quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CONTROVÉRSIAS


"A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio."
(Martin Luther King Jr.)

São dias de enormes conturbações aqui dentro e ali fora. Acho que agora percebemos melhor por causa da velocidade em que a história está sendo contada. Uma velocidade que nunca antes houve, mas que a tecnologia da informação e a popularização do acesso a ela, promove uma enxurrada meteórica de informações, bombardeando as nossas cabeças.

Mal temos tempo de decodificarmos as mensagens que caem sobre nós e delas termos alguma opinião que satisfaça ao menos a nós mesmos e já chegam outras ondas e "marolinhas" que contradizem as primeiras. É uma loucura, não é?

Com uma velocidade impressionante, aquilo que até a pouco era absolutamente tido como certo e aceito tacitamente, se transforma radicalmente indo da simples dúvida ao absoluto descrédito.

Parece ser assim com a política nacional e os políticos tupiniquins, tanto quanto qualquer republiqueta cuja localização no mapa sequer conhecemos.
Aquilo que por anos se acreditava ser verdade e pelo qual se morria lutando, defendendo uma bandeira ideológica com exacerbada devoção, o tempo e o conforto do poder e o gosto da dominação, transformou em poeira que se prende ao solado das sandálias rasteiras e que ficam retidas em carpetes e capachos de salões, por aqui e acolá.

Comunicados oficiais, por exemplo, que a título de orientar e tranquilizar uma população em pânico, gera mais pânico e desinformação. É uma sucessão impressionante de desmentidos e mentidos, desencontros e manipulação de dados e ditos, que no mínimo desmereceria o crédito, não é mesmo? Parece mesmo que somos tangidos e não dirigidos, né não?

Enquanto grávidas estão caindo feito libélulas à luz das lâmpadas de um SUS sob suspeita, e profissionais de saúde, como "baratas tontas" são contaminados nos procedimentos de socorro nas unidades básicas, nossos congressistas discursam sobre "pílulas partidárias" nos palanques para um plenário sem ouvidos.

As controvérsias governam e legislam para uma nação perplexa.

Nossos olhos assistem atônitos, uma crise moral de proporções escatológicas nas nossas instituições políticas. Uma enxurrada de acusações, com provas ou sem provas, não importa, vão tudo para o mesmo arquivo; Aquele que fica debaixo do tapete vermelho de vergonha.
Mas ainda assim, há controvérsias.
Aquilo que era nobre agora é execrável e o que era ético, hoje é bobagem; Coisas dos tempos de militância e do romantismo ideológico. Coisas dos tempos das "caras-pintadas" nas ruas e da vergonha nas caras sem máscaras. Hoje ambas se abraçam sorridentes e se confundem uma na cara da outra.

As instituições familiares também vão de mal a pior, no rastro das transformações morais de uma era controversa. Pais sem pulso firme e de voz débil, desorientados entre as muitas páginas de literatura de modos e maneiras modernas de educação de filhos. A pedagogia do tudo pode e nada deve ser negado. A vara que corrigiu e criou nossos notáveis, não serve para corrigir e criar os filhos dessa geração controvertida. Nem messmo os autores se entendem e esperam que o tempo e as gerações comprovem ou não suas teorias. Todavia, enquanto isso, os filhos dessa nova orientação pedagógica já fazem escola de estragos na nossa sociedade, arrastando crianças pelas ruas e destruindo prematuramente sonhos e possibilidades. Filhos e filhas sem o afeto natural pelos pais; Sem o respeito pelos educadores, idosos, iguais ou diferentes. Jovens e adultos sem o traço nobre da generosidade em seus perfis. Homens e mulheres com uma insaciável sede de transgressão dos valores. Verdadeiros zumbis dançando um "treiller" sem música, sem conteúdo e sem motivação de bem algum.

Ah! Esses são tempos de controvérsia e transtornos.

São também tempos de abalos emocionais e manipulações oportunistas da fé. Sim, são tempos em que a religiosidade dos seres da terra, viraram alvo fácil da voracidade delinquente da industria da fé. Enormes conglomerados se criam de lá para cá, e daqui prá ali, capitalizando a inocente credulidade de fiéis. São como incautas presas fáceis de "lobos e lobas, em pele de cordeiro" mas que desmascarados, mostram-se como "bodes velhos" espertalhões. Aproveitadores sem alma, das carências da alma humana do Deus vivo. Estes se acham acima do bem, do mal, das instituições terrenas e usurpadores das divinas. Mas esse é um capítulo a parte, pois são pedras de tropeço, que têm seus destinos reservados nas mãos de Deus, de quem perderam o temor.

São tempos de muita controvérsia e pouca serenidade. As mentes e corações das pessoas são postos à prova o tempo todo, e o equilíbrio das intenções da alma são expostos às dúvidas da existência. O existir sempre foi um grande desafio para nós, pobres mortais carentes da misericórdia e da graça do Eterno Deus. Nessa geração não está sendo diferente não. Apesar do enorme fluxo de informação que circula no espaço contido entre nossas orelhas, nem tudo é relevante mesmo para o crescimento nosso. Nem tudo é aproveitável e pouco provável é que nos sejam úteis. Digo, essencialmente úteis.

Em algum momento disso que vem para nós como verdades, algo verdadeiramente encontrará credibilidade em nosso espírito? E será enfim essa verdade que nos transformará de dentro para fora, apesar de toda nossa controvertida essência humana?

Queira você acreditar ou não, essa informação existe sim. Ela está disponível prá você e prá mim.

Está na Palavra da verdade, a que em se conhecendo, liberta o homem das contradições do proprio homem.

"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." (Efésios 5:14-17)

E então à vista dessas coisas que faremos nós?
Bom, aos que creem na verdade que liberta, destaco algumas dicas do Apóstolo Paulo a seguir:

"Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extingais o Espírito.
Não desprezeis as profecias.
Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:16-23)

Apesar das minhas dificuldades, deficiência cultural e física, é isso que quero para mim, para vencer o desafio desses dias controversos. E você. Vai fazer o que, hein?

Nenhum comentário: