quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DE BRAÇOS E PERNAS CRUZADOS


Quando pequeno (não que eu tenha crescido tanto assim, mas...), eu costumava imitar meu pai. Observava seus gestos com atenção e com uma indisfarçada admiração. Ele me levava às vezes nas visitações pastorais que fazia com freqüência, junto a comunidade que ele pastoreava. Às vezes levava meus irmãos também, mas já quanto a eles eu não posso dizer como se sentiam

Eu prestava atenção nos seus movimentos quando cumprimentava as pessoas, fossem de qual fosse sua expressão social, rica ou pobre. Percebia em suas atitudes, segurança, espontaneidade e uma predisposição para ouvir as pessoas. Ao mesmo tempo, ficava 'de olho' na sua postura, sua maneira de sentar e tranqüilamente, cruzar a perna em cima da outra e simultaneamente, com aquela estudada displicência mineira, também cruzava os braços um sobre o outro. Eu achava aquilo o máximo! Queria imitar todos os gestos e expressões do meu pai. Queria ser como ele.

Por força da vida, nós estivemos longe por muitos anos, separados pela geografia e pelas circunstâncias de vida; dessa vida.

Eu nunca me esqueci dos seus gestos e das expressões posturais do meu pai. Ainda à distância, tentava imitar o meu pai como uma referência boa a ser imitada. Queria ser igual a ele em suas virtudes e em sua determinação para com as coisas do PAI.

Eu admirava meu pai e queria ser então, igual a ele. Na minha inocência de criança, eu estava fazendo isso ao andar como o meu pai; portar-me como o meu pai e cruzar as pernas e braços com aquela pose de quem 'tá podendo', sabe como é? Pois era assim: Eu era uma imitação do meu pai.

Acho que isso também não é nenhuma novidade para filhos ou filhas que amam e mais que isso, admiram os seus próprios pais, né mesmo?

Pela vida afora, teremos muitas referências que iremos querer imitar. Iremos admirar muitas pessoas por muitos motivos que acabarão influenciando nossas vidas, ou em momentos dessa nossa vida.

Tentaremos espelhar, refletir no nosso caminhar, o gestual, as palavras que ouvimos e nos causarão impacto.

Infelizmente muitos de nós, vão admirar e se espelhar em referências erradas e passarão a reproduzir, e imitar seus erros. Mas fazer o que né?

Teremos outros HITLERS E MUSSOLINIS. Talvez apareça um outro Jim Jones. Quem sabe se não surja um outro lunático que queira tocar fogo em Roma. Quem sabe né?

A verdade é que as boas referências a serem imitadas 'tão' em falta na praça. Digo daquelas que realmente valem a pena imitar. Não apenas gestos, falas e costumes. Não apenas o jeito de se portar e de se vestir ou caminhar. Mas a essência da existência do ser humano: Ser semelhante a DEUS. Ou seja: Imitar ao SENHOR nosso PAI.

Sim. DEUS, merece ser imitado. Ele é o nosso PAI e como filhos que amam seu pai, devemos tentar reproduzir sua mais desconcertante virtude: O seu AMOR.

Quanto mais a gente andar junto do PAI, estaremos em posição de refletir sua virtude, seu modo de agir.

Ouve um Filho que fez isso. Imitou o PAI na essência do PAI. Tanto o fez que deu-se voluntariamente por todos outros seus irmãos, a humanidade. JESUS fez a vontade do PAI e por Amor, entregou-se à morte em sacrifício de Amor por todos nós. Sim. Eu e você!

JESUS, viveu uma vida profundamente envolvida com o sentimento de paixão pelas almas. Andou por aí distribuindo compaixão, afeto, carinho, gentilezas e distribuindo com outras pessoas, suas virtudes. Caminhou pela terra, com gestos de amor por todos e com leveza e simplicidade, anunciou uma revolução comportamental, uma transformação de modos e costumes. JESUS era a antítese dos costumes da sociedade daquela época e é contra-cultura ainda para os nossos dias, em crise moral.

A falta de valores éticos passou a ser o padrão de comportamento para os nossos filhos e filhas. Gente sem qualquer 'substância' moral e conteúdo espiritual, provocam verdadeiras comoções em nossa juventude.

Astros da música 'pop' ditam modos e modas para nossos jovens. Jogadores de futebol (humildes crianças levantadas do campinho de terra batida de uma periferia pobre, direto para os palcos e palácios do mundo), se tornando a imagem e semelhança daquilo que se deseja imitar. Mulheres altas, magras e 'rebolantes' em passarelas e vitrines de vaidades, alimentam sonhos de glamour nas mentes adolescentes das nossas meninas. Executivos de grande sucesso no mundo antropófago dos mega negócios, atraem os corações de milhares dos nossos meninos. Políticos espertos e oportunistas estimulam uma legião de postulantes ao cargo sem qualquer senso ou espírito público.

Também não causa mais nenhum espanto, no meio da nossa sociedade, ouvir-se frases do tipo:

- "Rouba! Mas faz!"
(Um triste exemplo de política e administrador 'empreendedor'...Fala sério!)

- "Ninguém tá vendo mesmo!"
(Algo muito comum também lá paras as bandas do planalto central...né não?)

- "Todo mundo faz..."
(parece até o 'slogan' do autêntico "maria vai com as outras")

- "Aaaah...sua boba! Lavou tá nova!"
(o horário não me permite explicar...Mas você entendeu né? Quer que eu desenhe então? Hein?)

- "Obrigado não...Me dá meus 30% aí!"
(que que é? tá maluco! 10% já era... dizimo é na igreja 'meu irmão'... )

- "Quer dar um 'téco' no 'bagulho'...'trêta'! Hein?"
(não consigo traduzir qual o dialeto da frase...)

- "Que se lasque o povo...Eu quero é me 'arrumar'!"
(seria hilário senão fosse nojento, né?)

- "Quem não 'cola', não sai da escola!"
(sem comentários...)

- "Todo mundo é igual perante a lei, mas tem uns que são "mais iguais" que outros."
(deve ser sobre a justiça em algum outro país da Europa...no Brasil,...não acontece.)

- "Seu otário! Se você não pegar o outro pega!"
(como assim? o que? onde? hein?)

- "Sou casado... mas não 'tô morto', né não?""
(canalhice é contagiosa? Mas tem vacina, viu!)

- "Não vi...Não ouvi...Não sei de nada, viu!"
(isso dá samba... o 'melô' dos alopradões...Que tal?)


AH! Mas como eu gostava de imitar meu pai. Muitas vezes ele pagou um preço alto por dizer o que acreditava. Ele sofreu antes o dano por suas convicções e por querer imitar o PAI, espelhando no que declarava o próprio Apóstolo Paulo:

"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo". (1Co.11:1) "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave".(Ef.5:1-2)

Né mole não, viu? Não é fácil ver tudo isso e permanecer de pernas e braços cruzados. Então...'Bóra' tentarmos imitar aquele que é digno de ser imitado. Afinal de contas: É melhor ser cópia do ORIGINAL do que ser "original" de uma cópia falsificada qualquer, né não?

Ei...
Tá olhando o que?
Descruza essas pernas e braços e faça algo útil...Por exemplo: Ajude seus irmãos "catarinenses"...Que tal?

Nenhum comentário: