sexta-feira, 30 de outubro de 2009

BOM-HUMOR


"Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força."

Vez ou outra a gente esbarra com situações que deixam claro que as pessoas estão 'surtadas' de má vontade, mal-humoradas e deprimidas.

Há uma atmosfera de irritação e inquietação generalizadas por aí, que a gente consegue sentir só de respirar esse ar. Você consegue sentir?

Exemplo são pessoas que lidam com atendimento do público em balcões, guichês, gabinetes, consultórios, nas escolas, ônibus e em qualquer lugar, que fazem dessa atividade um suplício, um terrível sacrifício diário.

Aquelas "caras amarradas" e carrancudas, deixando bem claro com quanto desgosto executam suas funções, não é mesmo? Quem já não 'trombou' com uma 'tromba' dessas por aí, hein?

Executam com uma má vontade que chega a nos dar vergonha de incomoda-las e dá vontade de pedir desculpas pelo atrevimento em dirigir a voz para ela.

Também parece que há uma falta generalizada de alegria, de satisfação e contentamento nas pessoas que circulam a nossa volta, já percebeu isso ou não?

A gentileza e a educação com as pessoas, nos contatos diários, nas comunidades, nas escolas, nas igrejas inclusive, e no seio das familias, tornou-se muito comum suas ausências.

As pessoas parecem transtornadas, tristes, irritadas demais para enxergarem beleza nas coisas do simples cotidiano. Estão mal-humoradas demais para terem um comportamento sensível e simpático.

Não são raras as atitudes violentas e irracionais no trânsito das grandes cidades, Tão pouco nas praticas de gestos de cidadania, demonstradas nos atos de egoísmo, desprezo pelo bem publico, indiferença com idosos, deficientes e fragilizados da sociedade.

Uma quantidade enorme de pessoas que somente conseguem enxergar o "copo d'água quase vazio" quando ele está pela metade, ou seja, "quase cheio." Encarando a vida como ela fosse um imenso fardo, um caminho só de espinhos. Você percebe essa atmosfera a sua volta ou não, hein?

Elas infelizmente não percebem o sol que brilha e aquece a terra; que a faz iluminada e radiante durante os dias. Nem ao menos conseguem ver a beleza que é o luar e as estrelas do firmamento enfeitando de brilho divino as noites - todas essas lindas noites de todos esses belos dias!

Ah! Como é bom e desejável que toda gente possa cultivar o bom-humor. Que possa encarar a vida com bons olhos, olhos de otimismo e entusiasmo pela vida, não é assim?

Não é que as pessoas devam ignorar, mascarar, e enganarem-se diante da realidade desfavorável e momentânea. Não é isso não, viu?


Também não é viverem ocultadas nas suas percepções e deixarem suas mentes fugitivas dessa realidade que deixa corajosos e valentes em pânico. É talvez, enxergar essa realidade com esperança e bom-humor, com entusiasmo, acreditando sempre, que há de vir coisa melhor, e não sempre o pior. Isso tem que ser desenvolvido na gente e posto em prática como fosse um hábito natural - enxergar essa vida, essa nossa rotina, esses relacionamentos, essas adversidades que não podem ser impedidas, esses dias quentes ou frios, essas noites claras ou chuvosas, sempre com a melhor expectativa, sempre com muito bom-humor.

Sim, porque o bom-humor sempre será um agente contagiante, que espalha a alegria e a satisfação puras pela existência e o entusiasmo necessário para transformar as coisas da nossa vida.

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas."

Sejamos então, agentes voluntários de bom-humor e transformadores, sem crachá, da sociedade onde estivermos inseridos. Que tal, hein?

Um comentário:

Juℓi Ribeiro disse...

Gerson:

A semente da alegria deve
ser cultivada.
E você a semeou de maneira criativa e encantadora
neste texto maravilhoso.

Abraços.