quinta-feira, 22 de novembro de 2007

QUE AMOR É ESSE?

Vocês viram?

Onde estava todo mundo? Foram para o mesmo retiro? Caramba gente! Deu a notícia em tudo que é jornal...


O rapaz, cheio de AMOR pela garota, louco de paixão pela ex-namorada, de quem tomara um "pé", a sequestrou e a manteve refém, dentro de uma farmácia, aqui pertinho, litoral sul. Durante quase doze horas, manteve sua ex-namorada, sob mira de um "treisoitão", proferindo aos quatro cantos do planeta, que a AMAVA e não suportava a separação.


Puxa vida gente, que coisa mais romântica... que prova de AMOR mais eloqüente, não é mesmo?Temos visto e ouvido as grandes transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade. "Tá tudo muito doido... OBA! Tá todo mundo louco... OBA! "...acho que o Silvio Brito cantava assim, lá pelos idos dos anos 80, se lembram (nooossssaaa...)?


Hoje em dia tudo é amor... "ficar" é amor; "pegar" e fazer amor; fazer "loucuras" de amor; "dar" uma prova de amor; "bater" por amor; MATAR por amor... QUE AMOR É ESSE?


Essa palavra está perdendo seu sentido, seu valor autêntico e seu legítimo significado, vocês não acham?


Na Palavra de DEUS, a Bíblia Sagrada, no grego, língua na qual foi escrito o Novo Testamento, a palavra AMOR, tem quatro grafias distintas e significados diferentes na intensidade. “Fileo" tipo assim, amizade, afeição mútua entre as pessoas. “Stergô" para o AMOR FRATERNO, aquele entre pais e filhos, irmãos e amigos. Tem também o "Eros", aquele AMOR DE HOMEM E MULHER, sabem como é, né? Amorzão gostoso...UFA! Aquele de marido e esposa, "tá ligado, né?” E o amor chamado "Agape" ...esse é de "responsa"! O AMOR DE DEUS "...DEUS amou o mundo de TAL maneira, que deu seu Filho Unigênito," para morrer por nós..., nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecados.


Mas voltando ao William Bonner no JN, no final da notícia da "loucura por AMOR"... "Terminou em tragédia...". Sabem, meus amorosos e pacientes amigos, a Palavra de DEUS, lá no Novo Testamento, nos dá uma "dica" do que é o AMOR legítimo, dispensado ao homem, pela graça do Criador, para que fossemos "semelhantes" à essência com que fomos criados. Tá lá no capítulo 13 da carta de Paulo aos Coríntios: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;"


Pois é... QUE AMOR É ESSE?


Depois de muita negociação entre os policiais e o rapaz de 23 anos, sequestrador "apaixonado", teve um surto psicótico e meteu uma bala na cabeça da "sua amada" e depois, enfiou outra em si mesmo. Final trágico e cruel destino de um "pretenso" amor.


Esse sentimento somente é possível ao homem que tem DEUS no coração, que ama sua justiça e o teme; Somente aquele que reconhece o SENHOR com toda força de sua alma, pode entender o que é AMOR. "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha;"Olha só, galera do bem...JESUS CRISTO, quando esteve por aqui, experimentou nossa vidinha humana, deixou-nos a maior prova de amor de que se tem notícia, entregou a SUA PRÓPRIA VIDA por nós, para que a nossa vida não fosse tirada pela morte, Ele sim...estava LOUCAMENTE APAIXONADO por mim e por você. Ele também deixou-nos um recado, um novo mandamento sobre o AMOR. Olha só! "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." João 13:34Então, né fácil não, moçada, é um mandamento complicado esse tal de AMOR. E o cumprimento dele então... "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." Gálatas 5:14


E o próximo inclui a sua "sogra", seu "cunhado", seu "vizinho" corintiano (AAARRRGGHHHH!!)... viu queridão e queridona. Não adianta fazer "beicinho"...tá escrito!


QUE AMOR É O NOSSO?


Contribuição do Pr. Eldo Machado (pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Rio Verde/GO.)


Fileo: "considerar com afeição" - denota principalmente afeição de pessoas entre si, quando estão estreitamente ligadas dentro e fora da família.


Eros: amor que denota desejo. denota amor entre o homem e uma mulher. Tem a ver com desejo sensual muitas vezes pelos gregos. Vem do termo do deus grego "Eros".


Agape: amor, afeição, estima a mais sublime virtude cristã... Mútuo amor entre a divindade (Pai e Filho), de Deus e Cristo para com os homens.


Stergô: amor sem afeição natural... Menos frequente, esse termo significa amar, sentir afeição, especialmente no mútuo amor entre pais e filhos... Amor fraterno.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

MINHA FRAQUEZA



Olha só! Vocês que tem visitado esse singelo blog, tiveram uma pequena mostra das angústias que andei passando. Nesses últimos anos então... "um perrengue atrás do outro", vocês viram aí, né?

Pois é, não tenho do que me vangloriar por ter enfrentado tudo na "minha força", sabem como são essas coisas, quando a "chapa esquenta" a gente "amarela" geral, "apavora total". Mas sabem, foram experiências de livramento. Deus foi e continua sendo a força que me sustenta. Então, essa força Ele dá a quem quer dar; sustenta ao que o ama e o teme e na sua graça e misericórdia, confia.

Acho que é sempre um exercício permanente de fé. Os que crêem sob a ótica de uma fé passiva, talvez não vão poder experimentar o efeito positivo da atitude da fé. "Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena." Provérbios 24:10.

Sabe gente, vocês podem até duvidar, mas todo mundo... todos sem exceção, vão passar um "perrengue básico", é assim, simples como "beijo na boca", como diria Caetano. Temos apenas que estar preparados para quando, não havendo força em nós, estejamos fortalecidos pela fortaleza que é o nosso DEUS.

Por diversas vezes, clamei ao SENHOR, pela restauração completa da minha saúde, sobretudo, implorei o restabelecimento da minha visão; queria ver de novo o rostinho da minha "morena", quem sabe ver as suas "caras" de espanto. Mas o SENHOR parece ter outros planos e é como disse ao apóstolo Paulo: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." 2 Coríntios 12:9

É preciso estar preparados no espírito, para quando a tribulação chegar.

Alguns já têm sido bastante afligidos, perda de queridos próximos, desemprego e a falta do "pão-de-cada-dia", romances perdidos, casamentos desfeitos, sonhos destruídos do dia para a noite... "montões" de enfermidades, no corpo e na alma, assim, "perrengassos" daqueles "brabos"! Todavia queridão, para aqueles que mesmo fracos, confiam, busca, clamam e se resguardam na força de DEUS, manifestada em Cristo Jesus, pode experimentar a certeza de Paulo, o Apóstolo que disse: "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." 2 Coríntios 12:10

É uma batalha danada, essa nossa vida débil e frágil, temos, assim me parece, apenas duas atitudes: prepararmo-nos para o dia da angústia com atitudes de fé, ou ficarmos passivos, vendo a "banda passar" para depois "chorar na rampa". Como eu sei que meus amigos do blog, é tipo assim, "pedra noventa, onde bate arrebenta", então... "Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte." Joel 3:10.

Então tá aí, para aquelas pessoas que perguntaram, eis o motivo da minha força, A MINHA FRAQUEZA, terreno fértil onde o SENHOR pode atuar com toda a sua FORÇA! Aleluia!

E você aí, tá esperando o quê? Vem para Cristo também, "ô fraquinho" e Jesus te fortalecerá!

sábado, 17 de novembro de 2007

___________
Bom meus amigos, como prometido no meu convite, taí meu bolo de
aniversário de 2 anos do meu transplante.
PODEM ME AJUDAR ASSOPRAR AS VELINHAS..
e não adianta chorarem, não sobrou nadinha...que pena né?
"Seja engrandecido o DEUS da minha vida; Tu és o DEUS da
minha salvação. És a minha rocha, a minha segurança; meus lábios sempre te
exaltarão. Aleluia!
"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nadaserei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte." Filipenses 1:20
E obrigado aos que oraram, clamaram, sofreram e choraram por mim, poissuas lágrimas e orações, foram vistas e ouvidas junto ao altar do SENHOR de toda glória, que na sua majestade, inclinou-se para minha pequena vida, moveu-se sobre mim a sua misericórdia e preservou o fôlego que somente Ele poderia retirar; pois Ele mesmo o deu a mim. Bendito seja o nome do SENHOR. Aleluia!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

"TÔ NEM AÍ...TÔ NEM AÍ..."


