quinta-feira, 29 de julho de 2010

SEPARANDO O JOIO DO TRIGO


Desde que o homem é Homem e mulher é Mulher, ele está sempre em um processo de separar as coisas que devem permanecer, daquelas que simplesmente devem desaparecer. Muitas dessas situações poderíamos denominar como: "Separando o joio do trigo."

Essa é uma expressão singular em que apesar de estarem juntas, crescerem e até se desenvolverem em um mesmo ambiente, "joio" e "trigo", representam a coisa má e a coisa boa. Sim, porque essa convivência, longe de ser pacífica, acontece mesmo em diversos níveis da nossa vida, e tem produzido grandes conflitos nela também.
Parece que em todo tempo, e o tempo todo, existe esse conflito também em todo mundo e em determinado momento fica bem aparente a diferença entre um e o outro.

O "bem" e o "mal" o "mau" e o "bom" mesmo sido "plantados" em um mesmo campo, germinado e crescido no mesmo ambiente, são coisas absolutamente diferentes em sua constituição.
Todavia, até que chegue o momento da colheita, em que ambas estão plenamente desenvolvidas e suas características totalmente identificadas, essa colheita pode ser executada com toda segurança sem o risco de misturá-las.

Assim como na célebre parábola de Jesus descrita na Bíblia, contada por Ele a multidão de ouvintes, e explicada aos seus poucos discípulos, o tempo de separar o "joio" do "trigo" é um momento doloroso sempre, porém necessário e inevitável também. Há igualmente uma verdade dura demais para ser desprezada em se tratando da essência dessa mensagem de Jesus, que é a de que o "joio" por mais que esteja junto no mesmo campo, não é e nunca será "trigo". E da mesma forma, o "trigo", mesmo estando ao lado do "joio" e crescido no mesmo campo, ter em aparência mais jovem semelhança a do "joio" ao ponto de se confundir em determinados períodos de seu crescimento ao "joio", ele porém é "trigo."

Há no entanto aplicabilidades para nós nisso também. Sim, eu vejo muitos momentos em que temos que fazer essa separação, para que as nossas vidas "respirem" e fiquem livres do cerco que o "joio" põe sobre o nosso crescimento em qualquer aspecto. Claro que mesmo aqui, permanece que o "joio" e o "trigo" não são nem o mau ou o bom personificados, mas sim representam emoções, sentimentos, atitudes boas ou más que nos elevam ou nos sufocam, e das quais temos que em algum momento fazer essa separação. Exemplos não faltam, e podemos elenca-los de várias maneiras.

* Nossas amizades: Algumas nos fazem muito bem, nos trazem ânimo e nos lançam para cima, mesmo quando discordam em opinião. Já outras, nos sugam as energias e nos lançam para baixo até quando nos bajulam. Você já consegue identificar isso? Se já, é hora da ceifa, da separação para que você fique bem.

* Ressentimentos: são como plantações inteiras de "joio" que sufocam o nosso crescimento emocional e principalmente espiritual. Se existe essa "plantação" em seu coração, está passando da hora de ceifar, separar da sua alma, para que você tenha paz no espírito.

* Velhos hábitos: e novos vícios... Tens algum? Esses então são responsáveis por tremendos conflitos e transtornos nas vidas de todos que os tem. São "joio" da pior qualidade que servem somente para ser lançados ao fogo, e desaparecerem por completo das nossas vidas, não é mesmo? Tente arrancá-los de você e vai ver o prejuízo enorme que já causaram. Hora da ceifa, da separação dos velhos e maus hábitos...

Em outra seara, entre os políticos por exemplo, se utiliza frequentemente a frase "separar joio do trigo" para justificar-se perante a opinião pública, de que ele sozinho ou seu partido não são "farinha do mesmo saco" que esse ou aquele outro.

Mas, assim como na parábola de Jesus, somente saberemos quando já os campos estiverem prontos para a colheita, ou quando as árvores derem os seus frutos, ou ainda,
quando as flores exalarem o seu perfume, é que saberemos o que são e os que não são. No último caso, este é um bom ano para fazer uma grande ceifa na política, não é mesmo? Os frutos já são conhecidos pela "ficha limpa" ou pela lista de sujeiras que não tem fim, logo, hora de separar "joio" do "trigo!" E é assim que os Homens e Mulheres saberão enfim o que deve permanecer, e o que deve desaparecer das suas histórias.

Você que tem olhos para ver e ouvidos para escutar, percebeu ainda algum resquício de "joio" no seu coração? Tem algum feixe dele que perturba seus pensamentos? Então meu amigo e minha amiga, tá na hora de limpar o solo e preparar sua história para receber uma nova e boa semente do genuíno "Trigo" que alimente a sua vida e da sua geração para sempre, viu? Receba no campo arado da sua vida, A Nobre Semente de Jesus. Ele é o Trigo do Pão da Vida.

"Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." (JOÃO 6:33-35)

3 comentários:

Guida Linhares disse...

Olá Gerson, prazer em conhece-lo; gostei muito do texto, bastante significativo. Abraço santista, guida

Anônimo disse...

Gostei muito! É uma tarefa difícil essa de separar o joio do trigo. É preciso estar vigilante.

Nine disse...

Muito bom! Vim à procura da parábola para contar à minha filha e achei esse ótimo post. Obrigada.

ninefrancine@gmail.com