sábado, 5 de dezembro de 2009

QUERO SER FELIZ !!!


As pessoas são muito parecidas no que se refere ao projeto de vida. Se a gente saísse por aí a perguntar aos transeuntes nas ruas, calçadas ou em qualquer outro lugar, não seriam muitas as respostas diferentes de:

- "Quero ser feliz!"

Talvez eu e você tenhamos muitas diferenças de temperamento, cultura, nível social, orientação religiosa, enfim, qualquer diferença, mas seríamos semelhantes a grande maioria, não é mesmo?

A forma de buscar essa felicidade é que diferencia e distancia as pessoas, apesar do objetivo ser o mesmo. A grande maioria quer encontra-la através do sucesso pessoal.

Na verdade, existe uma pressão absurda sobre as pessoas, para que obtenham êxito em tudo, sucesso, como uma fórmula certa de se chegar a felicidade. Nessa área, tem uma bestial quantidade de literatura de autoajuda, disponível até mesmo em lojas de conveniência em postos de combustível. Você pode aprender como se obter sucesso profissional; se dar bem na vida; fortalecer seu marketing pessoal; e até mesmo, desenvolver seu magnetismo para atrair a atenção de todos, enquanto abastece seu carro e calibra os pneus dele.

Tem gente ganhando rios de dinheiro escrevendo literatura para convencer as pessoas de que a felicidade e o sucesso são sinônimos.

A sociedade consumista então... "Nada de braçadas" colocando campanhas incríveis em peças publicitárias fantásticas, associando a felicidade a obtenção de produtos e mais produtos.

A indústria cosmética por sua vez canaliza a ânsia das pessoas pela aparência perfeita, como a chave que abre as portas da felicidade.

As clinicas de cirurgia plástica proliferam em ofertas ás prestações, de rejuvenescimento, 'lipoescultura' e enchimentos de pedações de silicone espalhados em cada parte do corpo, que nem te conto, viu? Tudo para que assim as pessoas possam se sentir felizes com a aparência que os ditadores da moda e os cultuadores do corpo ditam para nós.

Nas escolas, desde muito cedo, somos ensinados que o sucesso e a felicidade tem relação diretamente proporcional ao conhecimento que adquirimos. Assim, as escolas, faculdades e uma infinidade de cursos de treinamento, direcionam as pessoas para a escolha desse modelo de alcançar a felicidade intelectual - se é que existe isso, né? Temos uma enormidade de cursos virtuais oferecidos na NET, com os quais, as pessoas poderão ter facilitados o caminho para o sucesso na vida, e consequentemente, serem felizes.

No mundo corporativo, as empresas por sua vez, estimulam seus funcionários a estabelecerem metas pessoais, tal como elas fazem com eles, afim de que igualmente obtenham êxito no cumprimento delas. Porque para elas, êxito e felicidade são sinônimos.

- "Quero ser feliz!"

Existe um grupo de pessoas, onde eu me incluo, que entendem que a felicidade não é uma meta que está lá, em algum lugar a ser alcançado, mas apenas e tão somente, um estado de espírito.

Assim, podemos ser felizes indo ao Mac Donald's devorar um BigMac com uma porção de fritas, uma tortinha de banana e um sundae de morango, hummmm...

Podemos ser felizes ficando em casa, num dia chuvoso e frio, sob as cobertas abraçado com seu amor - sugestivo, hein? Como assim? É claro que cada um com a sua, né? Espertinho.

Podemos ser felizes indo ao estádio de futebol com os melhores amigos e assistir o Palmeiras 'dando um chocolate' no time adversário, ou assistir com seu cachorrinho de estimação o mesmo jogo pela TV, torcendo sozinho a cada gol na caçapa do time rival. Eita!

Podemos ser felizes também levando os filhos ao cinema na 'matinê' das quartas, quando o ingresso ´é econômico, né não?

Também podemos ser felizes levando a namorada para a praia, pegar um bronzeado na "carcaça branquela" mesmo quando o sol está se escondendo de você, viu?

Olha só, a gente não tem que por obrigação, ser feliz o tempo todo, até porque, existe a realidade que estamos inseridos e que nos oferece as dificuldades, os obstáculos, eventuais perdas e alguns fracassos até.

É assim mesmo a vida, uns dias estamos tristes outros alegres, tem dias que acertamos e outros dias erramos, e não há mal algum nisso, tá bom?

A gente tem é o dever de manter o estado de espírito predisposto a alegria, que a felicidade chega. Ah se chega.

Você também quer ser feliz? Experimenta manter o teu Espirito entusiasmado com a promessa abaixo, tá?

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR." (Sl. 128)

Experimenta, vai!

Nenhum comentário: