segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RIO 2016

PARABÉNS RIO DE JANEIRO!

Como uma grande massa de brasileiros que gostam de esportes e acreditam ser esse um dos melhores instrumentos de desenvolvimento do ser humano no sentido mais amplo da palavra, fiquei muito contente com a escolha do Rio, para sediar as Olimpíadas de 2016. Demos já "um cassete" nos outros países concorrentes e já saímos na frente, né não?

O Brasil, dessa maneira, se impõe definitivamente, como uma potência emergente nas américas que merece as atenções do planeta, para sua capacidade de organizar uma empreitada de enormes proporções como é o "Jogos Olímpicos".

Temos igualmente, enormes problemas aqui dentro, que também estão e estarão na mira de toda imprensa, especializada em esportes ou não, nos próximos sete longos anos em que estaremos montando o grande palco para receber o mundo na Cidade Maravilhosa.

Será sem qualquer dúvida, um desafio "hercúleo" para os organizadores brasileiros, para as autoridades, para os nossos atletas e para o povo brasileiro do Rio de Janeiro.

Mas devemos nos lembrar, que o Brasil terá, até 2016, duas grandes eleições majoritárias e mais duas para as prefeituras e câmaras, se não estou enganado. Me corrijam se eu estiver, tá?

Esse governo que está acabando no próximo ano, mas que agora celebra a conquista sobre três grandes cidades concorrentes, Chicago, Tóquio e Madri, não estará a frente dos empreendimentos que se farão necessários, para tornar realidade, aquele filme do Fernando Meireles que contagiou o comitê votante e atraiu os olhos simpatizantes do mundo. Não vai ser essa turma não, né mesmo?

Então é preciso que os próximos governos, estejam comprometidos com essa conquista de agora, para que não percam nem o entusiasmo e nem o foco sobre a oportunidade que nosso país tem agora, de mostrar que somos um povo que pode. "Sim, nós podemos!"

Podemos organizar um Campeonato Mundial de Futebol, em 2014, e podemos organizar uma Olimpíada em 2016.

Logo, é de imaginar que podemos organizar as nossas contas públicas, tanto quanto podemos diminuir as carências estruturais do nosso país.

Assim também podemos diminuir as desigualdades sociais, as defasagens educacionais, as carências habitacionais e as necessidades sanitárias da nossa nação.

Não podemos fazer isso tudo com propaganda institucional e campanhas publicitárias fantásticas. Não dá não, né?

Será preciso um esforço político convergente para a solução da nossa realidade, que jamais se resolverá com discursos veementes e gestos emocionados.

Desde já, somos mais que torcedores empolgados não somente com o sucesso dos nossos jogadores e atletas, mas também e principalmente, para que a sociedade brasileira se aproprie dessa oportunidade para transformar os desequilíbrios históricos do nosso país em benefícios para todos.

Além de torcedores frenéticos de verde e amarelo, cabe a todos nós, sermos fiscalizadores atentos, para que essas oportunidades não sejam canalizadas para uns poucos privilegiados. Que não nos venham com "Pão e Circo" ou "Bolsa disso e daquilo e Olimpíadas" que a galera 'tá ligada', viu?

"Sim, nós podemos!"

Podemos ser um país de vencedores em qualquer empreitada que nos propusermos a enfrentar.

Então que venha a Copa do Mundo de 2014 e que venha os Jogos Olímpicos de 2016.

Valeu Rio!
Valeu Brasil!

Nenhum comentário: