sexta-feira, 20 de junho de 2014

E SE O SAL SE TORNAR INSÍPIDO?

Não há Paz na Terra e aqui, não há trégua para homens e mulheres de bem.

"A Síria é aqui: Brasil registra a maior taxa de homicídios desde 1980!" (Fonte: GLOBO)

Países mundo afora vivem em guerras civis, com sangrentas disputas pelo poder em regimes autoritários, em que a democracia ainda não deu o ar de sua graça. É o caso da Síria. Mas quando se trata da taxa de homicídios, a sensação que fica é que a Síria é aqui mesmo. O Brasil registrou em 2012 a maior quantidade de assassinatos, tanto em termos absolutos como relativos, desde 1980:

Nada menos do que 56.337 pessoas foram mortas naquele ano, num acréscimo de 7,9% frente a 2011. A taxa de homicídios, que leva em conta o crescimento da população, também aumentou 7%, totalizando 29 vítimas fatais para cada 100 mil habitantes. É o que revela a mais nova versão do Mapa da Violência, que será lançada nas próximas semanas com dados que vão até 2012".

Vivemos uma falsa sensação de que somos uma nação pacífica, amistosa e "gentil". Nada mais enganosa do que esta "publicidade oficial" que quer passar uma imagem alienada da realidade. Estamos em guerra contra os "poderes do mal" e sinto informar aos crédulos e "avestruzes" de
plantão: estamos perdendo esta guerra.

E enquanto o governo, mídias, agências de turismo e de publicidade e a esmagadora maioria da população somente tem os olhos, pensamentos para o mundial da FIFA, o crime e a confraria dos malfeitores produz um estrago de proporções diluvianas no seio da sociedade tupiniquim. Uma enchente de crimes, atrocidades, sem qualquer preocupação com a resposta dos governos federal e estaduais. O crime, organizado ou do individuo perverso, perdeu o temor aos pífios esforços do Estado para brecar a escalada da violência em todas as áreas aqui mesmo, no país do futebol.

A sociedade tapa o sol com peneira grossa. As instituições religiosas não se preocupam com nada que ocorre fora das suas paredes caiadas, e seguem um discurso desarticulado da realidade desta dimensão da existência humana. Nossa fé nos "retira do mundo" mas por nossa omissa participação, não "nos livra do mal".

Sim! Estarmos no mundo sem pertencermos a ele, não é justificativa para alienação, omissão e acomodação do Povo de Deus. Somos "chamados e escolhidos" para fazermos diferença como luz nas trevas e temperar o gosto amargo que há na boca do mundo, com o sal do Evangelho vivido em nossas vidas.

Se ainda não percebemos: não vivemos em uma Democracia pacífica, mas numa Ditadura da maldade. A religião deveria ser uma força libertadora que produzisse uma revolução amorosa com o testemunho da Graça na vida da Igreja invisível que forma o Corpo de Cristo na terra.

Acorda Povo! Estamos enfiados até os nossos "santos" pescoços em uma guerra que apesar de derramar sangue e esmagar as carnes, é cuidadosamente articulada por principados e potestades nas regiões celestes.

Façamos brilhar a nossa Luz no dia que convencionamos chamar de hoje. Não dê trégua ao inimigo, hein!

"Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". (Evangelho de Mateus 5:13 - 16)

Posso não saber onde piso, mas conheço o CAMINHO para chegar aonde quero; porque caminho NAQUELE que creio e não naquilo que vejo. (Gerson Palazzo)


Nenhum comentário: