quarta-feira, 19 de agosto de 2009

E POR FALAR DE INVEJA...


Se a gente fosse fazer uma pesquisa entre nós sobre o pior sentimento que a gente pode encontrar nos seres humanos, talvez não fosse surpresa encontrarmos no topo da lista, a INVEJA, né não?

Talvez porque seja um sentimento mesquinho e medíocre e tão rasteiro, que incomoda sem dúvida, a maioria das pessoas de bem.
É uma coisa que incomoda todo mundo e que provoca uma "baita de uma raiva" a todos que de uma maneira ou de outra, acabam sendo alvo desse sentimento. Você também fica, não fica?

Pois é, a Inveja é um recurso dos medíocres. A ela também se associa outros sentimentos que na maioria das vezes, provocam destruição. A Cobiça, sem dúvida, é uma delas. É tão terrível, porque para quem a tem, não basta ter algo igual, mas sim, o próprio objeto da cobiça. Seja isso algo material, ou não, esse sentimento consome a alma daquele que se deixa levar, dominar por ele. A alegria, o sucesso, a felicidade e a prosperidade de alguém, incomoda uma barbaridade, né não?

Eu sempre me lembro da história de José quando se trata de ilustrar esse sentimento tão nocivo e cruel. Você conhece a história não é mesmo?

Então...

José era um cara bonitão, sonhador. Caçula de uma família de 12 irmãos e talvez também por isso, mimado e preferido pelo velho pai Jacó. Seus irmãos nutriam uma inveja danada por causa dessa preferência paterna e cobiçavam esse carinho irrestrito do pai por José. Mas ele era realmente um bom moço. Retribui-a sinceramente a esse sentimento do seu pai, o que devia aguçar mais ainda o ciúme dos seus irmãos.

José tinha um sonho que o seguia e dele não fazia segredo. Em todos eles, ele estava ao centro enquanto sua familia, simbolizada por astros e feixes de trigo, se curvava para ele. Fraco não, hein? Seus irmãos o invejavam de morte e propuseram faze-lo em seus corações. Aguardavam uma oportunidade para levar a cabo, aquilo que já tomara conta de suas almas. Aliás, esse é o problema da inveja. Quando ela domina o coração das pessoas, para que ela obtenha o alvo da sua cobiça, ele é capaz de justificar todos os meios para conseguir alcançar seus fins. E por incrível que pareça, consegue dormir apaziguado com isso.

Um dia em que José 'deu mole' para seus irmãos, eles o jogaram no fundo de uma cisterna. Forjaram sua morte encharcando suas vestes com sangue de um animal e entregando-as ao velho Jacó, já meio deficiente visual, que reconhecendo as vestes do filho predileto, quase teve um 'piripaque' de tanto desespero. E os filhos, 'nem aí' para o sofrimento de Jacó. Depois, como você já leu nas Escrituras Sagradas, seus irmãos o retiraram da cisterna e o venderam como escravo. Veja você, os caras ainda faturaram em cima da sua maldade.

O final da história, se você for na Bíblia, tem todinha lá, viu? (Genesis 37) Mas vou adiantar prá você que está com preguiça de procurar, que José acabou sendo tão abençoado por Deus, que veio a se tornar governador do Egito, abaixo apenas do Faraó. Fraco não hein?

Sua familia todinha, teve que se curvar diante dele, sendo assim cumprido as promessas de Deus a ele, através dos seus sonhos de adolescente. Lembra disso, né? O camarada poderia até 'pagar um pau' pela posição em que se encontrava, mas dirigido por Deus, perdoou seus irmãos e ainda 'de quebra' salvou seu povo de um longo período de fome que se abateu sobre aquela terra. Depois vá lá na Palavra de Deus, e leia a história na versão do profeta Moisés. Deixa de preguiça, hein?

Quando a gente le sua história com final feliz, não imagina o quanto a inveja e o ciúme dos seus irmãos, provocaram sofrimentos incríveis a ele e seu velho pai. O invejoso não 'tá nem aí' para o que suas atitudes ou até mesmo, palavras, vão produzir na vida daqueles que são alvo de sua inveja.

"É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja ." (Honoré de Balzac)

Agora me diga: Você nunca foi alvo da inveja, do ciúme de alguém, hein? Sortuda!

Tem até um 'slogan' muito famoso que se colava no vidro traseiro dos carros, que você se lembra bem, né? Pois é... A INVEJA, além de ser tão malcheirosa quanto "aquilo" a inveja tem a capacidade de destruir relacionamentos. Sim, coisas como matrimônios, amizades, e até mesmo, negócios sólidos acabam ruindo pela ação covarde desse sentimento perverso. Isso talvez tenha te lembrado algo agora, lembrou não?

A inveja é instrumentalizada por algumas práticas tão perversas quanto ela própria. Mentiras, calúnias, difamações, dissimulações, manipulações, fofocas, falso testemunho, só prá citar algumas coisinhas que acompanham os invejosos. Devo ter me esquecido de algumas, mas se você se lembrar de mais alguma coisa, pode acrescentar, tá legal.

Nem o próprio Filho de Deus, Jesus ficou livre da inveja, dos ciúme dos religiosos e políticos da sua época. Prepararam direitinho 'a cama' para calarem sua voz. Invejavam tanto quanto temiam a palavra que saia da boca do "Verbo de Deus." Tramaram contra ele. Perseguiram Jesus às escondidas. Traíram-no com lisonjas e o entregaram com um beijo. Testemunharam falsidades contra ele e o levaram a julgamento sumário sem direito a defesa prévia. Sim, sem direito a defesa. A história é que resgatou a verdade dos fatos depois.

A gente que está muito longe de ter o comportamento que Jesus teve diante de seus invejosos acusadores, gostaria de ter o direito da réplica, ou mesmo do benefício da dúvida. Quem sabe você que tenha ouvido algo a respeito de alguém por quem tenha algum afeto, e aquilo que ouviu desqualifique a imagem anterior, deva ao menos ouvir a outra parte antes de mudar de opinião. Há quem mereça até mesmo uma acareação, não é? Vai lá saber as motivações de quem fala, se por ciúmes ou mesmo emulação. Bom é lembrar daquela máxima popular: "Quem fala de mim para Ti, também fala de Ti para mim" ou algo assim que o valha.

Cuidado com "as candinhas" que cuidam da vida alheia, viu? Hã? Como é que é? Ah! "Cãndinha" deve ser porque a palavra INVEJA seja um substantivo feminino, que tem significado de sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém. Mas agora já deu, né? Esse assunto por si só é um 'porre' né não? Deixando a(o)s candinhas prá lá, vamos vivendo as nossas vidas com o melhor que pudermos ser, tá bom? Fechado então.

"Um pouco de fermento leveda toda a massa." (Gálatas 5:9)

Nenhum comentário: