domingo, 18 de julho de 2010

SER FRACO PARA SER FORTE

Um certo religioso estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê ao lado, um velho chinês colocando um prato de arroz na lápide de algum parente seu. Então ele se vira para o chinês e pergunta em tom de superioridade:

- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?

Ao que o chinês responde no mesmo tom:

- Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem cheirar as flores!

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." Mt. 7:1 e 2

Sabe, é muito comum encontrarmos situações semelhantes a da nossa bem-humorada ilustração. Provavelmente você até se lembrou de algum episódio em que tenha presenciado alguém procedendo de maneira arrogante, e como reação, recebeu em retorno dose equivalente, ou até mesmo desproporcional. Se lembrou, hein?

Situações assim acontecem o tempo todo e em todo seguimento da nossa sociedade. No inter-relacionamento das pessoas, seja entre familiares, colegas e amigos, ou entre pensamentos, ideologias, filosofias ou até mesmo doutrinas religiosas.

A falta de respeito que muitos têm para com a opinião diferente do outro revela a falta de qualidade também de quem assim o faz.

Sim, porque respeitar as opções do outro "em qualquer aspecto" é uma das maiores qualidade que um ser humano pode ter e desenvolver.

E por que?

Porque as pessoas são diferentes, agem e reagem de maneira diferente, e obviamente, pensam diferente.

Naturalmente esse respeito absolutamente não quer dizer que se concorde com ela em tudo ou em parte, mas apenas de que tanto ela quanto você possuem o direito de concordar ou divergir. Isso é um direito inalienável do ser humano.

Nunca julgue. Apenas compreenda esse direito. Mesmo quando se tem a plena convicção da sua correta opção, desrespeitar aquela pessoa por sua escolha, não vai trazê-la para o seu lado com essa postura antipática e arrogante, vai não, viu?

Todo argumento que você possa pensar em utilizar para convencer alguém a caminhar contigo e abraçar a mesma ideia, tem que estar fundamentada nos princípios da igualdade, da tolerância e do amor.

Esse tipo de estratégia pode ser observada na experiência do Apóstolo Paulo, que nos é revelada em sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 9 e versículo 22, quando diz:

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns."

Há muitos que não comem, não bebem, não dançam, não cantam, não demonstram com gestos de afeto porque acreditam que é assim que deve ser, outros, por sua vez, comem, bebem, e fazem tudo com plena liberdade porque igualmente creem ser assim que se deve viver.

Mas nenhum que com liberdade come deve desprezar aquele que não come, assim como esse último, não deve julgar o que come. Pois o julgar é atributo de Deus, e somente a Ele será prestado contas no final de tudo por todos.

"Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pór tropeço ou escândolo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu." (Rm. 14:13-15)

E aí "meu brother"... Vais ficar no prato de arroz, e brócolis com chuchu, ou vais cair de boca num churrascão irado, hein?

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." (Rm. 14:19)

Nenhum comentário: