domingo, 28 de junho de 2009

DEIXA O PASSADO NO PASSADO, LEVANTA E PROSSIGA


"Esforça-te e tem bom ânimo; Não temas nem te espantes porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que tu andares."

- Amigo, você se lembra dessa passagem na Bíblia?
Veja o livro que leva o nome de um jovem líder promissor. Moisés havia acabado de morrer, e aquela multidão que fora liberta do cativeiro do Egito e conduzida pelo deserto da palestina por longos quarenta anos, precisava de um novo líder. Josué era provavelmente, um moço "apavorado" ante a escolha de DEUS para que ele continuasse o trabalho do grande profeta e libertador Moisés. Josué demonstrou muita coragem para completar a missão de levar o seu povo a terra prometida e o fez na força e na fé do DEUS Vivo.

A tarefa de viver é sempre um desafio constante para os seres humanos. Existem enormes obstáculos a serem enfrentados ao longo da jornada breve que temos aqui no planetinha azul. Nossas mentes e nossos corações são atraídos para o caminho mais fácil, e nele somos fustigados pelas circunstâncias e pelas exposições do nosso próprio medo.

As perdas, os fracassos, as expectativas frustradas, as enfermidades do corpo e da alma, são alguns desses obstáculos que se nos apresentam na jornada. Fazer o que?
Não há como escaparmos de muitos deles, mas podemos enfrentá-los na força do SENHOR da fé, em quem nada é impossível.

A nossa força nos decepciona na maioria das vezes. Você mesmo já tem experimentado, não é? Eu também, viu!

Os amigos nos decepcionam quase com a mesma frequência que nós mesmos o fazemos.
A Sociedade apenas aceita ou admite o forte e o de aparência forte e ao mesmo tempo, desacredita e desqualifica os debilitados de qualquer fraqueza. Nós mesmos, temos muita dificuldade de aceitarmos nossos próprios fracassos, não é mesmo?

Sabe amigo, vendo ou não o final desse árido deserto, a gente deve continuar. Você se lembra de ter ouvido que o trajeto que o povo hebreu fez no deserto, em quarenta anos, poderia ter sido feito em poucas semanas ou meses. Os estudiosos "têm" algumas explicações pelo motivo de DEUS ter permitido que seu povo, 'camelasse' por esses 40 anos. Eu gosto de imaginar, que DEUS, que através das mãos de Moisés e Arão, libertou o povo de mais de 400 anos de escravidão egípcia, não se agradou muito do fato daquela geração, apesar de liberta, mantinha os pensamentos e mesmo o coração, no lugar onde fora escravizado e onde serviram a outros deuses. Sabe meu amigo, vai ser povo ingrato assim lá no fundo do mar vermelho, né não? Quis o Senhor, que toda aquela geração ficasse pelo deserto e não tomasse posse da Terra Prometida. Já a geração nascida e criada durante a peregrinação, tal como Josué e Caleb, foi refinada pela provação e teve o caráter aprovado pelo DEUS da promessa.

É assim que minha percepção de fé, traduz a nossa árida passagem por alguns desertos. O refinamento do nosso caráter espiritual. Se somente permanecermos fiéis ao nosso DEUS libertador e seu propósito de salvação, podemos enfrentar o deserto, com a certeza que veremos a Terra da Promessa, e não só a veremos, mas também entraremos vitoriosos nela. Então aí me parece haver um alerta para nós. O tempo da escravidão do pecado, "já era" e eis que tudo se fez novo através do sacrifício de Jesus. As águas que passaram por debaixo da ponte, passaram e já não a podemos segurar entre nossas mãos. Deixa a água passada continuar seu curso para o oceano, para o esquecimento e esforça-te para viver o caminho que vai te levar a pisar firme a Terra da Promessa. Vê se para com esse negócio de ruminar o passado e temer o futuro. Fazendo agora as correções de trajetória, os "acidentes de percurso" ocorridos, serão esquecidos e o caminho a sua frente poderá então ser trilhado com segurança. Mas uma vez eu te digo: Deixa o passado no passado, tá!

É assim que eu tento viver, meu amigo. É assim que caminho, sempre na expectativa de colocar os meus pés na Terra Santa da Promessa, onde terei o meu corpo transformado, aperfeiçoado e meus olhos verão o Senhor.

Triste é assim a jornada para quem somente espera ser consumido pela terra. Isso sim é viver em aridez de Espirito. Sem esperança. Mas esse não é o seu caso, não é?
Então, leia e releia a Palavra de DEUS, principalmente os Evangelhos, para que o Espírito Santo, ilumine sua mente e retire todo temor e ansiedade do seu peito.

Vá lá meu amigo. Não perca de vista o que ainda não pode ser visto, mas que pela fé, já podemos usufruir. Por favor, tome posse dessa esperança. Faça o melhor que estiver ao seu alcance para que também, as sequelas que infelizmente ocorreram nos relacionamentos, também sejam restaurados pelo esforço compartilhado nessa nova etapa, tá bom? Não fique cobrando reciprocidade, afinal de contas, cada pessoa tem o seu próprio tempo e ritmo de caminhar. Sei que você entendeu o que eu disse, não foi?

Assim me despeço com a Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus. Força e Fé!

"Caia sete vezes, levante-se oito." - Provérbio Japonês

Nenhum comentário: