sábado, 8 de dezembro de 2007

O NOME


Tem umas coisas que sempre nos deixam curiosos, tem não? Ah! Eu acho que tem, tem muita coisa que acho interessante, tipo assim: o significado das coisas; por exemplo: o do nome da gente.

Tem gente que exagera, né não? Uma "pá" de artistas e famosos anda mudando seus nomes de batismo, para "harmonizar" com os signos, para atrair sorte, fazer "uma frescurinha”... Sei lá! Tem motivo prá tudo.

Os papais então, fazem lista e listas de sugestão de nomes, consultam um montão de livros que existe em tudo quanto é prateleira, buscando escolher nomes para seus "filhotes". Tentam imaginar o temperamento dele, seu "jeitão", como a quererem, através do nome escolhido, direcionar o futuro; o sucesso de seu descendente. Às vezes, num "surto" de originalidade, acabam "construindo" cada coisinha, cada "coisa medonha". Coitada da criança, quando tomar consciência do seu nome....vai pensar que foi "geração espontânea" e que o nome saiu de uma sopa de letrinhas, sabem como é, né?

Eu conheci um montão de gente que tinham urticária só de serem chamadas pelo "nome de batismo"; VILOBALDO, meu colega de ginásio, sem noção, hein? Fala sério! EPIFÂNIA...Jesus amado, ninguém merece! WANDERMARCIO...cruel, né não? AUSTRAGÉSIMO....uau! OROZIMBO...meu, esse cara deve ter um ódio danado do nome, né? E vai por aí afora: CREUSMARILDA, EPITÁFIO, CLEÓBULO, SEPÚLVEDA, ARICLENES ou ainda EPÍLOGO, GIVANILDA, UMDOISTRES DE OLIVEIRA QUATRO... Misericórdia!

Aqueles que podem, agora com o novo código civil, tão tentando trocar desesperadamente seus nomes. Mas e aí...como fica o significado de uma vida? Pois é, o nosso nome é tão importante, que somente deveria ser escolhido, quando a gente tivesse idade e consciência para fazê-lo e carregá-lo para o resto da vida, o que vocês acham?

Vocês conhecem algum "nomezinho" diferente? E o significado ou origem do seu próprio nome?

Então, o meu, por exemplo, eu soube desde pequeno. Meu pai me ensinou, contando a história do grande vulto bíblico, o hebreu, Moisés. Ele, quando habitou no deserto, após ter fugido do Egito, conheceu um povo nômade e casou com a filha do líder desse povo, como está descrito em Êxodo 2:21 e 22 "E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha."

Bacana, né? Tem uma origem, uma história e um significado. Você conhece o significado do seu nome? Sabe a origem? Ele é muito importante, identifica a gente, é a nossa marca, por ele somos chamados, escolhidos e podemos nos orgulhar de sermos alguém e não um "zé ninguém"

Tem muita gente "pelai", que nem sempre honra o nome que carrega,... IH! Deixa quieto, abafa o assunto, né? E de celebridades, vultos da história contemporânea "desse país"; mais recente... "cala-te boca”... Como diria JÔ SOARES.

Existem ainda nomes, que trazem imagens a nossa mente, de coragem Joana D'arc; líderes como Ghandi ou mesmo Bonaparte; apaixonados com Romeu e sua Julieta ou mesmo Cleópatra e Júlio César; grandes vultos públicos da história como Galileu, Da Vinci, Churchill, Lincoln, Kennedy, Mandela, Lutero e Wesley,... Muitos e muitos nomes importantes e por isso mesmo, grande referências humanas, reverenciadas e celebradas em seu próprio tempo.

Existem unanimidades, que em nossos dias, de tão populares, são apenas identificados por apelidos como: Pelé, Ronaldinho, Cacá, por exemplo.

Existem nomes, que são celebrados, por suas enormes contribuições para a sociedade como Franklin, Thomas Edson, Sabin, Oswaldo Cruz, Pasteur. Tantos valores humanos com suas faces e facetas, colocados em pedestais etéreos pelos que se julgam, insignificantes. Ainda que seus atos, nem sempre tenham sido bem julgados pela história, haverá sempre quem os odeiam ou idolatram.

Mas existe um nome muito, muito especial para mim, prá você e para toda a humanidade, seja de que época for. Um nome que foi posto sobre todo nome que existe, ou existirá. Seu nome é JESUS!

"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:6-11

O NOME

JESUS - (do Hebraico, significa "DEUS é o seu auxílio")
CRISTO -(do Grego 'CHRISTÔS', significa: ungido, sacerdote, rei ungido com o óleo sagrado)

Um comentário:

Unknown disse...

hehe..tem uns nomes "irados".
Eu seria Anita, não fosse minha vó ter mudado para Eliana, nome de uma atriz da época.Tem tudo haver afinal tenho alma de artista amo meu nome..hehehe..Anita me lembra uma música Anita banana... Anita Banana..nada haver ..comigo...hehehe..
Mas umdoistres de Oliveira quatro é demais...tadinho....ninguem merece!!!rsrsrsrs..