Às vezes a gente faz de conta que as coisas não são com a gente; que não temos nada com isso; "tô nem aí...tô nem aí...não vem me falar dos seus problemas, que eu não tô nem aí..."

São tantas as demonstrações dessa indiferença, descaso com o bem coletivo, uma falta total de apreço ao bem comum, falta de cortesia... Gente, às vezes parece que voltamos a barbárie...e alguns, privilegiados, autoridades, políticos e instituições, responsáveis por zelar desses assuntos, fazem aquela "cara de paisagem" e parecem cantarolar em uníssona voz,..."tô nem aí..."

"Nunca na história deste país"...se falou de tanta impunidade, de tanta desfaçatez, tanto apadrinhamento do malfeitor. "Nunca na história deste país"...se viu tamanha vergonha, ouvidos tapados ao clamor popular, tanta propaganda enganosa, tanto desamor e horror.

"Nunca na história deste país”... Os tapetes da maldade receberam tanta sujeira jogada para debaixo de suas obscuras opulências fraudulenta.

"Brasileiros e brasileiras" de quinta categoria, assaltando a nação, fraudando benefícios, adulterando o leite nosso de cada dia, corrompendo sistemas, prostituindo valores éticos consolidados, matando sonhos de indefesos, estuprando inocências perdidas, drogando nossos jovens promissores, contaminando nossa natureza com aval de órgãos reguladores, causando pânico na terra, nos céus e nos mares... DEUS, que sociedade omissa é essa?

Não há quem faça o bem; que olhe a causa da viúva e do menor carente; do idoso maltratado, do negro discriminado pela cor da pele; do enfermo sem assistência; da infância prostituída, vendendo seus corpos magros nas beiras das estradas esburacadas desse país; das donas de casa espancadas e violentadas por seus próprios companheiros e algozes; DEUS meu, que mundo é esse?

"Nunca na história deste país"...se zombou tanto dos desafortunados; nunca se apagou tantas vidas com "apagões" de incompetência. Tantos espertos impunes e tantos infelizes e miseráveis aprisionados pela mediocridade de seus pequenos desatinos.

"Nunca na história deste país"...se roubou tanto; se prendeu tanto e se soltou tão facilmente; tantos que sonharam com um país mais justo e mais democrático e se viram frustrados, decepcionados.

Tanto "stress", tanta insanidade; tanto desapreço pela vida, se mata por um par de tênis "made in paraguay" ou máquina fotográfica digital "pirata"...por uma bicicleta ou um cordão dourado de "bijuteria "barata, ou ainda por qualquer discussão de trânsito, balas perdidas então, nem se fala. DEUS, o que estamos fazendo desta nação?

É "Tropa de Elite" invadindo nossas consciências, tanto policiamento ideológico estabelecido por mídias aleivosas; tanta promiscuidade divulgadas com tamanho despudor...gente! No que estamos nos transformando?

Há, todavia um DEUS, que têm seus olhos abertos e atentos a toda maldade do homem; Seus olhos estão em todos os lugares, observando tantos os bons como os maus, e a Sua ira é força e justiça, para julgar e condenar aos ímpios e para desarraigá-los da terra.

Senhor usa de misericórdia comigo, transforma a natureza ruim da minha alma, molda-me conforme Sua consciência santa e justifica-me por causa do Teu amor. Livra os meus pensamentos da maldade e renova-me o entendimento de Sua Graça. Coloca em meu espírito o não conformismo com a iniqüidade que se oferece ao meu redor e dispõe meu coração para a causa do bem. Livra os meus pés de falsear os valores com os quais impregnaste a minha vida e coloca em minha boca a palavra da Tua verdade. Não permite SENHOR, que eu me omita sobre a causa do menos afortunado e contra o injusto e da sua injustiça; PONHA Ó DEUS em meu corpo e mente a vigor da contestação da maldade omissa. "TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

“LAVA-ME COMPLETAMENTE DA MINHA INIQÜIDADE, E PURIFICA-ME DO MEU PECADO. CRIA EM MIM, Ó DEUS, UM CORAÇÃO PURO, E RENOVA EM MIM UM ESPÍRITO RETO.” SALMOS 51

Santos, 11/2007.


terça-feira, 6 de novembro de 2007

A HOSPITALIDADE





"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal..." Rm. 12:10.

Não sei quanto a vocês, mas tem coisa mais gostosa do que visitar alguém que, apesar de não ter lá tanta intimidade assim, te recebe como se você fosse muito importante, já te correu uma situação assim? Cara é muito legal; uma sensação que produz muita alegria na alma.

Pois é, outro dia, Vivian e eu, fomos levar o mostruário de fotos que ela tirou do casamento de irmãos da nossa igreja. Fomos tão bem recebidos, rolou cafezinho de recém-casada, salgadinhos com aquela "cocagelabemgelacodinha", sorvete de papaia com casses, e se a gente demora mais um pouquinho para o casal escolher as fotos do álbum, meu irmão... ia rolar um feijãozinho da hora!

Durante nossa visitinha, pudemos compartilhar nossas histórias e experiências com nosso Senhor Jesus, falar um pouco de nossas lutas, dificuldades e vitórias. Descobrimos juntos, o valor imenso do que Cristo, fez, faz e continuará fazendo em nossas vidas. Ali, minha esposinha e eu, pudemos vivenciar a porção da Palavra "Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; ...alegrai com os que se alegram..." Rm 12: 13 e 15.

Obrigadão ao casal! Foi uma manhã muito prazerosa e creiam-me, vocês formam um casal muito bacana. Nosso desejo é o de que DEUS prospere suas preciosas vidas e aumente em seus corações o amor, a fé e a esperança, sentimentos e virtudes que somam para a vida eterna.

A Palavra de DEUS nos estimula à boa prática da Hospitalidade: "PERMANEÇA o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." Hebreus 13: 1 e 2. É óbvio e ululante, que eu não sou esse tal "anjo", até porque, imaginem o tamanho das asas que seriam necessárias para eu levantar vôo... imaginou o "caos aéreo"? E para aterrissar então... nem com pista para Airbus, né não? Mas enfim, nós aqui em casa, já fomos muito abençoados por termos recebido pessoas que nos fizeram muito bem; até gostaram do nosso cafezinho também!

Experimentem essa prática, nos convidem para visitá-los na hora do almoço... ou do jantar... quem sabe na ceia de Natal? Que tal, hein?

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:7.








Santos, 11/2007.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

EXPERIÊNCIAS RENOVADAS

por Pr. Paulo Roberto Barbosa
"Mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo,o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossaleve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória" (2 coríntios 4:16,17).
Quando Albert Einstein estava monitorando um exame final para alunos de física, um deles queixou-se de que as perguntas da prova eram idênticas às do exame do ano anterior. "É verdade," respondeu Einstein, "mas as respostas são diferentes este ano."
Muitas vezes lamentamos por estar experimentando, ano após ano, as mesmas lutas e as mesmas dificuldades de sempre. O tempo passa e não vemos as soluções para os nossos problemas. Tudo parece igual e até nos conformamos com os constantes fracassos.
Mas será que tem de ser realmente assim? As lutas podem até serem iguais, mas é necessário que creiamos firmemente que os resultados serão diferentes. A do ano anterior serviu para nos ensinar alguma lição e as atuais nos ensinarão outras. E assim estaremos subindo, pouco a pouco, em direção à vitória definitiva e ao regozijo pela bênção alcançada.
É necessário também que compreendamos que uma vitória no passado não pode servir para uma acomodação espiritual como se nada mais necessitássemos fazer em relação à nossa vida cristã. Nosso relacionamento com Deus traz uma renovação degozo e alegria que se modifica a cada dia. As bênçãos de ontem serviram para o nosso refrigério ontem e precisamos buscar novas experiências todos os dias de nossa vida. Assim não cairemos em uma rotina espiritual e a nossa vida será um manancial de regozijo que nos conduzirá em alegria por toda a eternidade.
Você está se conformando com uma pequena bênção do passado? Não seria melhor buscar outras?
Paz!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

MEU AMIGO "IRMÃO"



Uma homenagem tardia...mas oportuna.


"Em todo o tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão." Prov.17:17

Pessoal, não sei quanto a vocês, mas, às vezes, eu tenho aquela sensação de estar devedor de algo ou de alguém; uma coisa que fica ali, incomodando a mente, inquietando o coração. Será que só acontece comigo?

Ah..."fala sério"...não está devendo nadinha mesmo?

Quando éramos pequenos, e não faz tanto tempo assim, eu e meu irmão mais 'véio', saíamos com nossa galera, nossa 'moçada' e sempre, meu irmãozinho caçula nos pedia para ir junto...sabem como são essas coisas de pré adolescente que quer 'ir na aba' dos mais velhos...'sem noção', né mesmo?

A gente era 'ruinzão' tipo assim: cruéis. Não sabíamos que aqueles 'tocos' no nosso irmão caçula o faziam sofrer e se sentir "rejeitado"...cara, ...'tadinho'!

É meus caros, a vida tem muito disso...os mais fracos, os menores, os "doentes"...os diferentes, acabam sofrendo algum tipo de exclusão, simplesmente porque a maioria acha aquele 'diferente', vai atrasar o programa, atrapalhar o 'movimento'.

Bom, mas esse caçula cresceu, se tornou um grande 'cara', virou um "maridão", um "paizão" e aos 44 anos, um grande "vovozão", um cara genial...acreditem.

Nós estamos separados geograficamente há mais de 28 anos, caminhos diferentes, etc. e tal...aquelas coisas da vida, normal, que acontece em muitas famílias. Acabei não acompanhando de perto nos últimos 28 anos, fora aquelas reuniões nas férias...sabem como é!

Bem, alguns sabem que passei por uns 'perrengues' nos últimos anos e a despeito de toda ajuda que recebi de toda minha família, amigos e parentes, uma pessoa que me ajudou de um jeito diferente e especial, foi e tem sido esse meu irmãozinho. Com seu 'jeitão'..."tô nem aí...tô nem aí...", aquela aparente 'tranquilidade' perante a agitação...e coisa e tal, mas só filmando...observando e intervindo em momentos cruciais, oportuno e direto.

Sem entrar exatamente no motivo dessa homenagem, que ele sabe muito bem, quero 'pagar' uma dívida com meu irmão, aqui e agora; resgatar um débito de gratidão e orgulho.

Obrigado meu querido irmão por sua generosa amizade e prontidão em meu favor; DEUS abençoe sua preciosa vida, prospere todos os seus caminhos, endireite todas as suas veredas e faça o seu rosto resplandecer sobre ti. Tenho muito orgulho de ser seu irmão e tenho certeza que os nossos outros irmãos são unânimes comigo.

Mais uma vez, obrigado David...e me perdoa pelos "cascudos" do passado...

"Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te." Isaías 41:6

Em tempo: os outros manos não fiquem 'tristinhos', me aguardem!!!!
Santos, 11/2007.

CONVITE DE ANIVERSÁRIO.

Gente...olha só! Dia 16 de novembro, ou seja, daqui um mês, estarei completando dois anos do meu transplante duplo, rim e pâncreas..."maravilha", estou feliz com esse "aniversário".
Sabem, no meio médico, se costuma dizer que o transplantado "ganhou uma sobrevida", mas para nós, que cremos no AMOR UNIVERSAL de nosso DEUS, entendemos que é plano do SENHOR, Sua bondade e Sua misericórdia nos mantêm "VIVENTES" e no meu caso...bem nutridinho, né mesmo? Não é que eu esteja assim...como diria meu personal stilist, fora do peso...mas também pudera, tenho 2 pâncreas e 3 rins...isso pesa uma "barbaridade"!
Enfim, tenho muito o que comemorar, todos estão convidados a me ajudarem assoprar a velinha do bolo que minha adorável esposa e minha inoxidável sogrinha vão preparar. É SÓ ASSOPRAREM A LINDA FOTO QUE SERÁ POSTADA EM MEU BLOG...rsrsrs...podem "chorar largado"...
Foram muitas as dificuldades, tremenda angústia, dores e enormes dúvidas, mas eu estou aqui; fiquei para testemunhar que "...nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 8:38, 39.
PARABÉNS PARA JESUS...nesta data querida para mim....Aleluia!
Santos, 10/07.