quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O ÓLEO E O PERFUME ALEGRAM O CORAÇÃO; ASSIM O FAZ A DOÇURA DO AMIGO PELO CONSELHO CORDIAL

Caramba moça! Você tem uma história de vida muito forte e rica. Serviria de exemplo para muitos jovens de espírito dobre e pouca vontade. Não é a minha história, contada nas páginas eletrônicas desse blog, que me fazem mais forte e corajoso do que você, não é mesmo não, viu!

Tenho recebido alguns testemunhos aqui, que me deixa esperançoso ainda, na capacidade do ser humano em superar as adversidades; os percalços dessa vida. Sabe moça. Fiquei muito honrado da sua confiança em me narrar sua luta 'hercúlea' e ter a fibra para que as pessoas não fossem contaminadas pelo seu pavor real.

Tenho sido estimulado por histórias assim, de pequenos "Davids", combatendo com recursos mínimos, verdadeiros gigantes como o "Golias" da história bíblica.

Tenho que acreditar que algo em comum, está contemplado em nossas fortalezas de fraqueza. Sim. Acredito que todas essas histórias que tenho recebido em contrapartida à exposição aqui, da minha própria história de vida, possuem um elo comum; a Fé e essa força decorrente dela...

Assim como você, simpaticamente me revela em sua carta, outras pessoas, amigas conhecidas e amigos virtuais, após uma narrativa de muitas aflições, lágrimas e dores, estão agradecidas pelo alívio e confortar do socorro Divino.

Imagino assim, pessoas que perderam tudo; e digo tudo mesmo. Por causa de traições de maridos e ou esposas; conflitos terríveis com filhos, drogados e alcoólatras; sociedades rompidas de forma traumática; enfermidades emocionais sintomatizadas no corpo e na alma; histórias de rejeições e abandonos; mágoas e ressentimentos...

Sei lá! Muitas histórias cujos protagonistas, me brindaram com sua confiança, poderiam ser as de qualquer um, pois aflição, as tribulações e dores, são comuns a qualquer que bota a cara para fora do ventre materno, e caminha nos caminhos de um mundo hostil como é o nosso. Mas a forma com que cada uma delas encara as próprias durezas da jornada, é que determinam afinal, o valor de cada uma delas.

E é assim que são as coisas. E é assim que será! Quem ainda não teve uma ressaca de melancolia, após um porre de lágrimas? Hein? Você não né bonitinha! Sorte a sua que a batata ainda não assou. Mas já tá ficando"douradinha", viu!

No cadinho levado ao fogo da existência, é que o caráter está sendo refinado, tal qual a prata ou o ouro bruto. E muitos, como você minha amiga, saem melhores... muito melhores, refinados e purificados por anos de muitas fornalhas. Fiquei orgulhoso de saber que a minha pequena história, despertou a você, para o partilhar da sua, para que muitas outras pessoas possam ser estimuladas a se levantarem da prostração e da auto comiseração. Afinal de contas, "se te mostrares fraco no dia da angústia, é que sua força é pequena".

O reconhecimento da sua alma, ao "Grande Criador" que te sustentou, e a providência dele mesmo em enviar "anjos de carne e osso", na pessoa de amigos certos, para as horas incertas, já te dão a dimensão do apelido que te deram: "mulher de ferro" agora, "de fibra". Sim, porque dobrou, mas não quebrou!

DEUS tem uma forma muito criativa de produzir em nossas almas, esse reconhecimento e a conseqüente atração do coração do homem de volta para Ele; o Pai. Sim, através da dor, muitos dos filhos temos sido atraídos em conversão de alma, para o amor e aconchego desse Pai, como fôssemos "filhos pródigos". E é graças a Ele mesmo, que temos para onde correr e nos escondermos.

Mas olha só! Saber que a minha história tal qual a sua, podem ser "óleo e perfume" para aliviar como bálsamo e animar como o bom cheiro da palavra amiga, já nos alegraria, não? Ah! Para mim já seria é a recompensa, viu!

O mais interessante, é que isso aconteça através de um veículo tão frio e impessoal como é esse treco aqui. A gente esbarra o tempo todo, com correntes de "bênçãos e maldições" em correntes acorrentadas da magia da ignorância. No meio de tantas bobagens, surgem pessoas que tem o seu prazer em disseminar palavras de ânimo e esperança. Isso é o bom vírus. "Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas".

E então, por falar em boas novas do Evangelho de Cristo, do qual muitos de nós temos falado por meio desse treco eletrônico aqui, quero aproveitar e concluir, para os que têm ouvidos. "Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação!".

Mais que um conselho amigo, essa palavra salva, viu! E por falar nisso, como são os seus pés? Formosos é claro, né não!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CORRENDO ATRÁS...

Treco doido esse negócio aí de recessão mundial por causa dos especuladores sem pátria, né mesmo! É bolsa de valores que despenca aqui e ali e os banqueiros se encolhendo; a agiotagem sem lastro está levando o planeta econômico à bancarrota.

O Lula diz: " ...que aqui não!". Posso até não acreditar nele, mas desejo que em alguma coisa, ele esteja enfim certo. Afinal de contas, nunca na história desse país, a gente precisou tanto de crer em algo verdadeiramente - verdade!

Gozado é que ao mesmo tempo em que o pânico mundial é estampado nas revistas e jornais de grande circulação e absolutamente, não sai dos telejornais, quase que nos passa despercebido o ato de incrível coragem de uma jovem adolescente brasileira. Você que vê, viu?

'Aaah...muléca! porreta essa Nayara, né não? Fala sério 'mano'! Além de fazer temerariamente, tudo que fez durante o seqüestro trágico de sua amiga Eloá, ainda deu mostras de coragem ao desmentir tantos "adultos"; tantos especialistas. Sabe, a verdade é mesmo algo que "liberta" a alma da gente. Às vezes os "adultos", preferem a outra estratégia. Sim, essa que 'rola descaradamente' em nossa sociedade, tipo assim: "Não sei de nada; não vi nada; não escutei nada!"

Apesar de ter achado um absurdo todo o episódio, os equívocos, os desmentidos todos e o massacre 'televisivo', além é claro, do trágico final da adolescente Eloá, queria registrar o significado que essa garota deu a palavra: AMIZADE. Este é um aspecto que está "escapando" da mídia; o valor que algumas pessoas dão para a Amizade. Bonitinha essa garota, né? Merece ser celebrada essa amiga.

Quanto a Eloá... Espero que a incrível Graça do SENHOR a tenha alcançado e sua alma, agora acolhida "hoje mesmo no Paraíso, estarás". Deixou através da generosidade de sua família, "pedaços vivos" da sua alegria, implantados e transplantados em outras vidas. É um mistério que não nos é revelado e pertence apenas ao SENHOR da vida.

Eu estou como todos esses 'manos' e 'manas', que foram brindados com a generosidade de familiares, durante o instante de lágrimas; botaram um sorriso no nosso coração. Eu só não pude agradecer a eles, porque não houve essa visibilidade toda causada pelo momento tão "bárbaro", tão estúpido. Mas que eu gostaria de agradecer, gostaria. Aliás, mês que vem, completo 3 anos com meu rim e meu pâncreas doados. Acho que vai ter bolinho para o 'niver' duplo. (Se chegar um convite aí é porque vai 'rolar'. Espera sentadinho, tá bem!)

A verdade é que não sabemos nada sobre o que pode nos acontecer no exato instante em que o futuro, virou agora e 'já era'...virou pó-de-biscoito na paisagem. Mas a gente também não pode ficar esperando que o 'cavalo selado' passe outra vez ou espere a oportunidade na nossa porta. Sabe como a vida é 'uma caixinha de surpresas', né?

Olha só. Antes de termos o evento da catástrofe financeira nos EUA, se falava de grandes descobertas, de "PRESAL"; aquisições de grandes conglomerados industriais e de lucros fantásticos pelo mundo afora. Taxas de crescimento dos países "emergentes" sem precedentes. E 'de repente'....
Fiasco total! Recessão às portas, nos cinco continentes. Crise mundial; pânico nos mercados e população atônita; perplexidade geral.

Adolescentes que se reúnem 'sossegadamente' para estudarem, dentro da proteção do lar e repentinamente têm suas vidas transtornadas pela loucura. Sei lá quantas histórias são geradas assim a cada instante do tempo indivisível de um mero instante de vida.

Pessoas correndo ansiosamente em busca de uma felicidade, que para muitos, nunca vai chegar. Muitos correm assim, como um cão que corre atrás do próprio rabo, acreditando que qualquer coisa vale para que "ele se dê bem". Não importa o resto do planeta, pois o que vale é a máxima de 'WALL STREET': "Os fins justificam os meios".

Pessoas se acham no direito de ofuscarem o brilho vital das outras, para que suas vidas enegrecidas possam ter algum brilho roubado, de vidas ceifadas.

- "E daí? Eu quero é ser feliz; a qualquer preço, a qualquer custo"

'Chocada'? Pois eu digo que isso é muito mais comum do que você imagina, minha estupefata amiga 'loiríssima'. Será que você não conhece nenhuma 'amicíssima' que na busca da "sua" felicidade, quer sugar a "tua" felicidade? Ah...que bom. Não tem não né?

'Caramba' garota, tá quase na hora do meu telejornal. Deixa o papo prá outra hora que eu vou assistir a catástrofe da vez. Amanhã te conto. Hã? Não entende nada? 'Pó deixar' eu desenho prá você.

Mas enquanto isso, vá 'queimando os neurônios' com isso aqui: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Salmos 37:5).

E continue caminhando que a tal Felicidade te alcança, viu?!

domingo, 19 de outubro de 2008

CADÁVERES QUE BÓIAM

A vida do homem é uma grande viagem mesmo, né não? A gente recebe tantas informações ao longo dela; acumula montões de hábitos e outros tantos conceitos; somos um pacotão deles. E de tempos em tempos, desse pacotão em que nos tornamos, pulam para fora, coisas que já havíamos esquecido, coisas que pensávamos haver deixado fora do pacotão, pois não mais nos incomodavam a memória. E de repente, somos surpreendidos novamente com lembranças, sensações e sentimentos "encharcados" pelo passar de muitas águas, mas que vêm à tona como um cadáver que bóia e nos assombra.

É difícil muitas vezes, lidarmos com essas coisas quais tínhamos por certo superadas. Medos inexplicáveis ou receios inconfessáveis. Raivas mal contidas, ressentimentos mal tratados que maltratam tanto agora, quanto maltrataram quando ainda eram só "sentimentos". E saltam do pacotão da memória ambulante que somos, e se o permitirmos, são atualizados imediatamente e tornam a nos aprisionar as emoções.

Pessoas no mundo inteiro, sofrem por causa desse movimento cíclico e vicioso. Remoendo passados; fases da vida que fizeram parte de outras etapas do desenvolvimento da sua existência. Mesmo entre aqueles que tendo conhecido a Verdade que liberta a alma dos grilhões, e ainda que lavados pelo sangue dessa Verdade redentora, se confrontam com a cara do velho homem e das velhas inclinações da fase da ignorância.

Dores de amores rejeitados, somatizados na alma dóem como fossem feridas reabertas; anulam a capacidade humana de produzir novos amores sem o evento das dores.,

A grande viagem da vida então se torna uma jornada enfadonha; chata mesmo. Os sabores estão corrompidos ao trato do paladar, como se temperados fossem com o amargo da amargura. O caminho é árduo e as pequenas pedras soltas, aparentam barreiras intransponíveis demais.
A alma está enferma.

Pensamentos negativos e de negação, são insistentes e representam significância. O prazer das coisas simples que antes atraíam o interesse, agora sem importância alguma são. Há um vazio estranho no peito, que novamente se alimenta dele mesmo, e de todas aquelas práticas do homem natural já crucificadas em Cristo. Agiganta-se sobre si novamente, a culpa e o remorso em um pensamento persistente.

Então, ele submete outra vez a sua esperança, nos rudimentos da fé. Se coloca novamente sob o domínio da lei que oprimia sua mente, ante a incapacidade de cumpri-la. Esquece-se da liberdade e da leveza que encontrou na Graça mediante o arrependimento e a confissão; o reconhecimento de sua condição de pecador.

Parecerá estranho aos que não se identificam com essa linguagem. Talvez não haja o entendimento nivelado, para a compreensão desse texto, desta reflexão, mas aos que são os da nova aliança, têm a percepção do que aqui procuro explorar. Sim, e ao que tem ouvidos como eu, ouça como eu tenho ouvido e aprendido:

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".

É assim que está proposto o caminhar higiênico e saudável. Renovando a alma no experimentar diário, das mesmas emoções havidas no despertar do primeiro amor. O Amor de Jesus.

Por que trazer a memória, a lembrança do que te desespera a alma ao ponto de entristecer o espírito? Há coisa melhor para que o caminhar da nossa caminhada, se torne uma experiência instigante ao mesmo tempo, reconfortante. Aproveita que agora que o pacotão se abriu; enterre definitivamente o seu 'cadáver' que bóia em sua mente e coloque em seu pacotão, apenas aquilo que pode lhe trazer esperança. Caminhe agora com os olhos voltados para frente.

Isso! Continue caminhando. Enquanto caminha, perceba os que como você, tem na jornada o próprio sentido de caminhar. Aprendendo nos aclives e declives dessa estrada o verdadeiro significado de estar nela; na estrada.

Digo isso porque tomei consciência oportuna do "meu próprio cadáver que bóiava" e tornava a boiar em minhas memórias. Tomei posse do que li e aprendi, e tendo enterrado o "presunto" nada fresco do passado, sob o solo úmido de sangue do Calvário, posso continuar meu caminho, com minha alma restaurada e meu entendimento renovado.

Psiu! E você meu amigo, e você amiga. Tens algum 'cadáver' para sepultar definitivamente? Hein? Tens não! Olha só. Não me preocupa as tuas certezas, mas me arrepia essa sua dúvida. Então... Não tens "algum" na geladeira? Tens não?

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

NOVO CÉU E NOVA TERRA

Imagino assim estar, entre espasmos de pura alegria e contrações involuntárias de nostalgias. Ao mesmo tempo que me delicio dos mais instigantes odores, se me sobrevêm as náuseas de concretos fedores.

Ouço falar de favores e de ternos afetos e amores no entanto, percebo constrangido, na voz que então brada e propala aos cantos, imperceptíveis tremores.

Sinto apossar-se de meus braços, um desânimo, um arrefecimento do entusiasmo e na crença à espécie humana.

Ao mesmo tempo que me soam auspiciosas aos ouvidos, notícias de atos solidários, prorrompem entre estardalhaços ações desatinadas daqueles que jazem às portas da desonra; da ruína de uma era de insanidade.

Daqueles que junto consigo, almejam levar ao pânico, com o ruído estrepitoso da sua queda. Os ventos sopram instigantes, trazem consigo aqueles odores de esperança. Aos poucos, saem por outros cantos, antigos fedores; impérios caídos da prepotência e da arrogância. Merecem apenas o esquecimento.

Em minha mente paira uma insistente crença, que há no novo, sinais de melhores aromas. A Babilônia moderna se entrega. Ajoelhada e falida, desarticula o domínio dos poderosos e ao tombar ante a crise de credibilidade, transtorna o mundo como um efeito dominó. Leva as potencias do mundo a desnudar suas fragilidades sem pena, sem qualquer sinal de dó!
Breve o trono vago, aceitará sem maior agravo, outra nádega emergente, outra coroa dirigente; delinqüente? Inconseqüente? Demente? A História contará ao seus descendentes.

Imagino assim novamente, por um pouco de tempo ao menos, que há tênue chance de não vermos reproduzidos os mesmos erros. Se ainda o mundo, tal qual o conhecemos, estar sob o império do assolador, há para nós, que cremos na nova Jerusalém a certeza na esperança do novo e definitivo Reino de equidade e justiças plenas. Sim, nossa moeda não é podre e nossa esperança não é vã. Sobre tudo e sobre todos haverá de reinar o Onipotente DEUS; sobre nós reinará o SENHOR.

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé". (Salmos 20:7-8)

Assim a experiência da Fé se interpõe e prevalece sobre o pavor contaminante. Nessa promessa de novos céus e nova terra, descansa minha alma e se meus olhos apagados não puderem ver, meus ouvidos hão de escutar dos céus, a grande Glória do SENHOR entronizado.

Imagino como agora fosse possível imaginar, e enxergando como João, arrebatado no espírito viu e registrado está:

"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe". (Apocalipse 21)

Imagino agora - pois quero motivar minha alma; imagino o soar de muitas trombetas, como a anunciar a volta do SENHOR JESUS.

É assim para o refrigerar da minha alma, imaginar com toda a liberdade que a Graça me permite, as belezas que aqui na jornada, a capacidade desse sentido a mim foi retirada. E então sonho com minha imaginação despertada para a virtude da promessa, a Infalibilidade daquele que prometeu, pois o senhor não mente. Ei de ver esse Novo Céu, ei de ver a Nova Terra, em que o sol não mais será quem iluminará aos seres e coisas, pois DEUS a a tudo iluminará com a sua permanente Glória. E então, enfim eu verei! Virei à Ele e o verei; e dos meus olhos toda lágrima não mais verterá; e o pavor dos dias passados, que hoje vivo, nem lembrança restará.

Vem SENHOR JESUS!

domingo, 12 de outubro de 2008

"ERRAR É HUMANO..."

Apenas reconheçamos que não somos super-homens ou mulheres-maravilha, no que se refere a sermos infalíveis. Você que curte histórias de super-heróis, sabe muito bem que eles falham. Aliás, falham até demais para quem se autodenomina, 'super-alguma-coisa'.

A História da humanidade é repleta de eventos de grandes fracassos. Equívocos históricos que comprometeram o resultado de eminentes grandes conquistas do homem. Grandes vultos da antiguidade e outros contemporâneos cometeram "bobagens homéricas" que poderiam ter se transformado em catástrofes. Sim, o fracasso faz parte da vida de quem tem que enfrentar a vida com todas as decisões que ela acarreta. Somos a todo instante, instigados a tomada de decisão e pressionados pelas alternativas também que se nos oferece a própria vida.

Como já escrevi em outras oportunidades - aqui mesmo no blog. Não há garantias de que a escolha que agora, sob a necessidade de respostas, venhamos tomar, represente o sucesso.

- "E se fracassarmos"?

- "E se apesar de todo nosso esforço e dedicação, o nosso empreendimento der errado"?

- "E se a profissão que eu escolhi e pela qual estudei tanto; e investi tanta energia, não me trouxer compensação financeira"?

- "E agora, depois de tantos anos de extremada dedicação, meu marido me abandona? Me troca por duas de vinte"?

- "Como vou fazer agora que a Bolsa de Valores despencou e todo meu investimento de anos foi pelo ralo"?

- "O que faço agora, depois de todos esses anos trabalhando com esmero para essa empresa, me botam no olho da rua; que faço eu agora, hein"?

- "Me doei anos a fio para criar essa filha e ela agora me trata assim! Onde foi que eu errei"?

- "Agora que estou desempregado e doente, minha mulher me abandona e os meus amigos viram as costas. Por que meu DEUS? O que foi que fiz de errado"?

"Corri e corri toda a minha vida em busca da realização do meu sonho e agora que o realizei, percebo a bobagem pela qual lutei! Como fui me enganar a esse ponto"?

- "Confiei que iria conseguir manter as prestações do meu apartamento em dia... Não consegui e a casa vai a leilão! Falhei! Sou um fracassado"!

Olha só! Todos nós estamos propensos a falha. Não é uma coisa que se almeja. Mas me diga - Quem não falhou? Hein?

Falhar não é o problema e sim o que se faz depois da falha. Quem faz do fracasso um ponto final é um fracassado. Há uma diferença crucial na forma em que encaramos a derrota, o insucesso, o erro, o fracasso.

Obviamente irão aparecer grandes receitas, sugestões, palpites, conselhos e sempre terá que ouvir aquele amigo do peito, ou da sua melhor amiga, tipo unha-e-carne, dizerem: "Eu te avisei que não ia dar certo! Eu te disse, não disse"

Verdade dita, é que a vida não é como uma receita de bolo. Na verdade não há receita alguma. Mas sabe-se que alguns comportamentos irão diferenciar as "pessoas motivadas" das "pessoas não-motivadas". Isso é o que fará a diferença, a atitude que a pessoa terá diante do eventual fracasso. Por exemplo: Usar seus fracassos como estímulo para recomeçar, alterar sua trajetória, mudar tudo se preciso for para alcançar as vitórias

Mas como encontrar entusiasmo diante das dificuldades da vida moderna? É Não tem outro jeito não, meu amigo e amiga; É necessário encontrar em você a motivação para dar a volta por cima. E motivação é uma força, uma energia que está dentro de cada um de nós, o que recebemos do meio externo são estímulos e incentivos, mas temos que aprender a encontrar esta força constantemente e não somente quando estão os "pra baixo". Tenha persistência! Lembre-se ela está dentro de você. Procure e achará! Não desista!

Alguns vultos históricos que estão mencionados na Bíblia e até mesmo outros livros históricos, registraram fracassos de vários desses personagens. Eles encontraram essa força, essa energia vital que livrou suas almas, da depressão profunda após o trauma de seus fracassos pessoais. Alguns exemplos: ABRAÃO - o pai da fé; MOISÉS - profeta e libertador do povo hebreu; ISAQUE e JACÓ = patriarcas e herdeiros da promessa feita a seu pai Abraão; DAVI - rei de judá, um homem segundo o coração de DEUS; e tantos outros que a Palavra de DEUS relata em suas páginas.

Sim, todos eles encontraram na Fé e na experiência diária de caminhar com DEUS, a motivação vivificante para buscar novamente as conquistas de seus sonhos, enfim, a vitória. Talvez você tenha outra forma para sair de uma tristeza decorrente de suas frustrações. Talvez ainda de uma depressão recorrente causada de falhas e ou culpas do passado que teimam em tirar o seu sono. Não sei! Terapias, esportes, leituras, meditações, medicamentos, relaxamentos, músicas, talvez tudo isso junto e misturado, mas eu posso te adiantar, que o que pode ser mesmo determinante para transformar a sua derrota aparente em vitória é NASCER DE NOVO!

É meu véio, Nascer de Novo que me refiro, é o "morrer" do fracasso, do sabor amargo do "leite derramado" e renascer para uma nova vida. Essa nova vida está proposta em JESUS CRISTO, que diz aos "deprimidos" pelo fracasso:

- "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-29)

Então é o seguinte! Joga fora esse fardo de derrota que impede você de ir adiante Levanta depressa dessa cama de morte em que sua depressão tem te aprisionado. Levanta "sacode a poeira" das culpas confessando a si mesmo e a DEUS todos os seus erros e então, "dê a volta por cima". Faça como proposto na Palavra de DEUS, nas considerações inspiradas ao Apóstolo Paulo, que escreveu:

- "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14)

A Alegria que resultará dessa experiência com o renascimento para a vida nova em Cristo, será o combustível para que você possa se lançar novamente ao caminho para a conquista; para a vitória.

Ah! E lembre-se! Fique sempre atento viu? Não vá ter recaídas não hein?! Afinal de contas, como diz o ditado popular: "Errar é humano e persistir no erro é burrice". Se liga!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

"TENS TU FÉ?"

Mais uma vez me entrego a explicar o inexplicável, por causa das dúvidas dos que acompanham minha trajetória, através dos escritos aqui postados.

Ninguém é unanimidade, e seria eu um estúpido se assim o desejasse ser. Muito pelo contrário, a sua discordância e ou concordância me servem, igualmente, como estímulo. Provocar, causar a reflexão, a emoção nas pessoas, é apenas a conseqüência da percepção com que cada um, traduz para si mesmo, a mensagem recebida ou exposta pública. Sim, somos 'personagens', atores de um grande espetáculo que é a vida. E falo dessa vida mesmo. Minha fé me permite contar e esperar por uma outra vida, da qual haja harmonização do que desde minha infância e depois, na consciência, acredito. Não me sentirei sequer frustrado, caso, o que hoje espero, não seja exatamente, o que "espero", mas o importante para mim, é que vivo e caminho nessa espera. Isso me faz muito bem a alma. Se serve como alento, o significado dessa esperança está na fé, da qual não ouso explicar, aliás, não precisa mesmo. Qualquer explicação, a fará deixar de ser fé, né?

Que explicação eu poderia querer para isso? Que outra paz ou que outro alívio, minha alma se saciaria em se apropriar? Se apropriasse então, iria eu querer uma outra e outra. Sabe, preciso te confessar algo também sobre mim. Eu somente existo, por causa do que creio. E como não tenho pressa alguma de 'desexistir’ vou nessa fé que é quem me estimula e refrigera a alma. A única certeza que aprendi aos cinqüenta anos de caminhada, é que não existe certezas na ciência e no conhecimento humano, mas na certeza da fé...Ah! Nessa eu posso crer. Ela não precisa de provas, ela só precisa que a gente se largue e descanse...Claro! Com atitude né? Aliás, a Fé sem atitude, é 'morta em si mesma'.

A ciência e o conhecimento se alteram conforme a evolução do próprio conhecimento e o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias que permitem descobrir o que escondido aos olhos está. Mas a descoberta do novo patamar de conhecimento, não satisfaz a mente humana, que imediatamente se lança a outras pesquisas, que ao final, eventualmente venham desqualificar o estágio anterior. Não é, contudo, ruim isso não!

Mas é um círculo angustiante de conhecimento pelo conhecimento, independente do que se fará ao alcançá-lo. Necessariamente, todo o conhecimento disponível e disponibilizado por todo e qualquer meio, não garante ao conhecedor ávido, a sabedoria. A sabedoria, no entanto, tem a capacidade de saber o que fazer de todo esse conhecimento disponível e humanamente disponibilizado. Pois ela, ao esbarrar com o imensurável e o desconhecido ao homem, inclina-se a examinar a situação pela alternativa da Fé. E na dimensão da aquisição do conhecimento através da Fé, a criatura terá que colidir com a sua incredulidade, ao deparar-se com o inesgotável poder soberano do Criador. Nessa perspectiva encontrava-se o Rei Salomão, quando escreveu: "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução". (Provérbios 1:7)

Então eu, que não sou burro e nem louco, optei por existir e pautar minha existência pela perspectiva da Fé. Essa Fé que sequer vem de mim, mas daquele por quem todas as coisas existentes ou não, são. A esse eu devo temer e o temo com tremor. E do conhecimento desse DEUS, me convém buscar todos os dias do meu existir. Conhecer a DEUS é, portanto, um fim em si mesmo. Uma inspiração para a minha vida.

Nesse ponto, você deve se perguntar: - "E daí?"

Bom meu caro e minha cara, como imagino que se você chegou até este ponto da leitura do texto e me faz uma pergunta assim, devo presumir que avidamente queira uma resposta convincente, né não? Sabe, a resposta depende do que você acredita, porque senão, ao final será um dos que discordarão. Para continuarmos deste ponto, preciso considerar sua resposta...

Tens Fé? (note que o 'F' é em maiúsculo).

Ah! Então tá! "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva seródia que rega a terra". (Oséias 6:3)

Esse SENHOR de quem falavam profetas no passado, já veio a Terra; habitou entre nós e tendo o Cristo cumprido o propósito do Pai, deu-se pelo homem em sacrifício de sangue, de maneira que todo homem que crer que Jesus é o salvador e Senhor, tendo invocado seu nome, será salvo.

Você chegou até aqui? Parabéns! Logo logo, você também estará em concordância com milhares de homens e mulheres, que tendo crido nessa palavra, agora caminham para a excelência da promessa. Continue por aqui! Vamos conhecer esse DEUS pela perspectiva da Fé.

'Bora lá'?

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

NUNCA É TARDE DEMAIS PARA DIZER: OBRIGADO!

Há uma coisa que posso dizer, das que não posso sequer admitir. Nem sei se vai te interessar a tal ponto que reconheça em você mesmo, a semelhança do que senti ao perceber o que antes, despercebido estava em mim. Confesso então que não tenho um coração tão agradecido quanto merece aquele do qual favor recebido, não merecia eu receber. Ele merece ainda, que minha gratidão se traduza em atitude de louvor, de honra e exaltação, pelo bem que me faz; pelo bem que me tem feito.

Se fiz, tenho feito, sempre será muito menos do que imerecidamente contemplou a mim, com o seu terno favor. Sim, porque na minha angústia clamei a Ele e no meu desespero gritei o seu nome. Ele então ouviu o meu clamor, e tendo se inclinado para o meu gemido, atendeu a minha voz e veio em meu socorro. Tirou-me do leito do qual, me espreitavam os que me queriam mal; os que já anunciavam a morte. O SENHOR me ajudou. Livrou-me da morte e frustrou o desejo dos que desejaram o meu fim. O SENHOR levantou-me do leito de enfermidade, firmou os meus pés sobre minhas próprias pernas e me fez caminhar para fora, de onde o ar já cheirava a morte.

É pouco! Sim, é muito pouco o que faço como atitude e ação de graças para com o SENHOR da minha salvação. Minha alma, contudo o reconhece em todos os meus caminhos. Endireitando com misericórdia, as minhas veredas.

Ainda assim, não posso com meu sacrifício pessoal, compensar o que foi feito por mim. Não há nada em mim que vale a pena ser dado, se o que me foi dado, foi absolutamente dado graciosamente. O valor do sacrifício voluntário do SENHOR foi dar-se em meu lugar; então que posso fazer senão aquilo que Ele me pede?: "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos".(PV.23:26)

Posso dizer o que digo não por ter ouvido falar. Não repito o que digo pelo muito ouvir. Posso falar de algo que resulta do esquadrinhar da minha alam e o desnudar das minhas vaidades. Não posso, portanto fugir da constatação de que sou assim, menos do que penso que posso ainda ser.

Ter um coração agradecido. Ter um coração transformado pela gratidão, ao meu SENHOR JESUS. Porque eu estava morto em meus pecados e aprisionado em meus próprios delitos. Minha alma habitava nas sombras e nas trevas da desobediência a Graça do SENHOR me alcançou. Sua misericórdia tirou a minha alma do vazio existencial em que me encontrava; da tristeza e do abandono, a mão do SENHOR me libertou.

Então é pouco, muito pouco o que posso fazer. Na verdade não há o que se possa fazer em contrapartida ao que foi feito por mim e também por ti. Não! Não há o que possa ser pago ao que por pura Graça foi dado. O sobrenatural do gesto de DEUS, se completa no fato de que não é preciso pagar, não é preciso sacrifício algum para compensar o gesto sublime de Amor de DEUS por mim e por todo aquele que crê que JESUS é o SENHOR.

Possui-me agora, uma sensação de bem-estar. Invade a minha mente a percepção do alívio de ter dito aquilo que minha consciência cristã cristalizada, me impedia de reconhecer. Sou ingrato. Diante de todo bem que o SENHOR me fez e faz, minha reação ainda é quase apática. Minha atitude não reflete, de forma perceptível a todo aquele que me examina o caminhar. Meu testemunho é fraco - tímido até. Não por vergonha, porque eu não me envergonho do que creio pela Fé, mas por causa da minha falta de sabedoria; minha natureza humana, em processo de construção.

O simples fato de exteriorizar uma só, das minhas fraquezas, produziu já em minha alma, o refrigério que como bálsamo, retira de mim um fardo ao mesmo tempo em que age em mim como estímulo para continuar disseminando, o que creio por Fé.

Nesse ponto, confessado, sinto-me com ousadia para questionar você. És grato pela vida? És agradecido pela obra que DEUS vem fazendo em ti?

Reconheces no teu próprio caminho, o agir sobrenatural de DEUS? Livrando-te do mal e dos males invisíveis que habitam dentro e fora de ti? Livrando ainda sua vida de acidentes e terrores; enfermidades e grandes dores? Percebes: Acreditas? Enxergas? Então agradeça hoje, ao menos o fato de estares inserido no projeto Daquele que morreu por ti. Aquele que com autoridade disse: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". (Jo. 10:10)

A Ele, toda honra e glória, exaltação e gratidão. Pois NUNCA É TARDE DEMAIS PARA DIZER:

- OBRIGADO SENHOR!

Amém!