quarta-feira, 30 de maio de 2007

Seja leal com seu amigo



Conta-se que viviam em uma cidade praiana, dois homens muito conhecidos que eram amigos desde a adolescência e que mesmo agora, na idade adulta nutriam uma grande amizade. Suas famílias se conheciam e conviviam motivadas pelo afeto fraterno dos dois jovens. Sabe-se contudo, que aquela amizade provocava inveja de muitas pessoas que não partilhavam do mesmo sentimento.
Certa vez, lançaram um falso testemunho envolvendo um dos amigos, uma fofoca que contaminou o sentimento daqueles amigos. O amigo que ouvira a fofoca, de forma leviana e inconseqüente tratou de espalhar aquela mentira sem sequer verificar sua veracidade.
A situação se tornou de tal forma insustentável para o amigo difamado, que teve que se mudar daquela comunidade em prejuízo de sua esposa e filhos.
Durante alguns meses, aquele amigo que fora alvo da calúnia, sofreu uma espécie de linchamento moral pela comunidade trazendo-lhe inúmeros transtornos e aborrecimentos.
Um dia, o amigo que havia espalhado a mentira, descobriu que tudo o que ouvira e levianamente propagara era absolutamente calúnia, plantada de forma intencional para promover a discórdia entre ambos.
Profundamente arrependido e sinceramente arrasado procurou seu antigo amigo e pediu perdão por tudo.
O amigo difamado então, levou o outro até um monte alto onde pessoas podiam observar ao longe, pegou uma folha em branco de papel e rasgando em muitos pedaços soltou ao vento. Os pedaços se espalharam por toda aquela região. Aquele amigo então virando-se para seu amigo arrependido que lhe pedia perdão disse-lhe que ainda que conseguisse recolher e juntar todos aqueles pedaços, nunca mais haveria integridade naquela folha de papel. O amigo que agora fora perdoado pelo ofendido, olhando aqueles pedaços espalhados, entendeu o que lhe propusera o amigo defraudado e chorou amargamente.
Sei que essa história chega com impacto aos nossos corações. A lealdadee a fidelidade intrínseca ao sentimento da amizade entre os homens, é a base que mantém a mesma permanente.
O amor fraterno que se pressupõe entre as pessoas que se dizem amigas é lastreado na transparência e na confiança.
O amigo ou amiga são como irmãos, com a diferença é de que nós ,voluntariamente escolhemos. A empatia, mais que o mero sentimento de simpatia, é a possibilidade de nos colocarmos no lugar do outro, acapacidade de sentirmos solidariamente seus anseios, dúvidas e frustrações e sentirmos alegria dele e por ele.
O sábio registrou em seu provérbios: O AMIGO AMA EM TODO TEMPO E NA AFLIÇÃO NASCE O IRMÃO.
Se você possui uma amizade assim, você é alguém feliz.

Gerson Palazzo

Um comentário:

Davi Luiz disse...

É muito bom ter amigos
amigos verdadeiros com os quais compartilhamos momentos, pensamentos, sentimentos...