terça-feira, 5 de junho de 2007

Util e necessário


Às vezes dizemos coisas das quais, acabamos nos arrependendo invariávelmente, marcam algum momento da nossa vida.

Por mais que tentemos explicar as intenções ao dizer determinadas palavras e contextualizar seus significados naquela situação, muitas delas não soam com o mesmo sentido para as pessoas que as ouvem. Você deve se lembrar de muitas ocasiões em que você foi mau interpretado e seviu constrangido, mesmo que suas palavras quisessem dizer até mesmo uma homenagem, um elogio ou coisa que o valha. As palavras têm um poderimpressionante pois podem iniciar grandes disputas e provocar desinteligências entre as pessoas.

Quantos relacionamentos são interrompidos por causa de palavras ditas e mal interpretadas; quanta dor e ressentimentos. Como disse o sábio no passado, que nenhuma palavra proferida voltaria vazia à sua origem; ao autor.

Certa vez, quando meus pais moravam em outra cidade, em visita a eles, saímos eu e meu pai para buscar minha irmã em Brasília e ele dirigindo, converávamos sobre o momento especial que eu estava vivendo.

Tinha conseguido me formar em Arquitetura, estava trabalhando na minha área e começava um namoro promissor, eu estava muito feliz e orgulhoso por viver aquele momento. Detalhe é que eu fizera a faculdade com o crédito educativo da CEF que além das mensalidades, me dava uma verba demanutenção. Eu estava recebendo meu salário, produtividade e podia enviar alguma ajuda financeira para minha família. Em algum ponto da nossa viagem para Brasília, eu disse a seguinte expressão: Antigamente pai. você me era ÚTIL e NECESSÁRIO, agora você me é totalmente necessário. Antes eu precisava do seu aporte financeiro esuporte emocional., mas hoje, preciso apenas do sustento emocional e afetivo.

Aquelas minhas palavras estavam carregadas de gratidão e amor etraziam em seu bojo, um sentimento profundo de reconhecimento ao meu pai. Todavia, minhas palavras não foram bem digeridas pelo meu pai e odeixaram magoado. Na época sua reação causou estranheza, mão conseguientender porque ele não havia ficado feliz com minhas palavras. Durante muitos anos, aquela frase repercutiu em muitas de nossasconversas. Sempre que citada por ele, vinha carregada com uma espécie demágoa que nunca entendi. Todas as vezes que este assunto vinha à tona, eu me explicava e ele,apesar de aceitar intelectualmente, no fundo do seu coração, parecia guardar alguma tristeza. Um certo dia, papai passava por um dificuldade financeira mais grave e me escreveu uma carta pedindo ajuda para resolver aquele problema de"numerário" e no final da carta ele mencionava: Meu filho ÚTIL eNECESSÁRIO, com muito amor Papai. À partir deste episódio, pude perceber que ele havia enfim entendidoo significado do que eu havia dito naquele dia distante; o filho agoratinha condições para ser-lhe também ÚTIL além de ser-lhe NECESSÁRIO como filho querido e amado.

Papai hoje não está mais entre nós, foi promovido para a glória do nosso SENHOR, no andar de cima, na "cobertura" do universo do Criador,a terra prometida aos nossos antepassados, o paraíso da nossa esperança. Papai agora não precisa de mim pra mais nada, não lhe sou nem ÚTIL e nem NECESSÁRIO, mas já eu... hoje, lembrando com saudade do meu pai, sei que posso dizer sem qualquer dúvida, papai me é absolutamente NECESSÁRIO e a memória de suavida ÚTIL para nossa família, nos enche de profundo orgulho e gratidão.
As nossas palavras são força e poder, saber dize-las com propriedade e sabedoria promove paz. conforto e alegria, tanto para quem ouve comoprincipalmente para quem as diz. SE PORÉM NÃO TIVERMOS NADA DE ÚTIL PARA FALAR A ALGUÉM, DESNECESSÁRIO É PROFERE-LAS.


by Gerson

Um comentário:

DaTell disse...

Que saudade do meu pai!