domingo, 29 de abril de 2007

Felicidade

Alguém disse em algum lugar e quando nem faço idéia, que Felicidade é liberdade uma calça jeans velha azul e desbotada, que você pode usar do geito que quizer. Que tristeza seria a felicidade se fosse isso. Para cada um de nós, o conceito próprio e apropriado para felicidade pode ser bem diferente uns dos outros. Para você, talvez seja estar em harmonia com sua esposa curtindo o sabor daquele sorvete de pitanga com pistache.
Outro pode ser aquela pescaria com seu velho pai naquele pesque-e-pague num fim-de-semana qualquer.Quem sabe para aquela menina , sua colega que se assenta no fim da classe, seja a lembrança do beijo roubado logo alí no corredor da escola. Para aquela mãe de primeira viagem, pode ser a primeira palavra de seu bebê chamando-a de mamãe. Talvez felicidade para
você seja saborear aquela goiaba vermelha, roubada do quintal do vizinho e se rir da peraltice . Sei lá, talvez aquela paquerada na morena faceira que passa e que se volta e sorrí prá você cheia de promessas.Quem sabe se n~´ao é aquele dez na prova do Guerra. o professor cascudo da facu.Pode ser que seja aquela tão sonhada viagem de navio pelo Caribe, já pensou nisso? Será que para alguém a felicidade está em jogar aquela "pelada" na praia com todos aqueles amigos?
Não sei quanto a você, mas tem gente que acha que felicidade é dirigir uma Ferrari Testarosa amarelo-canário a 180 km por hora.E tem aquele que encontra felicidade naquele cineminha esperto e aquela "ficada" no escurinho do banco de trás, bom mesmo heim!? Tem aquele que só de sonhar com o prêmio da mega sena, já delira de tanta felicidade. Quem sabe a
sensação do primeiro emprego, do primeiro encontro, di primeiro amasso no banco de trás do fusquinha do Itamar ou da primeira vez que abre os olhos de manhã e olha para o lado e vê o sorriso de seu amor que lhe dá bom dia, que noitada! Para cada um, um conceito diferente e único para felicidade. Mas felicidade não é uma palavra de dicionário mas um sensação inesplicável e intangível, uma emoção que inspira a alma e transpira a pele, numa satisfação pura de prazer, uma alegria que salta aos olhos e inebria os sentidos.Felicidade meu amigo, para mim e o sorriso lindo da minha amada quando me diz que me ama. Ser importante e
ter importância na vida de alguém, assim como eu e você, menina dos meus olhos; minha FELICIDADE

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Ei você ai...


Ei você aí ... sim você mesmo, por que o espanto?
Desperta-te da infiferença, tua apatia me irrita, tua preguiça me incomoda. Olha ao redor de tí e vê, à tua volta há alguém mais que você, existe quem precisa de tí. Não estás só onde pensas ser único. O planeta não gira ao redor do teu umbigo pois não és o centro do mundo. Teu egoísmo não te permite ver para fora de tí mesmo. Desperta de tua omissão e perceba a dôr das gentes que te cercam. Veja a carência dos carentes , o desespero dos desesperados, a aflição dos aflitos e a miséria dos miseráveis pelos quais passas sem notar.
Olhe para aquela criança logo alí na sarjeta cheirando cola, sim aquela menina de pele negra violada em sua infância, acuada e aviltada em becos escuros da metrópole insana. Olha aquela senhora idosa que mendiga por trocados e humilha-se perante os olhares vagos da indiferença dos abastados. Não há nobreza no teu gesto de dar o que te sobeja. Teu egocentrismo te aprisionana ante-sala do que é desumano. A falta do amor pelo seu mais próximo ninguém não te torna merecedor de ser alguém, ao contrário, só te transforma em algo. O que podes fazer então se agora não mais te orgulhas de seres oque és? Assim refletia eu mesmo olhando minha imagem no espelho, vendo em meu reflexo a ausência de compaixão "ais"alheios. Olhando meus próprios olhos, de forma intensa e constrangedora, me dei conta da insignificância da minha existência, do desperdício da minha vida mesquinha. Eu, ser humano, predador da minha própria espécie, aniquilador das esperanças dos fesafortunados, era o promotor da aflição dos desprovidos da oportunidade. O privilégio da abunância não me torna imune a miséria dos humildes, mas apenas um provedor da solidariedade. Assim somos eu e você, parceiros de um mesmo destino, afortunados oudesprovidos, dãos ou deficientes de saúde; passageiros do mesmo vôo. Somos complemento das diferenças e solidariamente partilhamos do mesmo todo. Contemplando meu reflexo me vejo refletido na tua face; irmão. Não somos tudo que podemos ser nem temos tudo que queremos ter, mas de tudo que somos e temos, somos e temos para dividir com aqueles que nem são e nem teem. Descubra-se um abençoador, não buscando tão somente o que te é próprio mas o que nos é comum; o amor ao próximo.
Gerson

Imagem apagada


Num dia desses, conversávamos em casa com a sobrinha da Vívian, e por tabela minha sobrinha também a K-mila. orgulho do titio aquí pois vai ser arquiteto que nem que euzinho. Bom , agora eu nem em lembro o assunto que estava rolando, mas sei que percebí que não me lembrava mais de muitos detalhes da fisionomia dela, assim como vem acontecendo com muitas pessoas do meu convívio. É gozada a sensação de uma imagem ir se esfumaçando, perdendo detalhes característicos do rosto de alguém. Eu pelo menos, me sinto muito triste com isso pois parece que estou apagando uma pessoa querida da minha memória e por conseguinte, da minha história. Na verdade não acontece tal perdimento, acredito apenas que vale a máxima popular de "quem não é visto não é lembrado", brincadeiras à parte alguém aí explica? ´Por outro lado, tem aqueles que a fisionomia não mudou, nem envelheceu, vou sempre lembrar daquelas carinhas de crianças, assim como da minha esposinha.
Tenho sobrinhos aquí, que ví com nitidez de 4 anos atrás e me surpreendo toda vez que chegam perto de mim, imagino aquele tamanho todo em carinhas de criança, é sinistro cara!
Acho que se por milagre eu pudesse volta a enxergar, ia tomar alguns baita sustos, mesmo assim seria irado meu!
A perda da visão física entretanto, aguçou outro tipo de olhar, outra visão; o sentido da fé. Todos nós temos, mas os videntes fazem menos uso deste sentido, porque afé é acreditar no que não se pode ver nem tocar, mas se percebe com alma. Isto me inspira quando a tristeza quer me abater, me consola aesperança que me tráz a fé. É claro que em alguns casos eu tenho o recurso de tocar para sentir, mas nem sempre se pode apalpar, né mesmo ?
Chego a sentir um olhar sobre mim, perceber um sorriso sem ouvir o riso. Acho que afinal de contas, não somem as imagens da minha memória, mas a mente pródiga armazena intactas no coração.
ByGerson Palazzo

Dupla personalidade


Entre nós uma distância imensa. Sonhos tão divergentes quanto se pode ser ambíguo uma mesma pessoa. Mesmo sendo o próprio, sua dualidade confunde a percepção do único; o ondivíduo. Perplexidade que nos constrange a mente, pois não reconhecemos a imagem que nos resulta um só.
E se faz a dúvida em não nos reconhecermos também íntegros, tão intactos de toda virtude. Como todos, não estamos acima do bem e do mal, mas apenas escravos de nossas próprias limitações humanas. Somos ao mesmo tempo, protagonistas e antagonistas de uma mesma história, mocinhos e bandidos, sócios e passageiros de um mesmo destino. Mas se assim somos todos, o que nos diferencia ? Não somos a caricatura da virtude nem a personificação do opositor. Somos diferentes apenas desigualdade da nossa essência, o desequilibrio das características que nos forma a alma. Relutamos em nos perceber tão fracos e vulneráveis às instabilidades de nosso humor. Apesar do que nos tornamos, somos originários do que é pefeito, a imagem e semelhança daquele que nos fez íntegros para ele mesmo. Não mais como atores de um futuro de glórias nos tornamos em culpa, observadores de nossa decadência étinica.

Violamos nossas próprias regras sem cerimônia, sem culpa na consciência. Nos imaginávamos impunes e imunes às consequências de nossa insanidade e ganância. Destruindo o que nos mantém e nos perpetua como espécie e transgredindo o que nos alimenta, nos tornamos reféns do mesmo pesadelo.
Não mais um século para o caos pois jaz agora em nossas portas. A natureza nos cobra já todos os séculos de estúpidez e descaso. Sob a bandeira do progresso e da riqueza caminhamos a passos rápidos ao desastre e o que é pior, sem retorno porque destruímos as pontes por onde poderíamos resgatar nossos erros. Sim, somos pois em um só corpo, transitamos entre a genialidade do Drº Jekylll e a monstruosidade do Mr.Hyde. E do que reclama tanto o homem senão de sua própria concupicência? Somos Apenas seres inteligentes, racionais e chamados de humanos. Gerson Palazzo

sábado, 7 de abril de 2007

Páscoa ;)


Feliz Páscoa ;) Celebremos JESUS MORREU E RESSUSCITOU POR NÓS, PARA TERMOS VIDA E VIDA ABUNDANTE João 3:16
F E L I Z P Á S C O A

terça-feira, 3 de abril de 2007

Gato por lebre...


Logo que nos casamos, Vivian e eu, fomos morar em minha antiga casa. Eraum dobradinho que tinha um pequeno quintal na lateral. Ambos nutriam o desejo de termos um cachorrinho de estimação e achamos que ficariamuito legal naquele espaço da casa. Num belo e "inspirado" dia de verão, sol quente fritando os miolos do casal, entramos no Shopping e na vitrine do pet shop, lá estava ele. Com aquela "vastíssima experiência"em identificar raças de dogs, logo nos encantamos com um lindo cãozinhopeludo de côr cinza e olhos azuis. Disse eu cheio de certeza: É um legítimo cocker spaniel americano, raça dócil e de médio porte. A minha esposinha muito alegre, aos pulinhos de felicidade disse: Eu quero! Maridinho apaixonado, cheio de vontade de agradar e sensibilizado pelo cãozinho que ficava nos olhando em pé na vitrine, arranhando o vidro; não resistí e comprei. Embalados por aquele momento tão terno, ainda compramos vários acessórios para porte médio. Depois de tudo feito,vacinado e vermifugado, o "especialista aqui dignou-se a perguntar ao veterinário, cuidados especiais que deveríamos ter com o pequeno e dócil cocker spaniel americano legítimo de olho azul. PASMEM queridos e pacientes leitores... pasmem! O veterinário deu aquele sorrizinho nojento e no alto de sua insuportável sapiência decretou: O senhor adquiriu um legítimo WEIMAIRANNER ! Bom, queridos atônitos e estupefatos leitores, também fiquei com esta cara de manga mal chupada.
Claro que para não pagar um mico maior e nem passar atestado de anta, enfiei o rabo entre as pernas e saí latindo bem baixinho. Compramos um monte de literatura a respeito daquela até então desconhecida raça e surpresa...! Havíamos comprado um animalzinho de grande porte, que adulto aos 2 anos, poderia atingir entre 40 e 70 kilos. A essa altura já tínhamos nos apaixonado pelo NATÃ. Aos 7 meses ele comeu sua casinha de madeira, imaginem nossa alegria. Mas meus gentís amigos, não paramos poraí, não...disse-me minha amada esposinha: QUERIA TANTO QUE O NATÃ TIVESSE UMA COMPANHEIRA! Creian-me , resistí bravamente, lutei com toda aquela argumentação e estóica determinação. Uma semana após estava presenteando minha esposinha e leal amiguinho com uma linda, pequena e dócil WEIMARANNER , a nossa Rebeca. Queridos e catatónificados leitores, é a mais pura verdade aquela máxima popular; Um e pouco dois é bom e eu era feliz e não sabia. Brincadeiras à parte, vivemos dias muito felizes apesardo casal de gigantes comerem um saco de 15 kilos de ração por semana.
Tivemos que deixa-los para trás em Goiás e uma fazenda, quando fiquei doente. Sentimos até hoje saudade de nossos "cãezinhos" e para compensar, compramos uma linda YORKSHIRE tamanho mini, UFA! desta vez me informei de tudo, tudinho mesmo, trocamos dois de 50 kilos cada por umade 2,5 kilos. Moral da história: Nunca compre gato por lebre, nem se o gato tiver lindos olhos azuis.

Socorro bem presente na aflição


Em outubro de 2004, tive que me submeter a uma cirugia para implantar umcatéter no abdômem para que eu pudesse fazer dialise peritonial devido aperda da função renal.
Meu plano de saúde estava na carência da pré-existência e tive que ser internado e operado pelo SUS. Através doserviço de hemodiálise da Santa Casa, fiz a cirurgia, que me pareceu tersido realizada pela equipe do Jack estripador, pois me abriram sem que aanestesia tivesse pego totalmente. Eu não sabia ainda, mas fora contaminado naqueleaçougue, quero dizer, naquele ato cirúrgico. Após cerca de 20 dias, a Vivian realizando as trocas de soro de 4 em 4 horas com todas as precauções recomendafas, em casa, comecei sentir dores no peritônio.
Levado ao hospital novamente fui internado na ala de isolamento em um quarto especial, devido a generosa e providencial interferência fo DrPaulo Renato, um daqueles anjos de carne que falei antes. Alí ,mais umavez, experimentei a tenebrosa sensação de caminhar pelo vale da sombrada morte. Mesmo cercado de toso amor de minha esposa e da dedicação daequipe de enfermagem, contristado pela dôr absurda da infecção hospitalar, me senti absolutamente só. Um local em que o filho chora e amãe não vê.
Num desespero unominável, uma solidão estúpida. Naquele momento em que nos falta a coragem e que a força é pó, que as lágrimas secam antes derolar pela face. Alí havia muita dôr e aflição, mas foi também a oportunidade de mais uma vez, descobrir a força do amor de minha esposaVivian. Nós estávamos abraçados, encolhidos pelo sofrimento e clamávamos ao Senhor da nossa fé, parecia que nossos clamores não transpunham oteto daquele quarto, quando eu, vencido pelo cansaço e pela exaustão da luta, adormeci nos braços de minha esposa. Ela tomou a decisão desuspender as infusões do sôro que me causava as fortes dores e procurou os médicos da hemodiálise para pedir que retirassem o catétercontaminado imediatamente. Ouviu ainda de um Doutorzinho, que aquilo era apenas um adiamento ao inevitável. Ela então rejeitou aquelas palavras malditas e exigiu da chefia que tomassem providências urgentes. Deus honrou a atitude dela, pondo sua fé em ação e mobilizou a equipe de médicos que resolveram retirar o equipamento do meu abdômem naquela mesma tarde.Foi o mesmo que tirar a dor com a mão. A dôr e a febrediminuíram, as convulsões pararam e os antibióticos começaram fazer efeito. Deus ouviu o nosso clamor e nos socorreu mais uma vez; Foram, mais 16 dias naquele lugar, mas pela misericórdia de Deus, saímos vitoriosos. Deste episódio, ficou uma seqüela, não conseguia me manterem pé e muito menos andar, mas esta é uma outra história.
Nesta época pude entender porque o Senhor havia preparado aquela linda jovem para ser minha companheira para o resto da minha vida. Quem conhece o temperamento dela vai entender melhor o que quero dizer. Este testemunho ,estou registrando neste espaço, para aqueles céticos,descrentes, possam reconhecer o amor incomensurável de Deus pelas nossas vidas. de Pai pelas nossas vidas, sua providência oportuna e seu carinho estremado.
Deus é o socorro bem presente na hora da aflição!!!! Gerson Palazzo

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Obrigado!!




No último dia 30 de março, estive no consultório de transplantados doHospital São Paulo para fazer os exames periódicos e encontrei algunscolegas que fizeram o transplante com a mesma equipe que fiz. Alí,enquanto aguardávamos a vez, conversávamos sobre nossas experiênciasantes e depois da cirurgia. Cada história de lutas e tristezas E agoraum sentimento de profunda gratidão pela nova chance. Ouvindo todos aqueles testemunhos, me dei conta que para cada um de nós sobreviventes,alguém, havia com um gesto de profundo amor e solidariedade, doado aparte que nos faltava para viver. Me ocorreu ainda que da dôr e a tristeza de tantos,transformou em alegria para outros. Ah! se este sentimento fossemultiplicado, se todos os que pranteiam seus queridos, percebecem aoportunidade para fazer de suas lágrimas o riso de felicidade de outrosseres humanos. Não quero contudo constranger os familiares de vitimados da existência,os entristecidos pela ausência de seus amados muito pelo contrário,quero agradecer a generosidade de uma família desconhecida, que ao doaros orgãos de EJM jovem mulher de 33 anos, vítima de um aneurisma, mepossibilitou este momento e daquí em diante. Obrifado gentil desconhecida. Oportuno também agradecer a equipe de cirurgia, os que eu me lembrodoutores Marcelo e Claudio e minha doutorinha Érika, através dos quaisestendo à toda equipe de residentes, enfermeiros e auxiliares doHospital São `Paulo. Obrigado pessoas queridas. Obrigado aos irmãos dafé que me sustentaram em orações, pois Deus ouviu suas orações. Agradeço à minha sogra Maria Helena pela ceia de Natal que contrabandeouna véspera, por causa disso fiquei conhecido como TENDER DE BOLINHA emtodo hospital. Agradeço à minha esposinha por ter permanecido internadacomigo por 65 dias nas 2 vezes, quando sofrí a rejeição dos orgãos edos tratamentos complementares, te amo minha Brisa. Dou graças ao meu Deus por ter espantado o horror e restabelecido a esperança e a alegria.


¨*Hoje faz 503 dias sobrevida.*
Ah! os exames estão beleza !!!