados. Tá lá no capítulo 13 da carta de Paulo aos Coríntios: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;"


Pois é... QUE AMOR É ESSE?


Depois de muita negociação entre os policiais e o rapaz de 23 anos, sequestrador "apaixonado", teve um surto psicótico e meteu uma bala na cabeça da "sua amada" e depois, enfiou outra em si mesmo. Final trágico e cruel destino de um "pretenso" amor.


Esse sentimento somente é possível ao homem que tem DEUS no coração, que ama sua justiça e o teme; Somente aquele que reconhece o SENHOR com toda força de sua alma, pode entender o que é AMOR. "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha;"Olha só, galera do bem...JESUS CRISTO, quando esteve por aqui, experimentou nossa vidinha humana, deixou-nos a maior prova de amor de que se tem notícia, entregou a SUA PRÓPRIA VIDA por nós, para que a nossa vida não fosse tirada pela morte, Ele sim...estava LOUCAMENTE APAIXONADO por mim e por você. Ele também deixou-nos um recado, um novo mandamento sobre o AMOR. Olha só! "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." João 13:34Então, né fácil não, moçada, é um mandamento complicado esse tal de AMOR. E o cumprimento dele então... "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." Gálatas 5:14


E o próximo inclui a sua "sogra", seu "cunhado", seu "vizinho" corintiano (AAARRRGGHHHH!!)... viu queridão e queridona. Não adianta fazer "beicinho"...tá escrito!


QUE AMOR É O NOSSO?


Contribuição do Pr. Eldo Machado (pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Rio Verde/GO.)


Fileo: "considerar com afeição" - denota principalmente afeição de pessoas entre si, quando estão estreitamente ligadas dentro e fora da família.


Eros: amor que denota desejo. denota amor entre o homem e uma mulher. Tem a ver com desejo sensual muitas vezes pelos gregos. Vem do termo do deus grego "Eros".


Agape: amor, afeição, estima a mais sublime virtude cristã... Mútuo amor entre a divindade (Pai e Filho), de Deus e Cristo para com os homens.


Stergô: amor sem afeição natural... Menos frequente, esse termo significa amar, sentir afeição, especialmente no mútuo amor entre pais e filhos... Amor fraterno.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

MINHA FRAQUEZA



Olha só! Vocês que tem visitado esse singelo blog, tiveram uma pequena mostra das angústias que andei passando. Nesses últimos anos então... "um perrengue atrás do outro", vocês viram aí, né?

Pois é, não tenho do que me vangloriar por ter enfrentado tudo na "minha força", sabem como são essas coisas, quando a "chapa esquenta" a gente "amarela" geral, "apavora total". Mas sabem, foram experiências de livramento. Deus foi e continua sendo a força que me sustenta. Então, essa força Ele dá a quem quer dar; sustenta ao que o ama e o teme e na sua graça e misericórdia, confia.

Acho que é sempre um exercício permanente de fé. Os que crêem sob a ótica de uma fé passiva, talvez não vão poder experimentar o efeito positivo da atitude da fé. "Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena." Provérbios 24:10.

Sabe gente, vocês podem até duvidar, mas todo mundo... todos sem exceção, vão passar um "perrengue básico", é assim, simples como "beijo na boca", como diria Caetano. Temos apenas que estar preparados para quando, não havendo força em nós, estejamos fortalecidos pela fortaleza que é o nosso DEUS.

Por diversas vezes, clamei ao SENHOR, pela restauração completa da minha saúde, sobretudo, implorei o restabelecimento da minha visão; queria ver de novo o rostinho da minha "morena", quem sabe ver as suas "caras" de espanto. Mas o SENHOR parece ter outros planos e é como disse ao apóstolo Paulo: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." 2 Coríntios 12:9

É preciso estar preparados no espírito, para quando a tribulação chegar.

Alguns já têm sido bastante afligidos, perda de queridos próximos, desemprego e a falta do "pão-de-cada-dia", romances perdidos, casamentos desfeitos, sonhos destruídos do dia para a noite... "montões" de enfermidades, no corpo e na alma, assim, "perrengassos" daqueles "brabos"! Todavia queridão, para aqueles que mesmo fracos, confiam, busca, clamam e se resguardam na força de DEUS, manifestada em Cristo Jesus, pode experimentar a certeza de Paulo, o Apóstolo que disse: "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." 2 Coríntios 12:10

É uma batalha danada, essa nossa vida débil e frágil, temos, assim me parece, apenas duas atitudes: prepararmo-nos para o dia da angústia com atitudes de fé, ou ficarmos passivos, vendo a "banda passar" para depois "chorar na rampa". Como eu sei que meus amigos do blog, é tipo assim, "pedra noventa, onde bate arrebenta", então... "Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte." Joel 3:10.

Então tá aí, para aquelas pessoas que perguntaram, eis o motivo da minha força, A MINHA FRAQUEZA, terreno fértil onde o SENHOR pode atuar com toda a sua FORÇA! Aleluia!

E você aí, tá esperando o quê? Vem para Cristo também, "ô fraquinho" e Jesus te fortalecerá!

sábado, 17 de novembro de 2007

___________
Bom meus amigos, como prometido no meu convite, taí meu bolo de
aniversário de 2 anos do meu transplante.
PODEM ME AJUDAR ASSOPRAR AS VELINHAS..
e não adianta chorarem, não sobrou nadinha...que pena né?
"Seja engrandecido o DEUS da minha vida; Tu és o DEUS da
minha salvação. És a minha rocha, a minha segurança; meus lábios sempre te
exaltarão. Aleluia!
"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nadaserei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte." Filipenses 1:20
E obrigado aos que oraram, clamaram, sofreram e choraram por mim, poissuas lágrimas e orações, foram vistas e ouvidas junto ao altar do SENHOR de toda glória, que na sua majestade, inclinou-se para minha pequena vida, moveu-se sobre mim a sua misericórdia e preservou o fôlego que somente Ele poderia retirar; pois Ele mesmo o deu a mim. Bendito seja o nome do SENHOR. Aleluia!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

"TÔ NEM AÍ...TÔ NEM AÍ..."


Às vezes a gente faz de conta que as coisas não são com a gente; que não temos nada com isso; "tô nem aí...tô nem aí...não vem me falar dos seus problemas, que eu não tô nem aí..."

São tantas as demonstrações dessa indiferença, descaso com o bem coletivo, uma falta total de apreço ao bem comum, falta de cortesia... Gente, às vezes parece que voltamos a barbárie...e alguns, privilegiados, autoridades, políticos e instituições, responsáveis por zelar desses assuntos, fazem aquela "cara de paisagem" e parecem cantarolar em uníssona voz,..."tô nem aí..."

"Nunca na história deste país"...se falou de tanta impunidade, de tanta desfaçatez, tanto apadrinhamento do malfeitor. "Nunca na história deste país"...se viu tamanha vergonha, ouvidos tapados ao clamor popular, tanta propaganda enganosa, tanto desamor e horror.

"Nunca na história deste país”... Os tapetes da maldade receberam tanta sujeira jogada para debaixo de suas obscuras opulências fraudulenta.

"Brasileiros e brasileiras" de quinta categoria, assaltando a nação, fraudando benefícios, adulterando o leite nosso de cada dia, corrompendo sistemas, prostituindo valores éticos consolidados, matando sonhos de indefesos, estuprando inocências perdidas, drogando nossos jovens promissores, contaminando nossa natureza com aval de órgãos reguladores, causando pânico na terra, nos céus e nos mares... DEUS, que sociedade omissa é essa?

Não há quem faça o bem; que olhe a causa da viúva e do menor carente; do idoso maltratado, do negro discriminado pela cor da pele; do enfermo sem assistência; da infância prostituída, vendendo seus corpos magros nas beiras das estradas esburacadas desse país; das donas de casa espancadas e violentadas por seus próprios companheiros e algozes; DEUS meu, que mundo é esse?

"Nunca na história deste país"...se zombou tanto dos desafortunados; nunca se apagou tantas vidas com "apagões" de incompetência. Tantos espertos impunes e tantos infelizes e miseráveis aprisionados pela mediocridade de seus pequenos desatinos.

"Nunca na história deste país"...se roubou tanto; se prendeu tanto e se soltou tão facilmente; tantos que sonharam com um país mais justo e mais democrático e se viram frustrados, decepcionados.

Tanto "stress", tanta insanidade; tanto desapreço pela vida, se mata por um par de tênis "made in paraguay" ou máquina fotográfica digital "pirata"...por uma bicicleta ou um cordão dourado de "bijuteria "barata, ou ainda por qualquer discussão de trânsito, balas perdidas então, nem se fala. DEUS, o que estamos fazendo desta nação?

É "Tropa de Elite" invadindo nossas consciências, tanto policiamento ideológico estabelecido por mídias aleivosas; tanta promiscuidade divulgadas com tamanho despudor...gente! No que estamos nos transformando?

Há, todavia um DEUS, que têm seus olhos abertos e atentos a toda maldade do homem; Seus olhos estão em todos os lugares, observando tantos os bons como os maus, e a Sua ira é força e justiça, para julgar e condenar aos ímpios e para desarraigá-los da terra.

Senhor usa de misericórdia comigo, transforma a natureza ruim da minha alma, molda-me conforme Sua consciência santa e justifica-me por causa do Teu amor. Livra os meus pensamentos da maldade e renova-me o entendimento de Sua Graça. Coloca em meu espírito o não conformismo com a iniqüidade que se oferece ao meu redor e dispõe meu coração para a causa do bem. Livra os meus pés de falsear os valores com os quais impregnaste a minha vida e coloca em minha boca a palavra da Tua verdade. Não permite SENHOR, que eu me omita sobre a causa do menos afortunado e contra o injusto e da sua injustiça; PONHA Ó DEUS em meu corpo e mente a vigor da contestação da maldade omissa. "TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

“LAVA-ME COMPLETAMENTE DA MINHA INIQÜIDADE, E PURIFICA-ME DO MEU PECADO. CRIA EM MIM, Ó DEUS, UM CORAÇÃO PURO, E RENOVA EM MIM UM ESPÍRITO RETO.” SALMOS 51

Santos, 11/2007.


terça-feira, 6 de novembro de 2007

A HOSPITALIDADE





"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal..." Rm. 12:10.

Não sei quanto a vocês, mas tem coisa mais gostosa do que visitar alguém que, apesar de não ter lá tanta intimidade assim, te recebe como se você fosse muito importante, já te correu uma situação assim? Cara é muito legal; uma sensação que produz muita alegria na alma.

Pois é, outro dia, Vivian e eu, fomos levar o mostruário de fotos que ela tirou do casamento de irmãos da nossa igreja. Fomos tão bem recebidos, rolou cafezinho de recém-casada, salgadinhos com aquela "cocagelabemgelacodinha", sorvete de papaia com casses, e se a gente demora mais um pouquinho para o casal escolher as fotos do álbum, meu irmão... ia rolar um feijãozinho da hora!

Durante nossa visitinha, pudemos compartilhar nossas histórias e experiências com nosso Senhor Jesus, falar um pouco de nossas lutas, dificuldades e vitórias. Descobrimos juntos, o valor imenso do que Cristo, fez, faz e continuará fazendo em nossas vidas. Ali, minha esposinha e eu, pudemos vivenciar a porção da Palavra "Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; ...alegrai com os que se alegram..." Rm 12: 13 e 15.

Obrigadão ao casal! Foi uma manhã muito prazerosa e creiam-me, vocês formam um casal muito bacana. Nosso desejo é o de que DEUS prospere suas preciosas vidas e aumente em seus corações o amor, a fé e a esperança, sentimentos e virtudes que somam para a vida eterna.

A Palavra de DEUS nos estimula à boa prática da Hospitalidade: "PERMANEÇA o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." Hebreus 13: 1 e 2. É óbvio e ululante, que eu não sou esse tal "anjo", até porque, imaginem o tamanho das asas que seriam necessárias para eu levantar vôo... imaginou o "caos aéreo"? E para aterrissar então... nem com pista para Airbus, né não? Mas enfim, nós aqui em casa, já fomos muito abençoados por termos recebido pessoas que nos fizeram muito bem; até gostaram do nosso cafezinho também!

Experimentem essa prática, nos convidem para visitá-los na hora do almoço... ou do jantar... quem sabe na ceia de Natal? Que tal, hein?

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:7.








Santos, 11/2007.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

EXPERIÊNCIAS RENOVADAS

por Pr. Paulo Roberto Barbosa
"Mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo,o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossaleve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória" (2 coríntios 4:16,17).
Quando Albert Einstein estava monitorando um exame final para alunos de física, um deles queixou-se de que as perguntas da prova eram idênticas às do exame do ano anterior. "É verdade," respondeu Einstein, "mas as respostas são diferentes este ano."
Muitas vezes lamentamos por estar experimentando, ano após ano, as mesmas lutas e as mesmas dificuldades de sempre. O tempo passa e não vemos as soluções para os nossos problemas. Tudo parece igual e até nos conformamos com os constantes fracassos.
Mas será que tem de ser realmente assim? As lutas podem até serem iguais, mas é necessário que creiamos firmemente que os resultados serão diferentes. A do ano anterior serviu para nos ensinar alguma lição e as atuais nos ensinarão outras. E assim estaremos subindo, pouco a pouco, em direção à vitória definitiva e ao regozijo pela bênção alcançada.
É necessário também que compreendamos que uma vitória no passado não pode servir para uma acomodação espiritual como se nada mais necessitássemos fazer em relação à nossa vida cristã. Nosso relacionamento com Deus traz uma renovação degozo e alegria que se modifica a cada dia. As bênçãos de ontem serviram para o nosso refrigério ontem e precisamos buscar novas experiências todos os dias de nossa vida. Assim não cairemos em uma rotina espiritual e a nossa vida será um manancial de regozijo que nos conduzirá em alegria por toda a eternidade.
Você está se conformando com uma pequena bênção do passado? Não seria melhor buscar outras?
Paz!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

MEU AMIGO "IRMÃO"



Uma homenagem tardia...mas oportuna.


"Em todo o tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão." Prov.17:17

Pessoal, não sei quanto a vocês, mas, às vezes, eu tenho aquela sensação de estar devedor de algo ou de alguém; uma coisa que fica ali, incomodando a mente, inquietando o coração. Será que só acontece comigo?

Ah..."fala sério"...não está devendo nadinha mesmo?

Quando éramos pequenos, e não faz tanto tempo assim, eu e meu irmão mais 'véio', saíamos com nossa galera, nossa 'moçada' e sempre, meu irmãozinho caçula nos pedia para ir junto...sabem como são essas coisas de pré adolescente que quer 'ir na aba' dos mais velhos...'sem noção', né mesmo?

A gente era 'ruinzão' tipo assim: cruéis. Não sabíamos que aqueles 'tocos' no nosso irmão caçula o faziam sofrer e se sentir "rejeitado"...cara, ...'tadinho'!

É meus caros, a vida tem muito disso...os mais fracos, os menores, os "doentes"...os diferentes, acabam sofrendo algum tipo de exclusão, simplesmente porque a maioria acha aquele 'diferente', vai atrasar o programa, atrapalhar o 'movimento'.

Bom, mas esse caçula cresceu, se tornou um grande 'cara', virou um "maridão", um "paizão" e aos 44 anos, um grande "vovozão", um cara genial...acreditem.

Nós estamos separados geograficamente há mais de 28 anos, caminhos diferentes, etc. e tal...aquelas coisas da vida, normal, que acontece em muitas famílias. Acabei não acompanhando de perto nos últimos 28 anos, fora aquelas reuniões nas férias...sabem como é!

Bem, alguns sabem que passei por uns 'perrengues' nos últimos anos e a despeito de toda ajuda que recebi de toda minha família, amigos e parentes, uma pessoa que me ajudou de um jeito diferente e especial, foi e tem sido esse meu irmãozinho. Com seu 'jeitão'..."tô nem aí...tô nem aí...", aquela aparente 'tranquilidade' perante a agitação...e coisa e tal, mas só filmando...observando e intervindo em momentos cruciais, oportuno e direto.

Sem entrar exatamente no motivo dessa homenagem, que ele sabe muito bem, quero 'pagar' uma dívida com meu irmão, aqui e agora; resgatar um débito de gratidão e orgulho.

Obrigado meu querido irmão por sua generosa amizade e prontidão em meu favor; DEUS abençoe sua preciosa vida, prospere todos os seus caminhos, endireite todas as suas veredas e faça o seu rosto resplandecer sobre ti. Tenho muito orgulho de ser seu irmão e tenho certeza que os nossos outros irmãos são unânimes comigo.

Mais uma vez, obrigado David...e me perdoa pelos "cascudos" do passado...

"Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te." Isaías 41:6

Em tempo: os outros manos não fiquem 'tristinhos', me aguardem!!!!
Santos, 11/2007.

CONVITE DE ANIVERSÁRIO.

Gente...olha só! Dia 16 de novembro, ou seja, daqui um mês, estarei completando dois anos do meu transplante duplo, rim e pâncreas..."maravilha", estou feliz com esse "aniversário".
Sabem, no meio médico, se costuma dizer que o transplantado "ganhou uma sobrevida", mas para nós, que cremos no AMOR UNIVERSAL de nosso DEUS, entendemos que é plano do SENHOR, Sua bondade e Sua misericórdia nos mantêm "VIVENTES" e no meu caso...bem nutridinho, né mesmo? Não é que eu esteja assim...como diria meu personal stilist, fora do peso...mas também pudera, tenho 2 pâncreas e 3 rins...isso pesa uma "barbaridade"!
Enfim, tenho muito o que comemorar, todos estão convidados a me ajudarem assoprar a velinha do bolo que minha adorável esposa e minha inoxidável sogrinha vão preparar. É SÓ ASSOPRAREM A LINDA FOTO QUE SERÁ POSTADA EM MEU BLOG...rsrsrs...podem "chorar largado"...
Foram muitas as dificuldades, tremenda angústia, dores e enormes dúvidas, mas eu estou aqui; fiquei para testemunhar que "...nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 8:38, 39.
PARABÉNS PARA JESUS...nesta data querida para mim....Aleluia!
Santos, 10/07.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

"A RESPOSTA BRANDA DESVIA O FUROR, MAS A PALAVRA DURA SUSCITA A IRA”.

Desenho feito por mim Gerson em 1988


Sabe aqueles dias que a gente levanta de mau humor? Pisa o rabo do cachorro, enfia o pé esquerdo no chinelo direito, chuta a cumbuca de ração "Royal Canin" no chão, escorrega no caroço e bate o joelho na quina da privada... e ainda por cima, no rádio do vizinho ligado com o volume lá nas alturas, toca "Ricky e Renner"... um horror total! Ah não! Você é fã da dupla? Meus pêsames! Quem mandou não estudar? Aí, você olha para o relógio... já era, atrasei prá aula.

Toca o telefone, são nove horas, puxa vida, prá me ligarem assim de "madrugada", caso extremo, acidente, 'crack' na bolsa de valores... roubaram a estátua do cristo redentor, o Lula pegou o boné.... sei lá! A essa hora, telefone, "ó céus" quem poderá ser? Atender, não atender... atendi! Meu, assim... se arrependimento matasse..., você estaria agora segurando na "alça do meu caixote"...

- "BOM DIA! Gostaria de falar com a pessoa responsável da casa...é o senhor?" Cara, nessa hora...sobe um calor pela coluna...algo efervescente sopita em minhas entranhas, sobe pelo estômago, laringe e faz estremecer os maxilares...a língua se inflama e...agora vai sair um monstro, uma aborígene, um 'shireck' viscoso...tá na ponta da língua,...

Como assim "responsável", e eu sou o quê? Era um "call center", uma garota operadora de telemarketing. Você aí, não é operadora desse negócio não, né?

- "Sou fulanadetal@chaaaaata.aiaiaiqueromorrer.org.br, consultora de vendas do Plano OSAN de assistência funerária...e estaremos oferecendo uma "promoção..."

De repente, num esforço "hercúleo" e com uma sabedoria "salomônica", proferi: "Obrigado, gentil garota, mas não estou com essa pressa toda para utilizar os seus serviços, me liga daqui uns 30 anos, obrigado." Desliguei e fui tomar uma ducha!

Por volta das onze horas, novamente toca o "sinistrofone"...

- "Bom dia! Poderia falar com a pessoa responsável por essa linha telefônica?" ...Ninguém merece!!

Então eu falei com meu próprio “par de chinelos trocados”:

- "Vou voltar prá cama...hoje não vai dar pé!"

Minha garota e meu garoto, não é mentira não...acredite-me, aconteceu mesmo. Em um só dia, num mesmo dia...; QUINZE HORAS, 'trilimlim...trililim...trililimmm...'

- "Aqui é da seguros itaú..."...

Decididamente, telemarketing...ninguém merece mesmo, né não??

Bem "moçada"...existem dias assim mesmo, nunca aconteceu com você, não? Não mesmo? Você está mauzão e seu temperamento sendo fustigado pelo "do alheio", e você só quer dar vazão à sua raiva, à sua ira e falar "um monte". Mas, isso não é nada esperto, nada mesmo! Como diz o grande sábio e rei Salomão, em suas reflexões: "a resposta branda desvia o furor..." "A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito”. Provérbios 15:4. "O homem iracundo suscita contendas, mas o longânime apaziguará a luta”. Provérbios 15:18. "O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!" Provérbios 15:23. "O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más”. Provérbios 15:28.

Então, para salvar o dia, comemos aquela pizza "furiooooossssaaaa"!!! Com aquela mozzarella "iradaaaa"!!! Assim terminou um "dia de furor"...

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Efésios 4:26.



Santos, 10/2007.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O CAMINHO CERTO





por Gérson Palazzo

"Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem." Salmos 17:5

É meu, a gente passa por cada uma... Outro dia, eu estava na escola e teria aula de "mobilidade", uma que a gente aprende andar sozinho, quer dizer, acompanhado daquela "bengalinha branca”, toda 'fashion'.
Quem já foi lá na escola, viu uma passarela em todos os corredores, saliente e com alto-relevo para que os deficientes visuais possam perceber "O CAMINHO CERTO" e não errarem os destinos ou se desviarem dos seus caminhos para as aulas, por exemplo.Os alunos são instruídos sobre a forma de caminhar, respeitando o lado da "rua" de quem vai e respeitando a do que vem; são treinados para evitarem "encontrões", acidentes de percurso ou "quedas". Um esforço que exige cuidado, atenção, percepção aguçada e muita, muita disciplina para não "vacilarem" na hora que tiverem enfrentando "os caminhos lá fora", no mundo real.
Eu estava sendo levado, após ter tido uma dessas aulas, para o refeitório e meu instrutor me deu a indicação de que eu deveria permanecer atrás dele, pois estaríamos cruzando com outro aluno que vinha em direção contrária. Eu não obedeci a sinalização e fiquei lado a lado com ele; bom, vocês já "sacaram" o que aconteceu, né não! Foi uma "trombada" de Scania com Volvo, ...a sorte é que o corredor era estreito e nos escoramos para não virarmos tapete.
Bom, vocês já sacaram também que, agora chegou àquela hora em que ele vai fazer aquela "reflexão" aproveitando o ocorrido... Pensaram isso, né mesmo? Oh povo esperto! Num é que eu vou mesmo!

Sabe turma, no mundo "real", tanto quanto no "mundo espiritual", somos expostos, dia após dia, a situações em que temos e devemos, obedecer as regras, leis, instruções, mandamentos e "obrigados" a respeitar "deveres" que são estabelecidos. São regras morais, de convivência, de respeito ao direito do outro, de preservação da comunidade, de amor ao próximo e de honra ao Divino; só prá citar os principais.

Quando não respeitamos essas "leis", transformamo-nos em, "transgressores", dependendo dessa presumida transgressão, podemos ser "criminosos", passíveis de recebermos em nós mesmos, o "castigo". Quem gosta de Física aplicada... "toda ação, gera uma reação contrária proporcional",... Bacana, né? Isso quer dizer, que conforme nossa "transgressão" e "contra quem a cometemos", a reação pode "fazer nossa chapa ficar quente". Exemplo, quando cometemos contra nosso irmão mais velho, tomamos uns "cascudos"...dói, mas fica nisso; quando cometemos contra o nosso papaizinho,...uuiiii!! Costumava doer muito naquela parte "almofadada das costas"; mas e se cometida contra uma autoridade, hein! A coisa pega, né não! Afinal não temos "imunidade parlamentar". Agora, gente, imagine só, se "transgredíssemos" uma lei estabelecida por DEUS...HUMMM! Qual seria a "reação"?

Para aqueles que não "se ligaram na parada", transgredir contra DEUS é uma "tremenda furada", e a reação, é a morte. Então "mano esperto", "bó ra lá" vamos aprender os estatutos, mandamentos e juízos que o SENHOR estabeleceu para nós vivermos em paz com Ele. "Bóra lá", obedecer a sua vontade e andarmos nos seus caminhos. Podemos evitar muitas "trombadas" em nossa caminhada por aí, né não!

Bom, aí aquela vozinha lá no fundo do computador se levanta e pergunta..."Gersão, o que posso fazer para não pecar contra DEUS?" ...ENTÃO, RESPONDO EU...”Faça o mesmo que o Rei Davi, fez!” "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmos 119:11Óia só! Leia o manual do fabricante, A Palavra de DEUS, guarde no seu coração.... "FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. RECONHECE-O EM TODOS OS TEUS CAMINHOS, E ELE ENDIREITARÁ AS TUAS VEREDAS. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal." Provérbios 3.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

O HOMEM DE MUITOS AMIGOS

"O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." Provérbios 18:24

Durante esses dois últimos anos, muitos amigos foram acrescentados à minha pequena lista de muitas amizades. É bem verdade, que acabei perdendo alguns, faz parte da vida, né? Mas, Graças a DEUS, muitas vidas se mobilizaram em meu favor, se solidarizaram e simpatizaram com a minha vida.

Recentemente, descobri novos amigos, que através deste veículo de comunicação, têm me estimulado a continuar escrevendo e contando um pouco da minha vida, experiências, idéias e expondo minha fé.

Sabe, gente, quando recebo comentários, concordando, discordando e "palpitando"...sim, porque ganhei alguns críticos literários também; mas me acrescentam e instigam minha mente e fazem "meus miolos borbulharem". Isso me motiva porque sei que de alguma forma, meus textos acabam encontrando muitos “solos”, terras férteis necessitando de algo que traga esperança, força e coragem; terra ávida por trocar experiências de vida.

Tenho também recebido muitas mensagens ótimas, cheias de carinho e com "profunda" sabedoria, sei que DEUS tem se utilizado deste veículo, muitas vezes mal utilizado, para enriquecer meu coração e fortalecer meus propósitos. Às vezes, parecem que as mensagens são "enfadonhas", sem interesse; e quando as pessoas de uma lista as recebem,..."e lá vem aquelas mensagens de novo", pois é meu caro e minha cara, se liga no seguinte, "nenhuma palavra é vazia em si mesma, porque toda palavra dita vem do que está cheio o coração e uma vez pronunciada, fará o que lhe apraz fazer e não voltará vazia..."por esse motivo, leia, filtre o que for bom e lance fora o que não for.

Quero agradecer algumas pessoas em especial, que além de acompanharem minha história relatada em meu blog, ainda me dão o 'feed back', comentando e enviando e-mails com lindas mensagens: DAVID, CIDA, VICTOR, WENDELL, SILVIO, CAROL, ROSE, ELVIRA, NINA e alguns "agentes secretos", que não se identificam... não sei porque, afinal não sou dos "críticos literários", só não me venham com aqueles papos de "corrente"... Héin!!! Ninguém merece!

Ah! Alguém tem alguma receita "fantástica" de pão-de-queijo? Quer coisa mais gostosa do que "trocar receitas" de coisas boas? Então, faça isso, "anuncie coisas boas", espalhe aquilo que faz bem ao coração e a alma, use esse veículo para disseminar o bem, FAÇA A SUA PARTE!!!

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." Provérbios 17:17

"O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial." Provérbios 27:9
Santos, 10/2007.

sábado, 20 de outubro de 2007

POR CABEÇA E NÃO POR CAUDA.


por Gerson Palazzo



Outro dia, saímos para dar uma voltinha no Shopping,... sabem como é, aquelas coisas que paulistano "adora" fazer. Estava tudo "tomado" de turistas. Invadirão nossa praia... uma "loucura"! No meio daquele "vai e vem", uma pessoa me deu um "baita encontrão", daqueles de "espirrar a dentadura prá fora e desgrudar a peruca"... A mulher soltou aquela famosa frase que os torcedores contrariados falam para o árbitro de futebol... "filho de uma próspera senhora trabalhadora de vida extenuante... Virou-se para trás, talvez esperando a retribuição de tanta generosidade, e completou "Você é cego?”Não enxerga não?" Minha esposa, virou-se e respondeu "Não, ele é cego, por quê?”... bom, segundo me descreveu a minha esposa, a mulher fez aquela cara de "iiihhh... o vento levou minha saia... tô pelada no meio da torcida do Flamengo" ...Ela tratou de se enfiar debaixo da pilha de tapetes à venda nas Casas Pernambucanas; sumiu, escafedeu-se.

Engraçado, né não? Pois é, também não achei não... mas isso ilustra a maneira como as pessoas, cada vez mais, estão indiferentes umas às outras; insensíveis, desapercebidas e agressivas. Vivemos dias difíceis, nossa sociedade está assistindo uma época de múltiplas transformações sejam no comportamento coletivo de desamor ao próximo, seja na perda dos valores morais e éticos, só para citar esses.

Bem, mas continuamos nosso passeio, tomamos nossa Coca-cola bem geladinha, com aquele "sandubão", aquela "casquinha de sorvete italiano" e mais aquela tortinha de banana e por fim, aquele cafezinho expresso, ...beleza... tô com o estômago cheio até hoje. E aquela senhora "tão delicada"...sei lá! Deve estar debaixo daquela pilha de tapetes.

Gente, tenho vivido cada dia, descobrindo que DEUS teve e continua tendo um projeto para minha vida. Meus olhos, hoje não conseguem perceber quais sejam esses planos, mas minha alma o sabe muito bem. DEUS não me tornou menor, inferior ou mesmo motivo de pena, Ele me tornou mais sensível ao seu chamado, mais atento aos seus estatutos e justos juízos, tem preparado meu caráter e forjado meu espírito, enfim, me capacitado para alguma boa obra da sua envolvente graça. DEUS, não me livrou da morte, para me transformar em "capacho", tapete de Casas Pernambucanas ou outro que o valha, mas Ele está me preparando para estar à frente de algo bom, assim como tenho certeza, está fazendo com a vida de todo aquele que o ama e o adora de verdade; daquele que cumpre os seus mandamentos... "E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para guardá-los e cumprir." Deuteronômio 28:13

LEIA E MEDITE

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:6;7.


Santos, 10/2007.

GUERRA E PAZ

por Gérson Palazzo

Dia desses, ouvi uma conversa de um jogo muito legal que eu jogava com meus amigos... Tal de "WAR" ou no bom e velho português... GUERRA... Lembro-me que era um jogo de estratégias de guerra, com missões secretas a serem cumpridas. Para que o participante fosse declarado vencedor do 'game', era necessário, na maioria das missões, exterminarem outro participante, ou melhor, exército adversário. Durante o desenvolver do jogo, os participantes, de forma disfarçada e sutil, vão tentando ganhar territórios em várias frentes, buscando cercar e enfim, eliminar definitivamente o alvo de sua missão. Era muito legal e imagino que deva ser ainda hoje, apesar de tantos jogos eletrônicos e internet, ainda existem pessoas que se juntam para um jogo sociável, inteiramente "interativo".

Mas essa coisa toda me levou a uma reflexão mais profunda, sobre a exposição de nossas próprias vidas, a um cenário tão desfavorável, agressivo, competitivo e estressante. As pessoas são bombardeadas em suas mentes e sentimentos, como propagandas e informações que, sutilmente, querem mudar valores morais, éticos e mesmo espirituais.

Parece mesmo, uma campanha ardilosa, para que os "participantes", aceitem esses novos valores, como normais, frutos da evolução da sociedade moderna, o tal do "politicamente correto" e outras estratégias contra nossas convicções cristãs ocidentais. Valores consolidados são desconstruídos, sob uma bandeira de liberdade; libertação dos conceitos de virtude e perda da consciência do que é certo.

Aqueles, que como eu, resisto ao "rolo compressor" da nova ética, têm sido encurralados em seus territórios, perseguidos com a "pecha" de retrógrados e preconceituosos; ultrapassados e passíveis de extinção. De tal forma se dissemina essa nova moralidade libertina, que as pessoas são constrangidas a aceitarem a troca da virtude por "vale-tudo", aceitarem que o certo, é duvidoso e a verdade é relativa; que DEUS é apenas o "cara lá de cima", que as instituições familiares são "falidas", o conceito de lealdade, fidelidade, amizade, honestidade, amor e solidariedade, são conceitos "ultrapassados", prisões culturais obsoletas. A onda agora está na frase emblemática, "RELAXA E GOZA"!

Então! E ai, meu caro 'cara-pálida', é ou não é uma "guerra" contra nossos territórios de conforto, estratégias que "atraem como moscas" mais e mais "participantes" ao jogo do relativismo inconseqüente? Quem não mente? Quem não corrompe? Quem não trai? Quem não "dá um jeitinho"? É, não sei quanto a você, mas logo, logo entraremos no livro das "raças em extinção", né não?

Ah! E ainda tem aquele 'slogan do capeta': No amor e na guerra, vale tudo!!!

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:7-8
Santos, 10/2007.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

E NOVAMENTE BRILHA O SOL


É incrível como o tempo voa... vocês não acham? Mas quando estamos passando por algum momento de aflição, provação ou privação, parece que o tempo não passa nunca; já aconteceu com você?

Pois é, pode ser que esteja acontecendo agora mesmo, pode ser que você esteja "sem enxergar a luz no fim do túnel", mas olha só meu amigo, existe o fim do túnel e mais ainda, existe luz após o fim; sempre existiu, sempre esteve lá, esperando... esperando... esperando você atravessar suas dificuldades e ser iluminado pela luz do sol.

Aliás, o sol sempre brilha, ainda que não o possamos ver, ainda que o céu esteja turvado, mesmo que os ventos e as tempestades varram nossos corpos, sonhos e projetos... ele permanece como foi criado, brilhando e aquecendo nossas esperanças. E naquele dia, em que o vento da restauração soprar contra as nuvens escuras e liberar nossa vista "...não se pode olhar para o sol, que resplandece nas nuvens, quando o vento, tendo passado, o deixa limpo." Jó 37:21

Sim, como escreveu o salmista, que tendo passado, assim como muitos de nós, "pelo vale da sombra da morte", escreve com confiança: "Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; "Salmos 139:12, pois ele conhecia o Senhor do sol, o DEUS da esperança.

Nós também podemos confiar e conhecer esse DEUS maravilhoso, que tem feito o sol da esperança brilhar eternamente no céu de sua criação, assim pois, tenha ânimo, erga sua cabeça e como o profeta Isaías escreve: "LEVANTA-TE, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;" Isaías 60:1

Sabe, gente, o melhor de tudo, é que existe o "fim do túnel", existe uma promessa de que além dessa jornada, fora ou dentro do túnel da nossa existência, um tempo eterno virá... em que... "a glória da última casa será maior do que a primeira" e onde não precisaremos mais do sol porque... "ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. Apocalipse 22:5

Acredite meu amigo e minha amiga, depois do túnel, depois da nuvem escura, depois da chuva, o SOL vai brilhar para você também. Aleluia!

Santos, 17/10/07.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

SOBRE A ROCHA


Era um dia de semana, no meio da semana, não tínhamos nenhum compromisso para aquela tarde, então, pegamos nossas cadeirinhas de praia, óculos escuros 'made in china', nosso 'banana boat' e fomos invadir as praias do Guarujá... Ê vidão sô! Solzinho "maneiro”, aquela brisa do atlântico batendo na cara, o som forte do mar, das muitas ondas sopradas pelo vento do sul... "delícia"!

Consegue "sentir" o cenário? Pisando aquela areia branca, seca, calcária... Parece que quando caminhamos, vai saindo um som, um chiado sob os nossos pés... Sei lá! Bom demais! Enquanto minha esposinha fotografava tudo que lhe passava ao alcance das lentes, eu, 'morgadão', na minha cadeira de praia, 'de boa'... Olhos fechados, sentia aquele momento com todos os meus sentidos, uma inspiração.

Minha esposa me descrevendo as imagens que ia capturando com sua máquina... Ondas, ventos, sensação de paz; ela me descreveu prédios "fincados" sobre uma grande rocha, aflorada no meio da praia, prédios altos, voltados para o oceano, uma vista maravilhosa, tenho certeza... Então, me veio uma reflexão. Imaginei quantas edificações são construídas em muitos lugares, terrenos de todos os tipos como: areia da praia, pântanos e mangues, cascalhos e rochas... Sabe! Como arquiteto que fui, sei muito bem os riscos de se escolher um local errado para se edificar uma casa e essa constatação me permitiram a reflexão que falei lá atrás.

Nos dias de hoje, tem muita gente edificando suas casas sobre "areias da praia", sem fundamento, sem estrutura, baldrames ou fundações profundas... Investindo esforços "hercúleos" de tempo e de dinheiro, anos de vida guardando moeda a moeda em "cofrinhos", sonhando em construir e morar para sempre em segurança e conforto... Se esse projeto de vida, incluir o grande construtor e sustentador das nossas vidas, Jesus, então ele será como: “... homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." Mateus 7:24,25.

Às vezes, negócios incríveis, empreendimentos que nos parecem sólidos, relacionamentos, parcerias de "sucesso", escolhas "indubitáveis”... É meu "caro" e minha "cara", o "coração do homem faz plano, mas a resposta certa vem do Senhor". Então, nada mais "esperto" do que incluir, em nossos projetos, sonhos e objetivos de vida, a ROCHA, que é Jesus, para que não sejamos como “... homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Mateus 7:26.

E agora, você tá aí, todo "encanado", preocupado com sua "casa", seu projeto de vida... Fácil! "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna." Jd. 1:20,21.

Bom esse solzinho... E essa companhia então? ...Ah! Obrigado Senhor, por nossa casinha edificada lá no seu Reino... E pela companhia eterna... Hein!

Santos, 10/2007.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

ANUNCIANDO COISAS BOAS


Semana passada, saiu a estimativa oficial do governo, sobre a safra 2007 – 2008. São esperadas cerca de 135 milhões de toneladas de grãos. Estas previsões, sem dúvida, são boas e se todos os fatores contribuírem, será uma ótima safra para o Brasil.

Isso me permitiu uma reflexão sobre o que se espera colher... Ora! Seplantamos boas sementes, a colheita será de bons frutos, que satisfará afome de brasileiros de todas as classes... Comedores de "caviar" aos de "rapadura", ricos, pobres ou remediados, serão alimentados porque "alguém" plantou, lá atrás, uma semente sobre a terra, e o SENHOR a fez germinar, florescer, se multiplicar e estar pronta para a colheita, manufatura e comercialização e enfim, no meu pratinho "fundo e cheio" ou no "raso e mirrado" de tantos.

Mas não é uma reflexão sobre as diferenças sociais, o grande abismo que coloca “brasileiro e brasileiras" em patamares diferentes; em níveis tão desiguais, mas uma reflexão sobre o que se planta... Não a quantidade, mas a qualidade da semente, para que a "qualidade" da colheita seja próspera e abundante, alimentando gerações e gerações com boa comida. Portanto, dá para entender, que devemos "plantar" sementes de boa qualidade, para que se multiplique na colheita, fartura de bons frutos.

Podemos fazer uma metáfora disso tudo, comparando as boas sementes com a educação de qualidade, com os bons exemplos das autoridades e das instituições e enfim da sociedade "solidária". Boa referência como diria certo professor da minha esposa.

