quarta-feira, 22 de julho de 2009

UM DIA DE AMIGO

Amizade é sem dúvida uma coisa fantástica, não é?
Nesse último dia 20, além de dois amigos distantes que comemoram seus 'nivers' (Wendell e Valéria), o planetinha azul celebra os 40 anos que o ser humano pisou pela primeira vez o nosso satélite prateado, a Lua. Eu tinha meus 11 aninhos; 11 como a "Apolo 11", e assisti pela televisão "branco e preto" de válvulas, do meu vizinho, aquelas cenas incríveis do homem na lua. Foi inclusive aí que nasceu meu encanto pelo trabalho dos astronautas.

Nos morávamos no interior de Goiás, e as noites eram tão estreladas e tão claras pela luminosidade refletida do sol no solo da lua, que quase não se precisava das luzes dos postes para iluminar o caminho. Eu costumava olhar para o céu em busca das estrelas cadentes que riscavam o céu escuro das noites lá do sertão..
Bons tempos, hein? Quarenta anos ficaram para trás. Que coisa não?

Mas assim é mesmo a vida. O Tempo passa sobre nós e vai levando consigo o brilho de muitas lembranças. Sim, o tempo levou em menos de 6 anos, meus 5 avós. Como? Pois é, são mesmo 5, sem contar com a mãe biológica de meu pai, falecida no parto dele e depois desse período de seis anos, a madrasta do meu pai. Os pais de criação dele e os pais de minha mãe, ficaram também naquele período, final da década de 1969 e a metade da década de 1970. Há 40 anos atrás, faleceu então minha avó Gersonita, uma das amigas mais saudosas da minha vida. O mundo em que eu vivia, começava ali a ficar mais pobre de amigos.

Peraí...Mas eu comecei a escrever aqui, falando de amizades, comemorada hoje, no dia 20 de julho, devido a iniciativa de um "Hermano argentino" que iniciou essa coisa de celebrar a amizade, justamente à partir do dia em que Neil Armstrong 'meteu' o pé em solo lunar. Tenho que dar a mão a palmatória, que um argentino fez algo assim tão merecedor de se comemorar; A Amizade entre os homens. Inclusive, pelo que sei, "nuestros hermanos" levam muito a sério essa coisa toda de amigos e amizades. Dão presentinhos, cartões etc. e tal. Bacana isso, não é mesmo?
Já por aqui, em solo tupiniquim, a coisa toda ficou muito mais nas comemorações virtuais. Será efeito da crise? Uma enxurrada de E-mails, cartões e pps sonoros, expressando sentimentos relacionados a amizade. Homens, mulheres de todas as idades, enviando e recebendo votos de amor e amizade prá ninguém botar defeito ou ficar "de fora do baile." Você recebeu um montão, não foi? Enviou prá sua lista de amigos reais e outros tantos virtuais, não é mesmo? Eu também fiz isso com toda sinceridade que me foi possível fazer. E foi incrível ter recebido um montão, inclusive de pessoas que jamais conheci ou conhecerei algum dia.

Obrigado a todos, viu!
Muito obrigado mesmo pelo seu carinho, tá!

Em homenagem a esse sentimento tão indispensável para a saúde emocional de qualquer pessoa. Ou seja, a Amizade, resolvi deixar essa postagem para memorial desse dia. Talvez daqui uns 40 anos, alguém muito 'xereta' vai fuçar um antiquado 'blog' e encontrará uma referência sobre a nobre virtude, que existia na Terra; A Amizade. Talvez todos os meus amigos já não estejam mais por aqui, mas que vier após nossa geração, investigando a rede, encontre isso aqui, indelevelmente impresso, como impresso está a pegada de Neil Armstrong na poeira cósmica depositada em solo lunar.
Sim, porque tem alguns amigos, poucos é verdade, que mesmo passando-se anos, ventos, enxurradas de tempos e temporais, permanecem leais a velha amizade. Não estão sujeitos as ações do tempo e das circunstâncias, né?

Renovo então aqui, todos aqueles votos de saúde, paz, prosperidade e amizades sinceras para todos os meus amigos e amigas, independentemente das suas memórias. Deus acrescente a você, muitas amizades verdadeiras e permanentes, e "subtraia" aqueles "amigos da onça" que "torram nosso pacotinho" e que ninguém merece, né? "Amigo da onça" é um porre aqui e na lua, né não?

Espero comemorarmos juntos o próximo Dia do Amigo, tá bom prá você?
Enquanto isso, sejam todos os teus dias, prosperos e generosos para contigo e todos os seus queridos, viu?

Aproveito para saudar tua vida, com a Graça e a Paz do nosso amigo maior, Jesus. Força e fé meu Amigo e minha Amiga!

"Dizem que leva um minuto para encontrar uma pessoa especial, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la, mas uma vida inteira para esquecê-la."

***
*O Argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, músico e professor de sociologia, filosofia e história, foi quem resolveu comemorar a data neste dia. Motivo? Em homenagem ao dia em que o homem pisou a lua.
***

Nenhum comentário: