quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

TEMPO DE REFLEXÃO E PROJETOS



"E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. Salmos 139:17-18.

Assim vamos chegando ao fim de mais um ano.
Foi bom prá você também?
Olha só! Todo fim de ano, a gente faz aquela retrospectiva dos dias do "ano velho". Você também faz, não faz?

A gente se recorda que no ano passado, nesta mesma época, fez a mesma coisa e nos anos anteriores, e assim retrospectivamente, até onde nós nos lembramos. Nesses períodos todos, analisamos os propósitos que firmamos e os projetos que edificamos em nossos sonhos. Fazemos o balanço de nossas conquistas e apontamos nossos sonhos que foram alcançados ou frustrados.
Não sei quanto a você, mas eu sempre procuro fazer isso. Sempre procuro analisar meus próprios pensamentos e verificar tudo, tudo o que acertei ou errei. Tento, fazer uma varredura sobre minhas atitudes, pensamentos, gestos e palavras. Percebo, quase que invariavelmente, o quão falho sou; o quanto fiquei aquém dos meus propósitos mais banais.. E dos mais nobres então,... nem se fala!

Ano após ano, a gente novamente incorre naqueles mesmos propósitos, e "promessinhas", do tipo "favoritas": - "Esse ano, vou fazer aquela dieta; infalível. Vou parar de comer chocolate e me empanturrar de sorvetes; Vou ler tal e tal livro; Vou fazer aquela viagem; Vou escrever um livro e plantar uma "bananeira". Vou enfim, me casar ou comprar outra bicicleta. Vou retomar minha faculdade. Vou mudar de emprego. ..vou isso, vou aquilo... E ainda tem alguns que fazem promessas do tipo: -"Vou parar de fumar; Beber; Roer unhas, só para citar algumas daquelas, "tradicionais".

E aí! Você também costuma fazer esse montão de promessas prá você mesmo?

Pois é! Eu até acho muito natural, que a gente faça uma auto-avaliação, dê aquela famosa depurada, redimensione os projetos para um patamar exequível e pronto, tá feito nosso "Plano Cidadão Ano Novo".
Beleza, hein?
Bom, seria legal se fosse assim tão fácil. Quem chegou ao final de um ano, obtendo sucesso total sobre seu projeto, talvez merecesse uma condecoração e homenagens mil, né não?
Na maioria das vezes, a "coisa" toda não se concretiza porque em nossos planos, muitas vezes legítimos, não incluímos "Aquele" que pode nos fazer realizá-los; e fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Não submetemos nossos projetos, nossos sonhos, nossos desejos e nossos pensamentos ao SENHOR do tempo. Aquele que tem o poder e a força para realizar com sucesso, todos os bons pensamentos que Ele mesmo, tem de nós. Ele não só nos conhece o endereço e nome, como conhece todos os nossos pensamentos, sonhos, desejos sentimentos e "reais necessidades". "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11
Posso falar por mim, que DEUS, conhecendo como conhece, todos os meus propósitos, mesmo antes de tê-los fixados em meu coração, tem submetido a cada um deles, o seu crivo de bondade e misericórdia. Assim o SENHOR, tem sido misericordioso sobre a minha vida e feito conforme os seus bons desígnios, mesmo quando considera a sinceridade dos meus pensamentos e conhece as falhas nos propósitos do meu coração. Desta forma, como Ele tem projetos maiores e melhores que os meus e os seus, acredito que seria uma boa oportunidade para confiarmos a Ele, nossos sonhos, desejos e projetos para o novo ano que está chegando.

Que tal essa idéia?


"Boralá"entregar nosso projeto 2008 para o SENHOR?


Nesse momento de reflexão, que eu me proponho, e no qual espero que também você, quero submeter o meu próximo ano, ao SENHOR do velho e do novo, do passado e do meu futuro, todos os meus projetos, pois os projetos de DEUS, nunca, jamais poderão ser frustrados.


Para isso, temos que deixar o SENHOR, tomar conta do nosso projeto de vida, assumir o controle dos nossos pensamentos e dar liberdade a Ele, para fazer os ajustes de percurso, necessários para o sucesso no novo ano.


Deixar que DEUS possa ser o fiador idôneo dos nossos propósitos; o avalista fiel de um futuro abençoado, para nossas vidas.


Então é assim!


Vamos deixar que o SENHOR, esquadrinhe nossa alma e homologue nossos projetos, julgue a intenção do nosso coração e expurgue as "gorduras", os planos recheados da futilidade, ambições e sentimentos mesquinhos, liberando nossos pensamentos e ações, para o altruísmo, a solidariedade e o amor ao nosso próximo.


"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." Salmos 139: 23-24.


Olha só! Vamos fazer do nosso projeto um sucesso e que ao chegarmos daqui um ano, em nosso balanço, concluirmos que valeu a pena!


"Confia no SENHOR e faze o bem;... Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." Salmos 37:3, 4 e 5


FELIZ ANO NOVO


E QUE DEUS ABENÇOE SEUS PROJETOS.


Com especial carinho do amigo,


Gerson Palazzo

Um comentário:

Unknown disse...

Aprendi que melhor que fazer planos, e viver cada dia, como fosse o primeiro e último.
O primeiro como um caminho aberto a nossa frente com infinitas possibilidades.
O último como aquele aonde não a tempo a perder com futilidades e mesquinharias, saber perdoar,jogar fora as mágoas, amar o próximo da melhor forma possível
Mas sabemos que Ele está no comando..
Mas apesar dos pesares, e no balanço de perdas e danos..o saldo ainda é bem positivo..
Deus conheçe nossos corações..sendo assim vou guiar-me pelo coração,pois já ouvi muitos dizendo seu coração é lindo..que seja.
Bom Natal..e Ano Novo de promessas cumpridas e sonhos realizados..Abraços.