sábado, 18 de julho de 2009

DE OLHO NO MELHOR


Oi!
Às vezes eu fico meio chateado com essa mania que algumas pessoas tem de lançarem todo mundo no mesmo "balaio," por causa de alguma decepção que teve.
Você não fica aborrecido com isso também? Fica, não fica?
Não é nada legal a gente ser nivelado por baixo e rotulado com o mesmo rótulo negativo, somente porque alguém se decepcionou com um outro "alguém," ou um grupo de pessoas de uma comunidade qualquer, ser discriminada por causa de uma 'pisada na bola' de um de seus membros.
Além de chato é injusta essa postura, né? Qual? Essa aí de rotular as pessoas por qualquer coisa.
Já bastam aquelas tão conhecidas:

- "Homem nenhum presta!"
Opa! Pode parar com isso, hein! Prestar ou não, não tem nada a ver com sexo, viu! Uma bobagem tão grande como dizer que "Mulher é tudo igual, só muda o endereço." Não é uma bobagem, hein? Isso não vai te justificar por alguma canalhice, tá!

- "Loiras são burras!"
Bem...rsrs, também é uma bobagem estúpida essa como se a cor das madeixas pudessem influenciar a inteligência da mulher. (Será que tem a ver com o formol e a chapinha? Brincadeirinha, viu!) Isso também não justificará qualquer menosprezo para com elas.

- "Corintiano é marginal!"
"Pô mano!" Absurdo isso, relacionar o torcedor de qualquer time a desvio de conduta. Conheço marginal que torce para o meu Palmeiras, e nem por isso eu sou marginal. Preconceito puro, né? Apesar disso, não justifica você torcer para o 'Boca Juniors' né?

- "Político é tudo corrupto!"
Que injustiça essa! Só porque tem uns poucos que usam 'cuecas' como valise para transporte de dólares? É só questão de segurança, 'ô mané'. Ou porque outros poucos recebem "estímulos financeiros" para dar um empurrãozinho em projetos de interesses escusos? Ou ainda quem sabe por causa de um ou outro que promove e acoberta alguns "atos secretos" que lesam o erário? Mas agora dizer que "todos" são "farinha do mesmo saco," é uma injustiça, hein! Aliás, nunca na história desse país se cometeu tanta injustiça, né não? Você mesmo sabe de muitos honestos, não sabe? Esqueceu? Não esquenta não, depois você lembra de algum, tá! Agora não vá usar isso como desculpa prá continuar 'aprontando' com seus eleitores, viu?

- "Os 'crentes' são todos hipócritas!"
Epa...epa...epaaa! Isso prejudica a amizade, viu! O Hipócrita não tem igualmente, pátria, cor ou credo. A Hipocrisia é um defeito da ignorância e um recurso dos medíocres. Não vá justificar os seus enganos pelo exemplo dos piores.

Sobre isso, deixa eu contar uma ilustração que eu li e se aplica aqui como uma luva.

Certa vez um cristão visitou um fazendeiro com o propósito de falar de Cristo. "Eu não vou à igreja de jeito nenhum", disse o fazendeiro. "Eu conheço um velho que vai lá e um outro sujeito que também vai, dizendo que são cristãos e a vida deles não é diferente da minha. Eu sou tão bom quanto eles são".
Em todos os lugares onde o fazendeiro ia, falava dos hipócritas que haviam naquela igreja.
Passaram-se alguns meses e o cristão visitou novamente o fazendeiro. "Eu desejo comprar um porco", disse o cristão. O fazendeiro mostrou-lhe todos os seus melhores porcos. Em certo momento eles passaram por um bem raquítico. "Eu creio que vou levar aquele ali", falou o cristão. "Mas por que logo aquele? É o pior dentre todos os meus porcos", argumentou o fazendeiro. "Tenho certeza de que é este que eu quero" insistiu o cristão. O porco foi levado para o caminhão. "Agora", disse o cristão, "e se eu der um passeio com este caminhão dizendo a todas as pessoas que é essa a qualidade de porco que você vende?" "Isto não seria justo!" exclamou o fazendeiro. "Eu tenho porcos excelentes e você quer mostrar logo o pior?!" O cristão respondeu: "Se essa atitude é justa para a igreja, também é justa para os porcos."
(Fonte: Ministério para refletir)

Não coube a luva, hein? Pois é chato mesmo que as pessoas tomem o "todo" pela "parte" como justificativa para uma atitude grosseira, não é mesmo? Ninguém é igual a ninguém, e para se viver bem em sociedade é preciso respeitar as diferenças. São muitos os exemplos negativos, mas isso não nos da o direito de lançar todos na vala comum, não é?
No caso de julgar a fé das pessoas pelas atitudes de uns poucos, torna aqueles que o fazem, em hipócritas. Sim, porque para se justificarem de seus próprios malfeitos, espelham-se nos "piores" e não nos melhores. Afinal de contas, confrontar-se com o melhor incomoda a consciência de todos, inclusive o hipócrita.
Temos é que nos espelharmos naquele que é o modelo, o padrão da verdade, que age perfeitamente com aquilo que prega e nunca com a cópia imperfeita que somos nós. Sim, somos sujeitos a falhas, mas aquele a quem tentamos imitar não falha, pois é perfeito. Temos ainda, em nosso meio alguns "raquíticos" e enfermos na alma, mas a obra é boa e "robusta." Portanto, o negócio é ficar de olho no original que é o Senhor, que é quem pode nos tornar igualmente "robustos" na fé e nas atitudes de fé.

"fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé..." (Hebreus 12:2)

Há no campo de trigo, muito joio que cresce junto ao primeiro, todavia o campo continua sendo de trigo. Na ceifa ambos serão colhidos, e então serão separados, "o joio do trigo." Isso não cabe a ninguém que prepara a terra, mas ao que fará a ceifa final. Entendeu, né?
Então é isso. Não vá se espelhar nos hipócritas que estão em todo lugar para que não venhas a se assemelhar a eles, mas espelhem-se a Jesus, que é O Caminho, A Verdade e A Vida, tá! Fique de "Olho no melhor."

O que! Você é 'sãopaulino' mesmo? Hum...tá explicado (rsrsrs).

2 comentários:

Denise disse...

Concordo com você, Gerson, em gênero, número e grau. Nunca devemos generalizar as pessoas, por causa dos erros de uns e de outros.

Um abraço. Fica com Deus.

Julita Mara disse...

Gostei muito da mensagem que vc deixou aqui!!!
Deus abençoe a sua vida!!!