quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

PREVISÕES


Quando mais novo, eu trabalhei em uma companhia de navegação. Cuidei durante vários anos, da programação dos navios no que se referia as cargas a serem embarcadas para diversos portos do mundo. Lidava com a prontidão de cargas dos clientes, para que na atracação do navio, os oficiais, supervisores e conferentes pudessem analisar o plano de bordo, para a chamada da carga para o costado da embarcação. Quem é desse seguimento entende bem essa rotina.

Éramos uma equipe que checava de hora em hora a situação em que se encontravam as cargas. Se já haviam sido depositadas nos terminais de exportação. Se as capatazias já tinham sido recolhidas a concessionária do porto. Se os produtos já estavam desembaraçados e prontos para embarque, e se os fretes 'prepagos' já pagos na agência. Essa era a rotina básica que antecedia a chegada do navio.

Todos nós que estávamos envolvidos na operação, os que estavam 'fechando' cargas para os portos atendidos dentro do itinerário, os administradores da agência, e uma enorme e intrincada rede de interessados na data de chegada da embarcação no porto, todos, acompanhavam as "previsões" dessa chegada fornecidas pelo armador e divulgada por nós. De tempos em tempos, os armadores emitiam um aviso em que atualizava essa data. Era uma expressão que apelidávamos de 'ETA' que salvo melhor inglês - 'Estimated Time Arrival', queria dizer a PREVISÃO de chegada do navio.

Era em cima dessa estimativa do navio, que se encontrava em trânsito, ou seja, navegando e tocando outros portos, que todos os preparativos eram feitos. Nossa equipe era solicitada o tempo todo a atualizar aos clientes, terminais, despachantes e outros interessados, esse tal de 'ETA' - a PREVISÃO de chegada.

Muitas dessas pessoas, talvez mesmo se esquecendo que se tratava de uma PREVISÃO de chegada, tomavam decisões precipitadas ou atrasadas tendo como referência segura e certa, uma PREVISÃO. Ouvi por diversas vezes, severas reclamações de clientes que se diziam prejudicados pelos constantes atrasos. E quando o navio adiantava então! Uma loucura, viu?

De repente me vieram essas lembranças em um momento em que pelo mundo afora, enquanto bilhões de almas esperam a chegada de um Novo Ano de promessas, milhares de outras pessoas fazem suas PREVISÕES sobre o futuro desse ano que já tem data para chegar.

Com recursos de todos os tipos, se tenta antecipar o que ainda não aconteceu. Muitas pessoas, referenciam suas decisões, seus projetos de vida nessas PREVISÕES. O ser humano tem uma ansiedade enorme na sua alma querendo prever o que há de vir no povir, antes mesmo de ele existir. Tomam decisões precipitadas por acreditarem não somente nas PREVISÕES, mas por deixarem que isso dominem suas mentes e corações.

Colocam muitas vezes, suas vidas, seus sonhos e suas realidades em modos e maneiras estranhas em que terceiros se utilizam para fazerem suas PREVISÕES de fim de ano por exemplo.

Eu me lembro que sobre a minha vida, ou melhor dizendo: sobre a minha morte, algumas PREVISÕES também foram feitas. E foram feitas por pessoas que se achavam capacitadas para fazê-las, os médicos. Mas se mesmo como uma embarcação, que navega pelos sete mares do mundo, que tem os transtornos e contratempos do meio físico, as adversidades atmosféricas, os atrasos tão comuns pelos portos que estavam no seu caminho e até mesmo problemas mecânicos da própria embarcação conspiram conjuntamente para frustar as PREVISÕES dos especialistas, imagina fazer PREVISÕES sobre a vida de uma pessoa.

Quando uma vida se acaba, seu fôlego retorna para Quem o deu, e sua carne retorna ao pó. Claro que aquelas PREVISÕES de morte sobre mim falharam.

O Futuro ainda não aconteceu e todos nós temos uma folha em branco a nossa frente para começar a escrevê-lo a partir de hoje. Sim, a partir de agora mesmo, e nem é necessário esperar a virada do ano para começar a escrever sua nova história, viu? O tempo é contínuo e não tira férias em nenhuma estação.

Aos que acreditam: Não coloquem toda sua fé, esperança e principalmente, sua vida em PREVISÕES de ninguém. Pegue sua folha em branco e escreva a sua história de "próprio punho" com sua letra e com seus sonhos na cabeça.

Se sobre tua vida houver PREVISÕES ruins... Contrarie-as!
Se forem boas... Supere-as!
Aos que não acreditam: Façam a mesma coisa, tá bom?

Se existe um 'ETA' - Tempo Estimado para a Chegada, de qualquer coisa que vai transformar nossas vidas definitivamente no próximo ano, ou nos próximos, vai depender do que você escrever nessa folha em branco da sua existência, e da vontade soberana do DEUS do Universo.

Ele não faz PREVISÕES, Ele faz acontecer!

Cá entre nós: Se eu fosse você, colocaria seu navio, barco, submarino, bote, prancha de surfe ou bóia, ao comando de JESUS, que Ele te levará a um porto seguro ao final da travessia. Isso não é PREVISÃO, mas confiança! Podes crer, viu?

BOA TRAVESSIA, COM JESUS NO SEU BARCO! E FELIZES ANOS NOVOS!

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Gerson, um feliz ano novo abençoado por Jesus.
Voce sabe que lendo este texto fiquei pensando na quantidade de bobagens
que ouvimos em todos os finais de ano, não é mesmo?
Coisas do tipo: Não pode comer frango na passagem de ano porque o coitado do
bicho cisca p/ trás, e aí teu ano vai p/ trás também.
Dependendo das tuas pretensões, a cor da roupa varia: amarelo p/ tal coisa,
rosa p/ tal e assim sucessivamente.
Pular 7 ondas, comer lentilha em cima de uma cadeira, colocar roupa nova,
usar ouro e etc etc.
Nos programas de tv aparecem videntes, astrólogos, tarólogos e afins fazendo
as previsões.
Nossa, p/ mim não passa de um monte de bobagem, o que eu faço e isso sim eu
não posso de deixar de fazer é o seguinte: Agradeço a Deus pelo ano que está
acabando, agradeço pelos meus pais que estão comigo, e peço sempre saúde a
todos meus familiares e amigos, porque com saúde o resto a gente leva.
Será que diante de tanta bobagem que vemos e ouvimos as pessoas lembram de
agradecer a Deus??
Já ouvi o seguinte: -"Eu faço tal simpatia porque não custa nada dar uma
forcinha p/ Deus.!"
Para tamanha besteira respondo:_"O Deus em que acredito, foi o Deus que fez
o Céu e a Terra, eu e você, criou tudo que vemos. Voce acha que um Deus
assim precisa de "forcinha"?? Faça-me o favor...
É amigo, muitas pessoas são equivocadas...
Paz e Bem sempre