sábado, 18 de julho de 2009

APENAS LANCEMOS AS BOAS SEMENTES


Apenas lancemos as boas sementes.

A seara é enorme, e os semeadores são poucos e os poucos que existem, apenas semeiam. O responsável em fazer germinar o que o semeador já tem plantado, é o SENHOR que faz gotejar sobre a semente, germina e faz crescer, e no seu próprio tempo, faz florescer e frutificar.

Provavelmente o que semeou, não vai ver o fruto da semente que semeou, mas outro fará proveito de toda obra do que semeou inicialmente. Outro colherá os frutos que não existiriam caso um primeiro não houvesse lançado a semente. E é esse o prêmio de ambos. Tanto o que semeia quanto o que colhe, tem seus esforços compensados por causa daquele que fez germinar e frutificar.

Também o que semeia, vai andando pelos campos, sejam férteis ou não, lançando sua semente. O semeador, não tem culpa se o solo que recebe a semente de boa qualidade, é de pedregulhos, pantanoso ou árido. O semeador não tem que espantar os corvos ou deter as intempéries sobre as sementes lançadas.

Seu ofício é o de lançar a boa semente, esperando que venha sobre ela a chuva. Portanto, aquele que semeia não se preocupe demasiadamente pois como escrito está: "DEUS faz chover sobre justos e injustos." O que equivale dizer que não vamos poder escolher "quem" deve ou merece receber o beneficio da "chuva" ou não, pois julgaríamos, e esse não é o ofício do que semeia, não é mesmo?

É também o Senhor que prepara o solo para a seu próprio tempo, receber a boa semente. Através do vento que espalha, do sol que aquece a terra e da chuva que umedece. Na verdade Deus possui os recursos naturais e sobrenaturais para fazer morrer a boa semente, germinar, protege-la das intempéries, dos pássaros e das ervas daninhas. Mas o homem, o semeador e o ceifeiro são parte desses recursos naturais. A mão que lança a semente e a mão que recolhe o fruto fazem parte da providência de Deus.


"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas."(Eclesiastes 11:4-6)


Apenas lancemos as boas sementes.

Nenhum comentário: