sábado, 20 de outubro de 2007

GUERRA E PAZ

por Gérson Palazzo

Dia desses, ouvi uma conversa de um jogo muito legal que eu jogava com meus amigos... Tal de "WAR" ou no bom e velho português... GUERRA... Lembro-me que era um jogo de estratégias de guerra, com missões secretas a serem cumpridas. Para que o participante fosse declarado vencedor do 'game', era necessário, na maioria das missões, exterminarem outro participante, ou melhor, exército adversário. Durante o desenvolver do jogo, os participantes, de forma disfarçada e sutil, vão tentando ganhar territórios em várias frentes, buscando cercar e enfim, eliminar definitivamente o alvo de sua missão. Era muito legal e imagino que deva ser ainda hoje, apesar de tantos jogos eletrônicos e internet, ainda existem pessoas que se juntam para um jogo sociável, inteiramente "interativo".

Mas essa coisa toda me levou a uma reflexão mais profunda, sobre a exposição de nossas próprias vidas, a um cenário tão desfavorável, agressivo, competitivo e estressante. As pessoas são bombardeadas em suas mentes e sentimentos, como propagandas e informações que, sutilmente, querem mudar valores morais, éticos e mesmo espirituais.

Parece mesmo, uma campanha ardilosa, para que os "participantes", aceitem esses novos valores, como normais, frutos da evolução da sociedade moderna, o tal do "politicamente correto" e outras estratégias contra nossas convicções cristãs ocidentais. Valores consolidados são desconstruídos, sob uma bandeira de liberdade; libertação dos conceitos de virtude e perda da consciência do que é certo.

Aqueles, que como eu, resisto ao "rolo compressor" da nova ética, têm sido encurralados em seus territórios, perseguidos com a "pecha" de retrógrados e preconceituosos; ultrapassados e passíveis de extinção. De tal forma se dissemina essa nova moralidade libertina, que as pessoas são constrangidas a aceitarem a troca da virtude por "vale-tudo", aceitarem que o certo, é duvidoso e a verdade é relativa; que DEUS é apenas o "cara lá de cima", que as instituições familiares são "falidas", o conceito de lealdade, fidelidade, amizade, honestidade, amor e solidariedade, são conceitos "ultrapassados", prisões culturais obsoletas. A onda agora está na frase emblemática, "RELAXA E GOZA"!

Então! E ai, meu caro 'cara-pálida', é ou não é uma "guerra" contra nossos territórios de conforto, estratégias que "atraem como moscas" mais e mais "participantes" ao jogo do relativismo inconseqüente? Quem não mente? Quem não corrompe? Quem não trai? Quem não "dá um jeitinho"? É, não sei quanto a você, mas logo, logo entraremos no livro das "raças em extinção", né não?

Ah! E ainda tem aquele 'slogan do capeta': No amor e na guerra, vale tudo!!!

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:7-8
Santos, 10/2007.

Nenhum comentário: