sábado, 27 de fevereiro de 2010

BASTA APENAS UM CLIQUE


Numa dessas noites que a gente não encontra nada aproveitável na TV. E após inúmeros cliques e cliques do controle remoto, passar por todos os canais por assinatura, sem achar nada realmente proveitoso que merecesse atenção. Novamente me entreguei a folhear as páginas do meu livro favorito: A Bíblia. Em um dos trechos dela, onde está registrado os pensamentos de Salomão, tive a impressão de que ele estava se referindo ao cenário que acabei de descrever.

Olha só esse trechinho: "Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."

Fiquei imaginando um pai cuidadoso, preocupado com a educação do seu filho, aconselhando-o sobre algumas coisas da vida.

Naquela época, se tivessem TV a cabo, internet, e outros meios de comunicação de massa, talvez Salomão estaria dizendo ao seu filho, que tomassem extremo cuidado com a programação, com aquilo que estava assistindo.

Talvez ele aconselhasse seu filho a não se deixar impressionar com a permissividade; Com os exemplos dados pelas autoridades; Com os excessos e com a promiscuidade. Com as propagandas insinuantes e outras enganosas

Talvez Salomão, no intuito de preservar a mente e o coração do seu filho, estivesse aconselhando a não andar com amigos que não possuíssem o temor de DEUS em seus corações.

Provavelmente, diria para não se iludir com as lisonjas da mulher promiscua e fugir da mulher adultera.

Imagino Salomão, diante de uma TV de alta definição, 'zapeando' com o controle remoto na mão, nervosamente vendo a programação das redes de TV instaladas hoje, e seu desespero/ indignação, diante do que nós, nossos lares, nossos filhos e filhas, são submetidos.

Talvez Salomão, observando essa liberdade toda que os filhos jovens, adolescentes ou mesmo crianças, tem para acessar essas fontes de contaminação das pequenas almas em formação. Ele provavelmente chamaria os pais e lhes daria uma estrondosa bronca.

Duvida?

Eu creio que ele faria sim.

Existem pais que acreditam mesmo que a TV educa.

Que a vida lá fora educa.

Que é errando que se aprende.

Que a rua é a melhor escola para preparar seu filho.

Eles acreditam que a responsabilidade de educar seus filhos, é dos professores da escola, e da igreja.

Abdicam da responsabilidade paterna de orientar sua própria descendência.

Nesse espaço. Nessa lacuna. Nessa brecha deixada por esses pais, penetra a TV, a Internet, e outros "entretenimentos" eletrônicos, de maneira avassaladora nas mentes e corações dessa geração.

O coração dessa juventude não conhece outros mecanismos de educação, regras de convivência, e desconhecem os limites de tudo.

Agindo assim, esses pais, deixam por conta dos tais "formadores de opinião" a tarefa de impregnar o coração, "de onde procedem as fontes da vida" com seus "exemplos" de vida.

Dessa forma, modelos, atrizes, cantores, autoridades, entrevistadores, jogadores de futebol, apresentadores, autoridades políticas, e por aí vai, assumem o papel de educadores, abdicado pelos próprios pais.

Permitem que as mentes em formação, façam escolhas das quais não tem estrutura emocional e psicológica para fazerem. Deixam que o 'mundo' eduque seus filhos.

Acho até, que se Salomão estivesse por aqui, mais que uma bronca, ele, como soberano do seu reino, mandaria alguns desses pais para o "paredão".

Recebo muitas mensagens de gente indignada com a programação das TVs..

Principalmente sobre a Rede Globo, da qual ultimamente circula um 'spam' sobre as investidas da Globo, contra a moralidade, ao mostrar em alguns dos seus "líderes de audiência", cenas de libertinagem, promiscuidade, imbecilidade, em horário nobre da sua grade de programação.

Prá falar a verdade, recebi uma dezena, no mínimo, essa mensagem de exacerbada indignação. Você já recebeu, não recebeu? Pode esperar que vai receber, viu!

Apesar da exposição de diversos argumentos, essa circular, detalha minuciosamente, os pontos da crítica, informando os endereços (links) de onde pode ser encontrado na Internet. Querem fazer "parede" a essa rede de televisão, fazendo circular essa corrente, mas, e o controle remoto da TV? Mudou o canal? Desligou?

Salomão teria quebrado a TV, e saído com seu filho para dar umas voltas pelos jardins da cidade. Levado seu garoto para bater uma bolinha com seus irmãos. Bater um papo cabeça com ele sobre as delícias que é um homem adquirir, sobretudo que se pode aprender, a sabedoria. Com toda certeza leria trechos das Escrituras e depois, mais tarde, uma volta de camelo para ver o por-do-sol em Jerusalém.

Ele jamais deixaria a educação do seu filho nas mãos da mídia. Dessa mídia não!

Não que seja um fanático fundamentalista que queira banir a TV, como fosse ela o próprio anticristo, ou mesmo a besta. Não é isso não.

É preparar um homem digno, equilibrado, amante da verdade e da justiça, um cidadão que respeite seus limites e dos outros, um ser humano preparado para amar o seu próximo como a si mesmo.

Torne o seu filho uma pessoa de bem.

Seja um educador. Use sua livre escolha e mude de canal, ou desligue essa TV que seu filho está vendo.

Isso!

Vá agora, vá!

Desligou?

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."

Ah! Essa última é de outro sujeito muito sábio, o apóstolo Paulo.

Mas, E ái...

Já viu o que seu filho está assistindo na Internet agora?

Ele tá muito quietinho, não tá não, hein?

Corre lá! Dê uma "espiadinha"... Viu?

Basta apenas um 'CLICK...' tá bom?

"Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei. Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca."
(Salomão)

Nenhum comentário: