quinta-feira, 13 de maio de 2010

CHAMADOS E ESCOLHIDOS

Se eu tivesse de novo os meus 14 anos, e tivesse a chance de escolher uma nova profissão, uma outra carreira, talvez eu escolhesse ser jogador de futebol.

Hã? Como assim!

Bom demais fazer parte desse grupo seleto de gente que tem as portas do sucesso abertas, escancaradas até, e que com um pouco mais de talento, esforço pessoal e uma pitada de sorte, podem chegar a Seleção principal do país.

Isso é para muito pouca gente, né não?

Ser escolhido para representar o Brasil na Copa do Mundo de Futebol... Já pensou nisso?

Nosso país sempre foi pródigo em fazer atletas fantásticos nesse esporte criado pelos bretões e aprimorado pelos tupiniquins. Fato esse que no dia sete de maio passado, todos os olhares da nação brasileira, e alguns outros milhões, dos países adversários, ficaram atentos a escolha da "Seleção canarinho" diante da TV.

O nosso técnico Dunga, era então, o 'rei da festa' e tinha sobre si, todos os holofotes, câmeras e microfones da mídia nacional, internacional, e até da imprensa argentina, viu?

Era a hora da escolha final dos jovens atletas que teriam a honra de vestirem a camisa amarela mais famosa, temida, e desejada do planeta, da galáxia, e até de Brasília.

Durante os últimos quatro anos, o Dunga, nosso simpaticíssimo e inoxidável técnico, havia chamado e testado uns 'trocentos ' jogadores. Agora, na hora de começar a festa, ele teria que escolher apenas os 23 melhores jogadores, na opinião dele, é claro, né?

Entre todos os que foram anteriormente chamados, aquela expectativa de serem escolhidos era imensa, imagino eu. Eu estaria, você não?

Tinha gente roendo o cotoco da unha do dedão do pé com chuteira e tudo, podes crer, viu?

E então, com toda aquela pantomima hollywoodiana, que a ocasião merecia, ou não, o Dunga apresentou para o mundo, aos argentinos e para Brasília também, "OS ESCOLHIDOS".

Na verdade, pouquíssimas surpresas. Previsível, ou teimoso, o grupo escolhido pelo Dunga, do meio de tantos anteriormente chamados, somente reservou uma surpresa ao final de todo esse trabalho de anos. Um dos primeiros chamados, testado, valorizado, aclamado, e por aí vai, foi cortado do grupo seleto que vai participar da festa.

Sim, o 'imperador' Adriano, foi cortado.

Oh! Em seu lugar foi escolhido 'Grafite'... espanto geral. Na derradeira convocação, em um amistoso sem maiores consequências, surgiu o último escolhido para vestir a tão sonhada camisa amarela, e participação na maior festa do futebol mundial.

Sabe, para mim, o episódio dessa badaladíssima convocação, inspirou uma reflexão. Não é uma coisa nova, e também não fui eu que a inventei. Todavia, assim como a vida conclama as pessoas para viverem a festa da vida, e dá oportunidades , de uma forma ou de outra, para que todos possam ser escolhidos, assim também na relação homem e DEUS, se estabelece algo semelhante.

"Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." {Mt. 20:16}

Se você tiver o entendimento e a curiosidade de saber o contexto desse versículo, dê uma folheada nesse trecho da Bíblia, no Evangelho de Mateus, onde JESUS, mais uma vez se utiliza de uma parábola, para explicar o Reino de DEUS. Vá lá! Você vai compreender a ilustração direitinho, tenho certeza.

Há oportunidades que nos são dadas todos os dias. A todo instante elas aparecem sob multiformes maneiras. Somos chamados a participar da vida, e nos esforçarmos para que valha a pena viver para nós, para nossos pares, para a sociedade, e para o mundo todo, que inclui a Argentina e Brasília também, viu?

Como um privilégio fantástico que o SENHOR da Vida nos dá, através do chamado a Vida Eterna, para seu Reino de Glória, pelo Seu Filho JESUS, temos assim o direito a participarmos dessa Festa.

Mas é preciso aceitar o chamado.

É imprescindível estarmos uniformizados com as vestes da Festa.

É preciso estarmos sob as ordens e orientações do nosso "Técnico Celestial" e nos esforçarmos, dando o melhor do nosso suor, talento e até sacrifício pessoal, para confirmarmos a nossa escolha, e estarmos verdadeiramente aptos para a Grande Festa.

Se ampliarmos a atualidade da convocação do Dunga, e sua aplicação aqui, há oportunidades para todos os chamados para se tornarem "OS ESCOLHIDOS" porque DEUS, diferentemente dos homens, não faz acepção de pessoas. Ele chama a todos para sua Festa.

Sim, todos 'Adrianos', 'Ronalduxos' e 'ROnaldinhos', 'Gansos', 'Patos', 'Marrecos' e 'Neymares', sem exceções, tá?

Você também vai, não vai? Bacana! A gente se encontra lá também, ok? O último a entrar, fecha a porta, tá bom?

Nenhum comentário: