quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SAPOS OU GANSOS


Temos guardado em nós, entre muitos pontos negativos do nosso temperamento, um que geralmente nos causa constrangimentos e não raramente, prejuízos.

Um desses pontos é sem dúvida, o orgulho, não é mesmo?

Bom, pode não ser o seu ponto fraco, mas com toda certeza, é o de muitas pessoas que nós conhecemos.

Claro que, em alguma situação em que nós nos demos bem, que levamos vantagem em lgo, superando inclusive outros, a gente acaba deixando escapar essa fraqueza. Ficamos tão vaidosos de termos superado os outros que fazemos questão de nos vangloriarmos do feito, não é?

Ei! Você aí do fundão...Não disfarça não, hein?

Principalmente quando mesmo em uma empreitada em que conquistamos algo em grupo, mas a "arte final" fomos nós que executamos, queremos o destaque para nós.

Quem nunca passou por uma situação em que o "dono do processo" diz que se o projeto for sucesso, "os louros" são dele, todavia, caso dê tudo errado, a "culpa" é do grupo? Isso te lembra alguém, hein?

A gente tem mesmo essa necessidade de sermos enaltecidos por uma ideia que demos, um palpite que levou o projeto ao sucesso, uma palavra que transformou o rumo das coisas levando a bom termo.

E quando se trata de um time em que cada um tem a função especificada pelo treinador, e quando o time obtém o campeonato, o centroavante goleador se vangloria de ter sido ele o maior fator para o sucesso do time? Será que isso acontece com meu 'Palestra' hein?

Sabe, ninguém faz sozinho.

Ninguém pode realmente, achar que pode tudo porque é o mais forte, a mais bonita, o mais esperto. Ninguém consegue nada na vida, em que todos correm juntos em busca dos seus sonhos. Existem braços que nos suportam e mãos que em algum momento da corrida, nos resgatam do chão. Pessoas que nos animam com elogios e nos estimulam com palavras de entusiasmo.

Amigos verdadeiros que se desviam por um pouco dos seus objetivos, de seus sonhos, para correrem trechos importantes dos nossos sonhos.

Como não reconhecer isso diante do sucesso?

Para que braços iríamos nos consolar caso fracassássemos?

O orgulho, a vaidade e a vanglória trazem muitas separações, mas é a humildade a melhor virtude para que a glória não seja vã.

A Palavra de Deus, está repleta de exortações acerca desse ponto fraco que muitos de nós possuímos em nosso temperamento natural.

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo" Filipenses 2:3)

Muita gente não suporta uma posição inferior que o topo do pódio, mas para que se chegue até ele, toda uma "equipe" tem que auxiliar, facilitar, abrir caminhos, para que haja a conquista no final.

Vangloriar-se então, é como desprezar toda "equipe de apoio" que nos ajudou, mesmo no anonimato, a vitória.

Somos "abatidos" dessa glória tão passageira pela presunção de que podemos mais, merecemos mais que todos o reconhecimento e os créditos pela conquista. Sim, nosso orgulho pode nos criar, exatamente o caminho da derrocada e do afastamento. Ao contrário disso, reconhecer que a honra e o mérito é da equipe de apoio pela vida, e humildemente repartir com todos, os benefícios da glória na conquista. Você não acha justo assim?

Eu li em algum lugar uma ilustração, uma fábula bem-humorada que também se aplica ao nosso tema aqui. Não sei se você conhece diferente, mas deixa eu contar do meu jeito, tá bom?

Conta-se que dois gansos, ao iniciar sua migração anual de outono, encontraram um sapo que pediu que o levassem com eles para o nordeste onde o calorzinho de época "dava praia".

Os gansos, muito gentis por sinal, querendo atender a vontade do sapo folgado, pediram que ele arrumasse um jeito, uma forma de ser transportado por eles.

O sapo apresentou um graveto longo de arbusto e os dois gansos o pegaram cada um em uma ponta, enquanto o sapão o agarrava, no meio com seu bocão.
Dessa forma, os três seguiram viagem, com sucesso, em direção as praias mornas do nordeste.

Se ligaram na estratégia do transporte, né?

Aí, Alguns turístas, que se encontravam bronzeando na praia, notaram aquele fato e, com admiração, comentaram em alta voz:

- "Quem teria imaginado algo tão criativo?"

O sapo ouvindo isso, cheio de vanglória, abriu a bocona para responder que havia sido ele, mas, logo que soltou o graveto, despencou lá de cima e se esborrachou em cima de uma pedra na praia. Tá lá um sapo estendido no chão.

Achou engraçado é?

Pergunta se o sapo da nossa estorinha achou, viu?

Desde sempre fomos ajudados, alimentados, suportados, auxiliados, erguidos, apoiados, aconselhados, protegidos, corrigidos, acobertados, para que enfim, chegássemos vitoriosos ao final da jornada. Nossos pais, irmãos e até quem sabe, aquele cunhado chato; aquela tia solteirona, o funcionário tímido da repartição, ou ainda aquele gerente que te promoveu por ter ido com sua cara. Talvez aquela esposa dedicada que cuidou de tudo para que você somente se preocupasse com a carreira, sei lá? Tanta gente, né?

Seu namorado que te apoiou ou ainda, aquela amiga que sofreu e chorou contigo, quando você mais precisou. Que guardou seus segredos mais íntimos e ouviu todas suas reclamações. Quem sabe hein?

Quem sabe quantos "gansos" toparam realizar seus sonhos, levando você junto nas asas de seus próprios sonhos.

É...

Muita gente mesmo contribuiu para que eu e você alcançássemos alguns dos nossos melhores sonhos, foi não?

Então, só para fechar essa reflexão e irmos dormir em paz:

Afinal de contas, você é "Ganso" ou "Sapo" hein?

Um ótimo voo rumo a vitória, tá bom?

Um comentário:

Nile e Richard disse...

Oi Gersoson.
Simplesmente fascinate.
O orgulho, a vaidade e a vanglória trazem muitas separações, mas é a humildade a melhor virtude para que a glória não seja vã.
Perfeito!!
bjtos.Nile.