quinta-feira, 24 de abril de 2014

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS

Esse é mais um daqueles sofismas que ardilosamente nos leva a pressupor que mentir, roubar, ludibriar, defraudar para um bem comum se justifica por si mesmo.

Este é um discurso recorrente, muito utilizado por gente que detém alguma autoridade sobre um grupo, do qual se apropria  dos recursos alegando aplicação em causas nobres e deles se beneficia em causas próprias.

"Um erro justifica outro erro".

Apesar de que aqui estão apresentadas propositalmente na afirmativa, para contrastar com a falsa suposição que na negativa se detém a prática, o efeito é o mesmo e nas duas formas as frases são sofismas na boca de quem quer se justificar dos erros ao invés de corrigi-los.

"Quem nunca pecou, atire a primeira pedra".

Insofismável afirmação que somente é Verdade absoluta na boca daquele que originalmente a proferiu. Ele conhecia o coração e os pensamentos daqueles que o punham a prova e por seu caráter santo, sem pecado, poderia fazer tal afirmação não sendo Ele próprio condenado por sua Verdade. Ninguém mais poder utilizar-se da mesma frase para tentar eximir-se ou justificar-se dos seus próprios erros. Ninguém!

E por fim, ELE ordenou a mulher adúltera: "Vá e não peques mais."

"O que faz com que os retos se desviem para um mau caminho, ele mesmo cairá na cova que abriu; mas os inocentes herdarão o bem." (Pv. 28:10)

"É esta a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.  Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (I João 1: 5 - 10)

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Feliz é o homem que teme ao Senhor continuamente; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal." (Pv. 28: 13 - 14)

Senhor! Tem misericórdia das nossas almas corrompidas pela vaidade e pelo orgulho. Retira dos nossos olhos o véu escuro que nos impede de ver o nosso próprio rosto desfigurado pelas iniquidades. Abra Senhor, as nossas percepções, amolece os nossos corações e esquadrinhando nossas mentes, nos aponte o que está oculto das nossas consciências.

Perdoa-nos. Acolhe-nos. Limpa-nos. Purifica-nos no sangue precioso do Cordeiro para que sejamos mais alvos do que a neve. Em nome de Jesus.

Amém.

Posso não saber onde piso, mas conheço o CAMINHO para chegar aonde quero; porque caminho NAQUELE que creio e não naquilo que vejo. (Gerson Palazzo)

Nenhum comentário: