segunda-feira, 29 de outubro de 2007

"A RESPOSTA BRANDA DESVIA O FUROR, MAS A PALAVRA DURA SUSCITA A IRA”.

Desenho feito por mim Gerson em 1988


Sabe aqueles dias que a gente levanta de mau humor? Pisa o rabo do cachorro, enfia o pé esquerdo no chinelo direito, chuta a cumbuca de ração "Royal Canin" no chão, escorrega no caroço e bate o joelho na quina da privada... e ainda por cima, no rádio do vizinho ligado com o volume lá nas alturas, toca "Ricky e Renner"... um horror total! Ah não! Você é fã da dupla? Meus pêsames! Quem mandou não estudar? Aí, você olha para o relógio... já era, atrasei prá aula.

Toca o telefone, são nove horas, puxa vida, prá me ligarem assim de "madrugada", caso extremo, acidente, 'crack' na bolsa de valores... roubaram a estátua do cristo redentor, o Lula pegou o boné.... sei lá! A essa hora, telefone, "ó céus" quem poderá ser? Atender, não atender... atendi! Meu, assim... se arrependimento matasse..., você estaria agora segurando na "alça do meu caixote"...

- "BOM DIA! Gostaria de falar com a pessoa responsável da casa...é o senhor?" Cara, nessa hora...sobe um calor pela coluna...algo efervescente sopita em minhas entranhas, sobe pelo estômago, laringe e faz estremecer os maxilares...a língua se inflama e...agora vai sair um monstro, uma aborígene, um 'shireck' viscoso...tá na ponta da língua,...

Como assim "responsável", e eu sou o quê? Era um "call center", uma garota operadora de telemarketing. Você aí, não é operadora desse negócio não, né?

- "Sou fulanadetal@chaaaaata.aiaiaiqueromorrer.org.br, consultora de vendas do Plano OSAN de assistência funerária...e estaremos oferecendo uma "promoção..."

De repente, num esforço "hercúleo" e com uma sabedoria "salomônica", proferi: "Obrigado, gentil garota, mas não estou com essa pressa toda para utilizar os seus serviços, me liga daqui uns 30 anos, obrigado." Desliguei e fui tomar uma ducha!

Por volta das onze horas, novamente toca o "sinistrofone"...

- "Bom dia! Poderia falar com a pessoa responsável por essa linha telefônica?" ...Ninguém merece!!

Então eu falei com meu próprio “par de chinelos trocados”:

- "Vou voltar prá cama...hoje não vai dar pé!"

Minha garota e meu garoto, não é mentira não...acredite-me, aconteceu mesmo. Em um só dia, num mesmo dia...; QUINZE HORAS, 'trilimlim...trililim...trililimmm...'

- "Aqui é da seguros itaú..."...

Decididamente, telemarketing...ninguém merece mesmo, né não??

Bem "moçada"...existem dias assim mesmo, nunca aconteceu com você, não? Não mesmo? Você está mauzão e seu temperamento sendo fustigado pelo "do alheio", e você só quer dar vazão à sua raiva, à sua ira e falar "um monte". Mas, isso não é nada esperto, nada mesmo! Como diz o grande sábio e rei Salomão, em suas reflexões: "a resposta branda desvia o furor..." "A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito”. Provérbios 15:4. "O homem iracundo suscita contendas, mas o longânime apaziguará a luta”. Provérbios 15:18. "O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!" Provérbios 15:23. "O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más”. Provérbios 15:28.

Então, para salvar o dia, comemos aquela pizza "furiooooossssaaaa"!!! Com aquela mozzarella "iradaaaa"!!! Assim terminou um "dia de furor"...

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Efésios 4:26.



Santos, 10/2007.

4 comentários:

David Palazzo disse...

Mano, acho que essa época, se aproximando do natal, o pessoal fica ouriçado. Esses dias têm acontecido comigo também. Já ligou do CityBanc oferecendo MasterCard com isenção de taxa de anuidade eterna, HSBC também, LBV, e por último, a Polícia Civil. "Alô seu david, aqui é o capitão nãomelembro e o senhor, seu david, faz parte da nossa lista de bons cidadãos etc... etc... positivo? e ganhamos uma moto e um computador, seu david e vamos, seu david, sortear os dois, seu david...positivo? e tamos querendo mandar pro senhor, seu david, os cupom e adesivos da campanha pra colar no carro, seu david, aí o senhor, seu david, manda um chequinho pra nós seu david, positivo? pode ser com 50 dias, sem problemas seu david, positivo?" Aí eu: "obrigado capitão nãomelembro por ter se lembrado de mim e pelos elogios, mas no momento estou impossibilitado de assumir compromisso, porque outras organizações já ligaram antes do senhor, e minha capacidade financeira chegou ao limite... quem sabe em uma outra oportunidade..." Ele agradeceu pela atenção e disse que numa outra oportunidade ligaria. Mas eu ainda o escutei dizer antes de desligar: "caráio... esse escorreg... bip bip bip"

Rapaz, apliquei a palavra branda ou não?!

Abração mano, e continue assim, sem suscitar o furor de ninguém.

Unknown disse...

Este é um problema geral.
O maridão já falou quando banco ligar digam fui pra Conchinchina..
Ninguem merece....
Mudaram de tática,agora querem falar com a Senhora mesmo...
Me poupem em um país que o salário do aposentado mau dá pagar as contas....me poupem...ninguem merece...

Aumento salarial necas de pitibiribas....Inté mais vê..

Cida Moreno Monteiro disse...

É...acho que ninguém escapa...hoje, mais uma vez, ligou-me alguém, também não recordo-me do nome: "AlÔ, BOM DIA!...é a "Senhora" Aparecida Moreno Monteiro?..ih!!! pensei..."Senhora"..."Aparecida Moreno Monteiro" (nome completo)..das duas uma: ou é "cobrança" ou "aqueles chatos, de novo, oferecendo " vantagens, prêmios e cartões", hehehehe...Graças a Deus, não era cobrança, mas, era da Credicard oferecendo cartão VISA!!!! deixei ele falar...elogiou-me pela cliente especial que sou há tantos anos...etc...etc... e, com a "Palavra Branda", respondi, educada e pausadamente: Agradeço os seus elogios e a sua atenção mas, "NÂO QUERO OUTRO CARTÃO, estou satisfeita com o meu... e ele, já não tão amável: "Mas, por que, minha senhora?... Porque EU NÂO ESTOU INTERESSADA, falei firmemente e tenha um excelente dia...e ele, já sem argumento: obrigado pela sua atenção... desligou quase susurrando!
Fico com pena, as vezes, pois imagino o quanto é difícil pra eles também...afinal, é esse o trabalho deles...

Anônimo disse...

viajante a históia oq rola pelo poder da mente... ocompanhate todo aki no raciocinio my brothers xD
parabens pelo nível ..só pra comfirmar oq vcs usaram na wen -|-e??