No âmbito espiritual, é a mesma coisa, a boa semente lançada sobre a terra boa, irá gerar uma "colheita" de vidas, que por sua vez, multiplicarão "novas boas sementes" e de geração em geração, plantando e colhendo frutos de vida e para a vida.

“... Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta." Mateus 13:23.

Jesus, o Grande Discipulador, através de "parábolas" explicou aos seus discípulos, sobre a relação da semente, plantio, terra e colheita, tratando da vida espiritual dos homens, em Mateus 13:36-39... "Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo,que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.

Meus queridos e "pacientes" amigos leitores, aí está posta uma reflexão, um ensinamento espiritual, cujos princípios são aplicáveis em todas as situações da nossa vida... A de SEMEARMOS BOAS SEMENTES, PARA COLHERMOS BONS FRUTOS...
"Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem." Mateus 13:16.

"Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. "Mateus 13:44.

Pois é meu amigo, tá parecendo mais uma pregação do que uma reflexão, né não? Pois então vou dizer para "os que ouvem", é uma "MEDITAÇÃO" para você e para mim mesmo... Afinal, “... como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas." Romanos 10:15.

...podemos ter também "pés formosos"... Que tal, meu irmão? E por falar nisso... Você tem "calo", "joanete" ou "unha encravada"? Anuncie "coisas boas". Por exemplo, o evangelho de Cristo e então verás que "nunca na história deste país", haverá uma safra como quanto a que vamos colher.

EU "TÔ DENTRO" E VOCÊ?

Santos, 10/2007

domingo, 7 de outubro de 2007

FILHOTES


Hoje, noite do dia 18, data em que comemorávamos seis anos de namoro, fomos surpreendidos por um evento incrível, que só a natureza sábia, poderia nos proporcionar.

Nossa pet 'yorkshire' Rebeca "deu a luz" lindos filhotinhos, pela primeira vez. Ela tem apenas três anos e sempre viveu junto a nós, nunca conversamos com ela sobre como é que os bebês são feitos e aqueles assuntos tão difíceis para os pais conversarem com seus 'filhos'... Sabem como são tímidos os pais, né não?

Então, nossa menina andou namorando um certo 'LULO', um cara assim já descolado e meio metido a Don Juan e 'CASANOVA' QUE POSSUI UM PASSADO QUE NÃO O RECOMENDAVA, MAS SABEM COMO SÃO AS PAIXÕES DA JUVENTUDE DE HOJE... ESSA MODA DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, MODISMOS DA TELEVISÃO E OUTRAS PROPAGANDAS SUB LIMINARES: "relaxa e goza"...uma verdadeira promiscuidade!

Pois é, a bichinha tava no 'cio' da adolescência e não levou a sério, todas aquelas recomendações e conselhos dos pais e, agora, dois meses depois, tai o resultado, nos fez 'avós' de cinco lindos netinhos, lindos, mas devem ter puxado a cara dos outros 'avós', sei não! Coisa de 'pedigree'.

A mãe toda orgulhosa de seus 'rebentos, fez tudo sozinha, parto natural, é claro - como pregam os adeptos do naturalismo e coisa e tal. A 'vovó babona' acompanhou tudo, espantada com a desenvoltura da bichinha, tipo assim: como se ela tivesse freqüentado algum curso para mamães de primeira viagem.

Bem, apesar de ser mais uma, nas estatísticas nacionais de gravidez adolescente, nós vamos dar-lhe todo nosso apoio para que ela possa criá-los com toda educação para que se tornem 'cidacães' de bem, leais e carinhosos, fiéis e dóceis, afinal os 'avós' estão ai prá isso... Não é mesmo?

Já foram batizados no ato: a primogênita 'TATI' em homenagem a uma tia; a segunda 'DRICA' em homenagem também a outra tia goiana; o terceiro, único varão, 'GRED', outra homenagem a um tio santista; depois de muito esforço e "suor na pelúcia", nasceu 'BEBEL', toda saliente...; e a "rapinha-do-tacho", ficou a pequena 'BIA’... UFA!!

Então... Os mais atentos, se perguntarão: e a tal comemoração dos seis anos de namoro???

Bem... Acabamos bebendo nosso vinho para comemorar nossos 'netinhos'... Sabe como é..., sem clima... Só 'rolou' um cansaço de maternidade geral... mas tá adiada!

"O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis." Prov.12:10

Santos, 18/09/07

SEIS ANOS DE NAMORO


Persigo com tenaz vontade, aquele sentimento que me entusiasmava a alma; o coração de ontem.

Busco meio afoito, quase aflito, nas lembranças da minha saudade, o gosto doce do primeiro beijo roubado; do meu amor de ontem.

Quero trazer a memória, todas as emoções e sensações que meu coração apaixonado gritava silenciosamente em meu peito.

Ah! Como essas lembranças me são felizes; como me nutrem a alma e me alimentam os dias com esperanças.

Hoje, percorridos seis anos daquele primeiro beijo, muita coisa mudou; os ventos sopraram sobre nós, as chuvas varreram muitos dos nossos planos e o calor de muitos sóis amadureceram nossas almas.

Apesar de tudo e de todos, experimentamos a maravilhosa providência do DEUS de nossas vidas e por essa causa, temos vencido.

Sem o constrangimento de plagiar o poeta popular, declaro a você, minha amada: TE AMO MAIS HOJE DO QUE ONTEM E VOU TE AMAR MENOS AGORA DO QUE TE AMAREI AMANHÃ... DEPOIS E DEPOIS DE AMANHÃ.

Lembrar-me de ontem, para resgatar na memória do coração de hoje, o sentimento que me fortalece e motiva a lutar; o coração apaixonado por você, amada.

Vivo como VIVI todos os dias desses últimos seis anos, vivo com a alegria que você trouxe a minha vida, assim VIVI e vivo por seu amor VIVIAN, meu coração de sempre.

Santos, 01/10/07