domingo, 8 de novembro de 2009

UM SIMPLES ABRAÇO JÁ SERVE, VIU!


Eu não sei se acontece às vezes com você também, mas tem dias que a gente acorda com vontade de alguma coisa que não temos a mínima noção do que seja. Você já teve isso alguma vez, hein?

Sei lá...
Vontade de comer alguma coisa gostosa que traga a memória afetiva algum instante feliz, talvez da infância ou quem sabe da mocidade.

Sei lá...
Um programa diferente como a gente fazia todos os sábados, experimentando todos os rodízios de pizza da cidade.

Sei lá...
Quem sabe fazer algo inusitado, inesperado, como chegar de surpresa na casa de um amigo que a muito não vemos.

Sei lá...
Procurar até encontrar na lista de telefones um nome conhecido de algum colega de 'facu' e imaginar seu espanto ao reconhecer a sua voz após tanto tempo de formados.

Sei lá...
Ou algo mais subjetivo, mais sentimental, mais emocional. Quem sabe, pegar a própria esposa pela cintura e começar a dançar um tango desajeitado, girar feito maluco pela cozinha na hora que ela prepara o almoço.

Agarrar de surpresa o marido pelas costas, colocar as mãos nos olhos dele e perguntar-lhe: "Adivinha quem é!"

Passar a mão sobre a cabeça do filho pequeno, sentar-se no chão e rolar por entre aqueles brinquedos todos espalhados.

Bagunçar os cabelos grisalhos do seu 'véio' ou dar um beliscão na bunda da sua avózinha distraída fazendo crochê no cantinho da sala.

Sei lá...
Ficar de preguiça, andar de meias e pijama pela casa.

Ver desenho animado do pica-pau, do Mickey e dar risadas bestas das trapalhadas do Pateta.

Tomar sorvete direto da lata de dois litros sentado em frente a TV vendo o "Chaves" ... irritante como sempre, né não?

Matar um dia de trabalho.
Quem sabe dois dias, hein?

Escrever uma poesia sem rimas.

Comer iogurte sem colher e depois lamber a tampinha de alumínio.

Cantar aos berros "Não se reprima...não se reprima..." debaixo do chuveiro e dar muitas gargalhadas de tão ridícula cena. Menudos...Fala sério, hein!

Sei lá...
Recordar uma namorada de quem gostava e tomou aquele "toco"
infeliz. Lembrar daquele beijo roubado do garoto que nunca mais viu.

Sei lá...
Tem alguns dias que sentimos falta de algo que não temos a menor noção do que seja enfim, não é?
Talvez de um beijo;
Quem sabe um pequeno elogio;
Um afago, um cafuné.
Talvez apenas um sorriso... Melhor o seu é claro, né!

Sei lá...
Um aperto de mão ou até um abração.
Uma palavra de afeto e carinho, só prá estimular qualquer dia chato como esse.
Quem sabe ler um bom livro;
Ou mesmo reler aqueles clássicos empoeirados esquecidos na estante.

Talvez alguma coisa assim possa preencher algum vazio que a alma esteja sentindo e de vez em quando, deixa o coração assim. Sim, vazio demais para compreender até mesmo aquilo que tanto faz falta. Aquilo que mesmo preenchido por instantes logo se esvazia como fosse um buraco sem fundo.
Gestos;
Toques;
Carinhos e carícias;
Sentimentos;
Palavras,
Maneiras e jeitos.
Sensações reais e sonhadas.
Prazeres;
Alegrias novas e lembranças felizes.
Odores, aromas e sabores.
Afetos antigos e outros favores.

Sei lá...
Se enchidos os cantos e preenchidos recantos, e ainda assim, persiste o vazio sem qualquer encanto. Então o caso é mais profundo, por isso grita com tamanha eloquência que menos atentos, não atendemos os anseios da nossa própria alma que apenas diz com gemidos inexprimíveis:
"A Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. A minha alma anseia e tem fome de Deus."

Sim, meu amigo e minha amiga, a nossa vida é mesmo assim, às vezes cheia de nada e geralmente, carente de Paz no espírito, e isso é que é tudo.
É por isso que sentimos falta de algo assim que não tem jeito de ser preenchido, nem com tantos dons e talentos, nem com tantas lembranças, gestos e atitudes.
É por isso também que às vezes o coração dói, sangra pela ausência sei lá do que. É por isso que ás vezes nos sentimos tão ausentes de nós mesmos, tão vazios de qualquer coisa que não sabemos o que possa ser.

"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus." (Sl. 42:11)

Mas talvez quem sabe... Você assim como eu nesse momento, só esteja precisando mesmo um simples abraço, hein!
Me diga então...UM SIMPLES ABRAÇO JÁ SERVE?
Serve o meu?
Legal! Toma aqui um forte abraço meu amigo.
Ah tá...
Um abração prá você também amiga.

2 comentários:

Sônia Brandão disse...

Senti-me abraçada, e isso é muito bom.
Vai aqui também o meu abraço.

Glaucia disse...

Gerson gostei muito do texto, e me sinto abraçada por vc e retribuo com um bem apertado!