sábado, 10 de outubro de 2009

FELICIDADE NÃO É DESTINO E SIM ESCOLHAS


Alguém já disse que "não existe um caminho para a felicidade, a felicidade está no caminhar." Você já deve ter lido isso em algum outro lugar, não foi? Mas eu repito aqui porque acredito nisso também, viu?

Sabe, tem muita gente - gente prá caramba aliás, que adquiriu o hábito de deixar tudo para depois, como se pudesse escolher o tempo em que as coisas da vida pudessem acontecer.
Não entendeu? Tá bom, eu explico "agora" prá você, ok? Por exemplo:

Muita gente deixa para ir ao médico depois, quando a dor já não puder ser suportada e a enfermidade tratada.

Muita gente tem o péssimo hábito de deixar para mais tarde aquela manutenção preventiva dos itens de segurança do seu carro. Você não é desses não, né?

Você não imagina quanta gente deixa sempre para a última hora as coisas que tem prazos para terminar, como se nenhum imprevisto, pudesse impedi-lo de atrasar-se, ou nunca chegar.

A maioria fica na expectativa de que uma oportunidade melhor virá, uma após outra, e que se continuar aguardando, escolhendo, a melhor oportunidade cairá no seu colo sem maiores esforços.

Um emprego melhor em que se produza menos e se ganhe mais.

Uma chance perfeita para se declarar para a garota pela qual nutre um sentimento platônico.

Uma época mais adiante, bem mais para frente, em que pensa buscar as coisas espirituais, encontrar-se com Deus.

Uma experiência súbita que lhe possa dar felicidade instantaneamente.

Tantos esperam que ela, essa tal felicidade, venha de repente, embrulhada para presente. Que alguém a venha trazer à porta do seu conforto, bata na porta... 'toc... toc ...toc'... e sem maiores esforços ou dificuldades, a felicidade lhe seja entregue como por algum mérito especial.

Essas pessoas irão fatalmente enfrentar a decepção e a frustração ao final do caminho. Porque a felicidade não se encontra em nenhuma prateleira, estrategicamente empilhada para ser escolhida e levada para casa. Não é assim que a coisa toda funciona, viu?

Não está disponível aos que esperam por ela.
Não está a mão dos que não lutam para achá-la, nos obstáculos, nas adversidades, nos compromissos e responsabilidades, nos encontros e desencontros da vida.

Mas ao contrário disso tudo, as pessoas que têm alcançado felicidade, a tem encontrado no caminhar, apesar dos obstáculos que se têm que superar; das adversidades das quais não se pode fugir; dos compromissos e responsabilidades que se deve cumprir consigo mesmo e com os outros, e acham a felicidade apesar dos encontros e desencontros da vida.

Sim, na verdade tudo isso é importante e necessário para que se descubra a felicidade. É nisso que está o prazer de viver. Sem se eximir de culpa e omitir-se da luta.

E é nessa perspectiva que se pode enxergar que não existe um caminho para a felicidade, mas que a felicidade é o próprio caminho!

Assim, o melhor a fazer não é deixar para depois das coisas que devem ser feitas, para viver e ser feliz, mas fazer isso tudo enquanto se caminha, se vive e se descobre igualmente, a felicidade.

Você já sabe que o tempo não espera ninguém, não sabe? Então, pare de esperar até que você termine sua faculdade; que você emagreça aqueles 2 ou 3 quilos.

Não espere para depois de ter seus próprios filhos; nem aguarde até que eles já tenham saído da barra das suas saias.

Não deixe para ser feliz a partir de segunda-feira; depois que adquirir sua casa própria; depois que comprar uma mais nova.

Não espere para quando acabar o inverno ou chegar o verão. Não deixe para quando se aposentar; nem espere para encontrar-se tardiamente com Deus.

Você precisa decidir que a melhor hora para ser feliz, é exatamente agora, agora mesmo!

Felicidade não é destino e sim escolhas, entendeu?

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR." (Salmo 128)

Um comentário:

Juℓi Ribeiro disse...

GERSON:

Conheci os teus textos através
de Lidia Baur.
Ela é uma amiga querida
da blogosfera que me enviou
seus textos por email.
Seus textos são maravilhosos!
Fiquei encantada...
Um abraço repleto de admiração,