quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O CAMINHO CERTO





por Gérson Palazzo

"Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem." Salmos 17:5

É meu, a gente passa por cada uma... Outro dia, eu estava na escola e teria aula de "mobilidade", uma que a gente aprende andar sozinho, quer dizer, acompanhado daquela "bengalinha branca”, toda 'fashion'.
Quem já foi lá na escola, viu uma passarela em todos os corredores, saliente e com alto-relevo para que os deficientes visuais possam perceber "O CAMINHO CERTO" e não errarem os destinos ou se desviarem dos seus caminhos para as aulas, por exemplo.Os alunos são instruídos sobre a forma de caminhar, respeitando o lado da "rua" de quem vai e respeitando a do que vem; são treinados para evitarem "encontrões", acidentes de percurso ou "quedas". Um esforço que exige cuidado, atenção, percepção aguçada e muita, muita disciplina para não "vacilarem" na hora que tiverem enfrentando "os caminhos lá fora", no mundo real.
Eu estava sendo levado, após ter tido uma dessas aulas, para o refeitório e meu instrutor me deu a indicação de que eu deveria permanecer atrás dele, pois estaríamos cruzando com outro aluno que vinha em direção contrária. Eu não obedeci a sinalização e fiquei lado a lado com ele; bom, vocês já "sacaram" o que aconteceu, né não! Foi uma "trombada" de Scania com Volvo, ...a sorte é que o corredor era estreito e nos escoramos para não virarmos tapete.
Bom, vocês já sacaram também que, agora chegou àquela hora em que ele vai fazer aquela "reflexão" aproveitando o ocorrido... Pensaram isso, né mesmo? Oh povo esperto! Num é que eu vou mesmo!

Sabe turma, no mundo "real", tanto quanto no "mundo espiritual", somos expostos, dia após dia, a situações em que temos e devemos, obedecer as regras, leis, instruções, mandamentos e "obrigados" a respeitar "deveres" que são estabelecidos. São regras morais, de convivência, de respeito ao direito do outro, de preservação da comunidade, de amor ao próximo e de honra ao Divino; só prá citar os principais.

Quando não respeitamos essas "leis", transformamo-nos em, "transgressores", dependendo dessa presumida transgressão, podemos ser "criminosos", passíveis de recebermos em nós mesmos, o "castigo". Quem gosta de Física aplicada... "toda ação, gera uma reação contrária proporcional",... Bacana, né? Isso quer dizer, que conforme nossa "transgressão" e "contra quem a cometemos", a reação pode "fazer nossa chapa ficar quente". Exemplo, quando cometemos contra nosso irmão mais velho, tomamos uns "cascudos"...dói, mas fica nisso; quando cometemos contra o nosso papaizinho,...uuiiii!! Costumava doer muito naquela parte "almofadada das costas"; mas e se cometida contra uma autoridade, hein! A coisa pega, né não! Afinal não temos "imunidade parlamentar". Agora, gente, imagine só, se "transgredíssemos" uma lei estabelecida por DEUS...HUMMM! Qual seria a "reação"?

Para aqueles que não "se ligaram na parada", transgredir contra DEUS é uma "tremenda furada", e a reação, é a morte. Então "mano esperto", "bó ra lá" vamos aprender os estatutos, mandamentos e juízos que o SENHOR estabeleceu para nós vivermos em paz com Ele. "Bóra lá", obedecer a sua vontade e andarmos nos seus caminhos. Podemos evitar muitas "trombadas" em nossa caminhada por aí, né não!

Bom, aí aquela vozinha lá no fundo do computador se levanta e pergunta..."Gersão, o que posso fazer para não pecar contra DEUS?" ...ENTÃO, RESPONDO EU...”Faça o mesmo que o Rei Davi, fez!” "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmos 119:11Óia só! Leia o manual do fabricante, A Palavra de DEUS, guarde no seu coração.... "FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. RECONHECE-O EM TODOS OS TEUS CAMINHOS, E ELE ENDIREITARÁ AS TUAS VEREDAS. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal." Provérbios 3.

Um comentário:

Cida Moreno Monteiro disse...

OI cunhado,

Nós, cristãos, andamos na "contramão" do mundo. Tornam-se, inevitáveis os encontrões e esbarrões diários. O que faz a diferença é a maneira como reagimos aos encontrões e esbarrões. Deve haver uma diferença visível entre a integridade dos cristãos e a escuridão que presvalece sobre o nosso mundo.
Não se trata de fazer discursos a favor de Jesus; o fato é que as pessoas, o mundo que jaz em trevas, estão nos observando. Mesmo que não queiram ouvir a respeito de Jesus, você pode ter certeza que eles estão nos observando para ver se Cristo faz uma diferença nas nossas vidas. Quando Jesus disse: " Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" ( Mateus 5.16 ) e ele está dizendo que, antes de falar, precisamos mostrar quem somos. Nossa capacidade de brilhar para Jesus é medida pelas nossas atitudes e reações, as quais revelam a realidade convincente de Jesus em nossas vidas. Vamos acender as luzes.
Lembro-me de uma citação do meu Pastor : "Nós revelamos o que realmente somos em pequenas situações. Por exemplo, ao martelarmos o dedo no lugar do prego... ou batermos ' aquele ossinho do pé' na quina da cômoda... ao sermos acusados injustamente... dentro do nosso lar, com os nossos cônjuges e filhos..." . A boca fala do que está cheio o coração, portanto, façamos uso do "manual do fabricante":"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmos 119:11


Fica na Paz de Cristo Jesus!