domingo, 12 de outubro de 2008

"ERRAR É HUMANO..."

Apenas reconheçamos que não somos super-homens ou mulheres-maravilha, no que se refere a sermos infalíveis. Você que curte histórias de super-heróis, sabe muito bem que eles falham. Aliás, falham até demais para quem se autodenomina, 'super-alguma-coisa'.

A História da humanidade é repleta de eventos de grandes fracassos. Equívocos históricos que comprometeram o resultado de eminentes grandes conquistas do homem. Grandes vultos da antiguidade e outros contemporâneos cometeram "bobagens homéricas" que poderiam ter se transformado em catástrofes. Sim, o fracasso faz parte da vida de quem tem que enfrentar a vida com todas as decisões que ela acarreta. Somos a todo instante, instigados a tomada de decisão e pressionados pelas alternativas também que se nos oferece a própria vida.

Como já escrevi em outras oportunidades - aqui mesmo no blog. Não há garantias de que a escolha que agora, sob a necessidade de respostas, venhamos tomar, represente o sucesso.

- "E se fracassarmos"?

- "E se apesar de todo nosso esforço e dedicação, o nosso empreendimento der errado"?

- "E se a profissão que eu escolhi e pela qual estudei tanto; e investi tanta energia, não me trouxer compensação financeira"?

- "E agora, depois de tantos anos de extremada dedicação, meu marido me abandona? Me troca por duas de vinte"?

- "Como vou fazer agora que a Bolsa de Valores despencou e todo meu investimento de anos foi pelo ralo"?

- "O que faço agora, depois de todos esses anos trabalhando com esmero para essa empresa, me botam no olho da rua; que faço eu agora, hein"?

- "Me doei anos a fio para criar essa filha e ela agora me trata assim! Onde foi que eu errei"?

- "Agora que estou desempregado e doente, minha mulher me abandona e os meus amigos viram as costas. Por que meu DEUS? O que foi que fiz de errado"?

"Corri e corri toda a minha vida em busca da realização do meu sonho e agora que o realizei, percebo a bobagem pela qual lutei! Como fui me enganar a esse ponto"?

- "Confiei que iria conseguir manter as prestações do meu apartamento em dia... Não consegui e a casa vai a leilão! Falhei! Sou um fracassado"!

Olha só! Todos nós estamos propensos a falha. Não é uma coisa que se almeja. Mas me diga - Quem não falhou? Hein?

Falhar não é o problema e sim o que se faz depois da falha. Quem faz do fracasso um ponto final é um fracassado. Há uma diferença crucial na forma em que encaramos a derrota, o insucesso, o erro, o fracasso.

Obviamente irão aparecer grandes receitas, sugestões, palpites, conselhos e sempre terá que ouvir aquele amigo do peito, ou da sua melhor amiga, tipo unha-e-carne, dizerem: "Eu te avisei que não ia dar certo! Eu te disse, não disse"

Verdade dita, é que a vida não é como uma receita de bolo. Na verdade não há receita alguma. Mas sabe-se que alguns comportamentos irão diferenciar as "pessoas motivadas" das "pessoas não-motivadas". Isso é o que fará a diferença, a atitude que a pessoa terá diante do eventual fracasso. Por exemplo: Usar seus fracassos como estímulo para recomeçar, alterar sua trajetória, mudar tudo se preciso for para alcançar as vitórias

Mas como encontrar entusiasmo diante das dificuldades da vida moderna? É Não tem outro jeito não, meu amigo e amiga; É necessário encontrar em você a motivação para dar a volta por cima. E motivação é uma força, uma energia que está dentro de cada um de nós, o que recebemos do meio externo são estímulos e incentivos, mas temos que aprender a encontrar esta força constantemente e não somente quando estão os "pra baixo". Tenha persistência! Lembre-se ela está dentro de você. Procure e achará! Não desista!

Alguns vultos históricos que estão mencionados na Bíblia e até mesmo outros livros históricos, registraram fracassos de vários desses personagens. Eles encontraram essa força, essa energia vital que livrou suas almas, da depressão profunda após o trauma de seus fracassos pessoais. Alguns exemplos: ABRAÃO - o pai da fé; MOISÉS - profeta e libertador do povo hebreu; ISAQUE e JACÓ = patriarcas e herdeiros da promessa feita a seu pai Abraão; DAVI - rei de judá, um homem segundo o coração de DEUS; e tantos outros que a Palavra de DEUS relata em suas páginas.

Sim, todos eles encontraram na Fé e na experiência diária de caminhar com DEUS, a motivação vivificante para buscar novamente as conquistas de seus sonhos, enfim, a vitória. Talvez você tenha outra forma para sair de uma tristeza decorrente de suas frustrações. Talvez ainda de uma depressão recorrente causada de falhas e ou culpas do passado que teimam em tirar o seu sono. Não sei! Terapias, esportes, leituras, meditações, medicamentos, relaxamentos, músicas, talvez tudo isso junto e misturado, mas eu posso te adiantar, que o que pode ser mesmo determinante para transformar a sua derrota aparente em vitória é NASCER DE NOVO!

É meu véio, Nascer de Novo que me refiro, é o "morrer" do fracasso, do sabor amargo do "leite derramado" e renascer para uma nova vida. Essa nova vida está proposta em JESUS CRISTO, que diz aos "deprimidos" pelo fracasso:

- "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-29)

Então é o seguinte! Joga fora esse fardo de derrota que impede você de ir adiante Levanta depressa dessa cama de morte em que sua depressão tem te aprisionado. Levanta "sacode a poeira" das culpas confessando a si mesmo e a DEUS todos os seus erros e então, "dê a volta por cima". Faça como proposto na Palavra de DEUS, nas considerações inspiradas ao Apóstolo Paulo, que escreveu:

- "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14)

A Alegria que resultará dessa experiência com o renascimento para a vida nova em Cristo, será o combustível para que você possa se lançar novamente ao caminho para a conquista; para a vitória.

Ah! E lembre-se! Fique sempre atento viu? Não vá ter recaídas não hein?! Afinal de contas, como diz o ditado popular: "Errar é humano e persistir no erro é burrice". Se liga!

Nenhum comentário: