quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

FAZENDO 'PANQUECAS’



Quando chegamos assim ao fim de mais um ano, voltamos nossa mente para os dias que, juntados e misturados, nos trouxeram até seu desfecho, até aqui.

A gente havia se enchido de coragem e propósitos ao final do ano passado. Imaginávamos fazer o ano de 2008, o melhor possível para que fosse o melhor ano das nossas vidas. Você fez isso, não fez? Hein? Eu fiz! Como sempre, a gente se propõe a fazer e dar o nosso melhor, para que as coisas aconteçam também, da melhor forma possível. Pretendíamos nos tornarmos melhores naquilo que fomos apenas medianos e corrigirmos tudo aquilo em que nos mantivemos medíocres no ano anterior.

Certo... Então saímos cheios de energia e com certa ansiedade natural de quem que acertar, surpreender as pessoas e até mesmo, surpreender-se. Descobrir habilidades que acreditava-mos estar contida em nossas almas e que necessitavam apenas e tão somente, nos lançarmos com bom ânimo, que tais habilidades fariam fruir de dentro de nós.

Bem... Nem tudo foi assim não, né? Acertamos algumas coisas que estavam descritas e experimentadas, tais como "receitas de panquecas da mamãe", mas em muitos casos, a gente inventou um pouco, ousamos outro tanto, e de repente... Fizemos algumas lambanças não foi? Uma bagunçinha aqui e eventualmente, outra ali.

Mesmo estando assim, cheios de boas intenções e de motivações nobres, na hora de executarmos a "receita", enfiamos o pé-na-jaca... ou será na tijela? Fato é que nem sempre do nosso jeito a coisa sai do jeito que deve sair. Mesmo porque, tem gosto e paladar para tudo, né não?

Achei que todo mundo gostasse de panquecas com o molho e tempero da mamãe. Aquele molho "italiano" de tomates frescos, triturados e peneirados e com aquela 'pitadinha' de açúcar, acho que prá aliviar a acidez. Mas teve gente que preferia com limão azedo e mostarda amarga, outros com muita pimenta malagueta recheada com jiló...éééca!! Questão de gosto e de paladar.

Mas a intenção era de agradar as pessoas, mesmo que a gente tivesse que fazer algumas concessões... leves, mas enfim, concessões. Sabe o que acabei notando em muitos desses casos? Hein? Ninguém ficou plenamente satisfeito, o que me incluiu também. Coisas da culinária regional, imagino...rs

Questões gastronômicas à parte... O mais importante é que no aprendizado que acabou sendo este ano para mim, foi apenas ratificado, confirmado que "importa mais agradar a DEUS do que agradar ao homem".

O SENHOR não nos enxerga como merecemos quando cometemos bagunças, quando entornamos a massa da panqueca. O SENHOR age com misericórdia e profunda compaixão por nossas inocentes tentativas de fazermos o nosso melhor. Ele ao contrário da grande maioria dos "Gourmet", age com simpatia e com sua imensa Graça, perdoa nossas falhas. Na receita de DEUS existe um ingrediente que conserta toda a bagunça que fizemos das nossas vidas, ao longo de anos e anos em que tentamos fazer "panquecas" do nosso jeito. No manual de DEUS, ao "obedecermos" sem jeitinhos suas receitas, nossas boas intenções, resultarão na melhor "panqueca" que nossas vidas poderiam preparar, e agradarão ao principal "crítico culinário"; O SENHOR.

Mas sabe... DEUS faz muito mais do que nos perdoar pelas "panquecas" malfeitas. Neste ano, por exemplo, acrescentou-nos pessoas que apreciaram o tempero das panquecas que preparamos. Foi uma grande troca de "receitas e experiências de vida. Confidências daquele tipo "tradicionais segredos de família", que foram compartilhadas virtualmente, mas que nos aproximaram sinceramente.

No "frigir dos ovos", ao final de mais um ano que o SENHOR nos concedeu viver, o saldo ainda me foi muito favorável, pois DEUS acrescentou à minha vida, a empatia do seu carinho, viu?

Que o SENHOR nos conceda um ano de 2009, repleto de muitas bênçãos e de muitos amigos com boas "receitas" que nos ajudem a preparar excelentes e saborosos "pratos para a vida". Por falar nisso... Tens alguma receitinha de "rabanadas dietética" Hein? TEM?

Que o SENHOR DEUS te abençoe com o tempero do Amor de Cristo em sua existência e a capacite a multiplicar as receitas de vida eterna, contidas em seu "Livro de Receitas", A Bíblia.

Ah! Mas não pense que eu me esqueci não, viu? Cadê a minha receita de Rabanada Dietética, hein?

Feliz Natal e um Ano de 2009, especialmente "saboroso" para sua alma... Se é que me entendes, né?

Nenhum comentário: