quinta-feira, 5 de março de 2009

APENAS UM CISCO NO OLHO ALHEIO

Somos pródigos em examinar, fuçar, esmiuçar, e enxergar os defeitos dos outros e dificilmente, nos detemos no conhecimento de alguma virtude dele. Julgamos e somos julgados quando estamos "diferentes" dos que acreditam ser padrão de moral e do comportamento de um grupo, por exemplo.

Nos tornamos muitas vezes moralistas exacerbados ou legalistas ferozes, buscando com uma lupa de aumento na vida alheia, o que encontraríamos facilmente apenas nos olhando de frente ao espelho.

Talvez a esse comportamento tão largamente encontrado nas comunidades, nas organizações e na sociedade, poderíamos denominar: Hipocrisia?

(Doeu aí em algum lugar do teu olho, hein?)

Temos extrema dificuldade para sermos razoáveis com eventuais erros cometidos pelos nossos pais, cônjuges, filhos, amigos. E na maioria das vezes, totalmente complacentes com os nossos próprios erros.

Por causa de comportamentos assim, muitos relacionamentos são desfeitos.

Por esses motivos também, muita sociedade é rompida.

Por causa deste moralismo sem traços de afeto ou compaixão, muitas amizades são quebradas, perdidas; muitos amores se acabam; muitas famílias vivem em estado permanente de conflito.

Não importam os motivos uns dos outros, mas apenas a "nossa opinião", mesmo que no fundo, saibamos estarmos de igual maneira, errados.

Todos perdem.

Todos sem exceção, viu?

Temos a ousadia de apontarmos perversamente as falhas de todos, mas nunca "apontamos" para as nossas falhas. Elas não são relevantes para outros e sequer confessáveis para nos mesmos.

Alguns de nós, se escondem debaixo de vestes de fidelidade e lealdade, mas tão logo as pessoas percebam suas "roupas de baixo", lançam farta artilharia contra eles afim de desviar-se atenção sobre sua nudez.

Se o alvo do desafeto produz algum tipo de bom fruto, mesmo não tendo assim sido antes, a ofensiva é desacreditar ou desqualificar a autenticidade do fruto.

É uma tolice!

É também um "tiro que lhe sairá pela culatra".

Nenhuma tentativa para desqualificar uma verdade resistirá para sempre e tal qual uma mentira dita muitas e repetidas vezes, sucumbirá ao confronto com a luz dos fatos.

Também nada que agora se mantenha em oculto, permanecerá para sempre escondido e quando a luz incidir sobre a mentira, as motivações também serão reveladas.

Na Palavra de DEUS, existe fartas orientações e exortações sobre esse tipo de comportamento descrito anteriormente. Inúmeros, mas para não ocupar o seu tempo demais, cito apenas alguns conhecidos:

"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Doeu aí em algum lugar do teu olho, hein?)

E observe que isso foi dito por Jesus, uns 2000 anos atrás, ensinando e exortando uma multidão que o ouvia.

Jesus havia dito, instantes antes:

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós."

E aqui também está escrito, todavia da Palavra do SENHOR transcrita. E mesmo estando aqui transcrita, não desqualifica o fruto de quem transcreve para o nosso próprio ensino e exortação.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Quem não tem "ouvidos" para entender, "Atire a primeira pedra!"

Diante das tentativas dos fariseus "apontadores" da época, que questionavam o comportamento diferente de Jesus e dos seus discípulos, o evangelista Mateus escreveu:

"Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento."

O Apóstolo Paulo, de quem toda comunidade Cristã já ouviu falar. Disse:

"Fiel é a Palavra e digna de toda aceitação, que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais 'eu' sou o principal." Pois esta não é a "minha palavra para você", mas é A Palavra do SENHOR para nós todos, pecadores arrependidos ou não, com ou sem "CISCO NOS OLHOS", viu?

2 comentários:

Professora Ana Paula disse...

UMA DAS COISAS MAIS MARAVILHOSAS E CERTEIRAS QUE EU JA VI NA VIDA.. PERFEITO!

Anônimo disse...

muito bom atualisar as mensagens de Jesus