quinta-feira, 31 de março de 2011

CONTRA FATOS HÁ ARGUMENTO SIM!


"Contra fatos não há argumentos?"


Sabe, na minha maneira de ver as coisas agora, meso os fatos que nos apresentam, podem ser relativos tanto quanto a verdade de cada um o pode ser.


Há pessoas que se limitam aos fatos, ao que se conhece sobre aquilo que se pode ver, mas que podem todavia não suportar a uma investigação profunda, para além daquilo que se imagina ter sido visto.


Por exemplo: Existem muitas histórias de pessoas que foram indiciadas, julgadas, condenadas e executadas até, pela exposição dos fatos que eram contra elas. A sequência da história contudo, em muitos desses casos, com o tempo e a investigação, trouxe a tona uma verdade que não se apresentava na cena, na coleta dos fatos.

Muitos erros judiciais até viraram filmes e acabaram revelando que mesmo os fatos podem ser contestados/confrontados pela verdade. Nesses casos entretanto, não se pode alterar os fatos e tampouco negar o fato de que se cometeu uma injustiça terrível. Os fatos podem limitar o julgamento que fazemos, mas a Verdade é que nos liberta de fato, dos fatos.


Assim, modestamente, eu me atreveria a dizer que Fatos não são verdades absolutas, mas uma interpretação daquilo que se pode ver. Todavia, o que se pode ver e desse modo ter-se como verdade, depende do ponto de vista de quem vê. Complicado?


Recentemente li em um livro que me presentearam, uma ilustração muito interessante que pode lançar um pouco de luz ao que quero dizer. Conta-se em uma "antiga história a respeito de três cegos que encontraram um elefante. Quando lhes foi pedido que descrevessem o animal, cada um disse uma coisa diferente. Um afirmou que o elefante era como uma grande mangueira; o segundo, que ele parecia um cabo de vassoura; e o terceiro, que ele se assemelhava ao tronco de uma árvore. Cada um descreveu o animal a partir da sua perspectiva. Nenhum deles estava certo ou errado; todos estavam expondo o seu ponto de vista pessoal. Assim o autor do livro faz uma afirmação que merece ser considerada diante dessa ilustração interessante.


"Somos humildes quando percebemos que somos como os cegos, limitados na nossa capacidade de perceber as coisas que estão bem diante de nós." (Mark Baker no livro: JESUS, O maior psicólogo que já existiu.)


Evidentemente, considerar então que é verdade absoluta aquilo que percebemos a partir do nosso ponto de vista, da nossa perspectiva da vida e da lida passa a ser arrogância até.

Agindo assim, estamos desrespeitando o ponto de vista do outro em sua verdade, que como a minha própria, é relativa. Nossas verdades não representam a totalidade dos fatos, apenas a interpretação que fazemos com o que sabemos deles.

E isso não quer dizer que não aja uma verdade absoluta, pois há ("Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;" João 14:6), nós é que a conhecemos apenas em parte. Talvez por isso todo aquele que CRÊ se aproxima melhor da verdade do que aquele que apenas SABE sobre ela.


Crer não necessita sequer dos fatos, das provas para ter-se por verdade e segui-la. Aquele todavia que precisa das provas e dos fatos para então aceitar, terá extrema dificuldade para seguir a verdade que somente é percebida na perspectiva da fé. Crer pela fé no entanto, não dispensa o conhecimento dos fatos, mas ao contrário, dá qualidade a essa fé. Conhecer e prosseguir em conhecer o motivo daquilo que se cre pela fé, capacita o que crê, estabelece a confiança e cria um relacionamento com o motivo da sua fé. JESUS é o motivo da minha fé.


Eu creio na sua verdade e com toda a convicção que me é possível ter, quero conhecê-lo mais, e prosseguir em conhecê-lo cada vez melhor. Jesus não convenceu-me pelos fatos históricos, mas Ele me atraiu gentilmente pelo que fez por mim antes mesmo de eu existir. Pela cruz, Jesus me atraiu para si, e é desse ponto de vista que eu posso enxergar a vida. É também sob a perspectiva da cruz de Cristo que podemos caminhar pela fé em direção a Esperança apesar dos fatos. Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". Sim, esse é o argumento que muda os fatos que pesam sobre nós, e altera a condenação. Aliás, Jesus sobre isso afirmou que "Não veio para condenar o mundo, mas veio para que o mundo fosse salvo por Ele."


Não permita que suas próprias verdades ou de quem quer que seja o condenem e limitem sua crença em seu potencial; em sonhos maiúsculos; nas pessoas que te cercam de amizade e te querem bem. Não permita que te roubem a fé, diminua sua esperança e tampouco esfriem o amor. Não se autocondene pelos fatos da sua história que não pode mudar, mas perdoe-se e viva. Aceita o perdão de Jesus e viva para sempre.


"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus." (Rm. 8:1)


O Senhor faça transbordar em Graça o nosso viver.

Nenhum comentário: