sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ELOGIO - NÃO CUSTA NADA E FAZ UM BEM ENORME


Talvez essa situação que uma grande parcela dos lares de hoje enfrenta, não se enquadre no dia-a-dia da sua família. É possível até que você não conheça lares em que ocorra esse tipo de comportamento. Mas ao menos você deve ter informações de que existe hoje ocorrência frequente em grande parte da nossa sociedade, não é mesmo?

Ah... Eu ainda não disse do que estamos falando aqui hoje, disse não, né?

"ELOGIO - NÃO CUSTA NADA E FAZ UM BEM ENORME."

Bom, a gente que gosta de estar informado sobre as notícias, sobre as novidades que estão acontecendo em nosso planetinha azul, vez ou outra esbarra com divulgação de pesquisas de todo tipo e espécie.
A que eu estava me referindo para chegar até aqui, é uma de que renomados psicólogos terapeutas que atuam com familias, divulgaram pesquisa - mais ou menos recente, onde destacam que as famílias brasileiras estão cada vez mais frias. Apontam nessa pesquisa, a ausência de demonstrações explicitas de afeição;

Não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades e só se ouvem críticas quase em tempo integral. Você também concorda com isso ou não, hein?

Parece que esse tipo de comportamento na nossa "célula básica" também se espalha com rapidez para as outras células da sociedade. Assim parece que as pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam ‘valorizando os defeitos’ dos outros.
Consequentemente, os relacionamentos cada vez mais são menos duradouros. E isso não ocorre, segundo a pesquisa divulgada, apenas nos lares, nas famílias de menor renda onde se poderia até tentar justificar pela dureza e aridez face as dificuldades económicas, mas principalmente preocupantes pela frequente ocorrência nas familias de rendas melhores e mais altas até.

Os especialistas apontam que há uma a ausência de elogio nos tratamentos entre os membros das famílias.. Assim é que não observamos os maridos elogiando suas esposas e vice e versa. Não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, colegas de trabalho, funcionários, etc. e tal.

De fato essa ausência de elogio, gentileza e amabilidade tem afetado muito as famílias. Você consegue perceber isso ou os pesquisadores estão malucos, hein?

Eles ainda observam que a falta de diálogo entre os membros da família brasileira, o orgulho excessivo, são igualmente fatores que impedem a manutenção saudável e harmoniosa dos relacionamentos.

Lendo as conclusões que eles chegaram, a gente pode igualmente concluir que É necessário o reconhecimento das pessoas próximas, do nosso convívio mais íntimo. É preciso que encontremos nelas as qualidades aparentes ou mesmo latentes para valorizarmos apropriadamente cada uma delas.

Afinal de contas, quem de nós não gosta de ser reconhecido?

Quem de nós não gosta de ter suas qualidades destacadas?

Quem de nós não gosta de receber um elogio, hein?

É o elogio entre os parceiros que estimula os relacionamentos e motiva os membros de qualquer grupo social, não é mesmo? Nenhum ser é uma "ilha" e todos precisamos uns dos outros.

É portanto, imprescindível que a gente valorize as pessoas, a começar dos nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, funcionários, etc. e tal. Você tem noção de quantas pessoas precisam, merecem e aguardam um elogio seu, meu, nosso? Você nem imagina, não é?

Não imagina quantas pessoas você poderá fazer feliz somente por surpreende-las com um simples elogio? Não acredita?

Experimenta fazer isso hoje e depois me conta, tá bom? Afinal de contas Elogiar não custa nada e faz um bem enorme, né não?

"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos."

Mas fala sério, hein?
Você está muito linda hoje, viu?
Sei...
Você também tá bem bonitão hoje, viu seu "malacabado!"

4 comentários:

OÁSIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA disse...

Olá amigo, sim o elogio é terapeutico, por isso continuo te dizendo: "você é gente fina, finíssima".
Abraços fraternos.
Valdenice-Recife\PE.

Anônimo disse...

Olá Gerson, verdade reafirmada, um elogio vale mais do que muitas terapias reunidas e receitas atendidas nas farmácias. Você e seu dom de idéias geniais, por exemplo : É tudo de bom!

Um bom domingo cheinho de bençãos e elogios rsrs
Vera-Belém-Pa.

Sônia Brandão disse...

É bem verdade isso. Um elogio sincero pode trazer um novo ânimo.
Quando li o que você fala do diálogo lembrei-me de uma coisa:
Um dia desses meu filho estava comentando comigo e com meu marido a falta de diálogo que existe nas famílias dos amigos dele. Disse que alguns pais não sabem nada da vida dos filhos e nem se interessam em saber. E o mesmo
acontece com os filhos.
Se isso acontece com a família, imagine fora dela.
Um grande abraço.

nice disse...

Eu sou uma dessas que adora um elogio, o meu dia fica super azul quando faço parte da alegria de alguém. Como vc que sempre tem algo de bom pra compartilhar, obrigada amigo..
Abraços