quarta-feira, 29 de abril de 2009

O COPO E O LAGO

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.

- "Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.

- "Ruim " disse o aprendiz.

O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:

- "Beba um pouco dessa água".

Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:

- "Qual é o gosto?"

- "Bom!" - disse o rapaz."

- "Você sente gosto do sal" - perguntou o Mestre?

- "Não" - disse o jovem".

O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:

- "A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Então quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago... "


O Autor é desconhecido para mim. Todavia, eu não posso deixar de aproveitar a ilustração e refletir um pouco com você também. Posso?

Temos às vezes, provado muito "sal" nessa experiência de vida aqui. Sim, uns mais outros menos, mas enfim, todos temos consumido nossa porção de "sal", entretanto somos diferentes uns dos outros.


Muitos armazenam para si, as porções de "sal" dentro de si mesmas, a exemplo do "copo", e por essa causa, "salgamos" demasiadamente a vida. Transformamos em sabor amargo, com o ressentimento. Acabamos por nos nutrirmos desse "amargo", dessa "amargura". Nos culpamos e culpamos o planeta pela nossa dor. Não admitimos a possibilidade do perdão a nós mesmos e aos outros, que provavelmente, nem se lembram mais de nos ter ofendido.

Sabendo contudo, que para que haja perdão em qualquer esfera, em qualquer escala, é necessário que haja o arrependimento.

O Arrependimento é a atitude de dissolver o "sal", diluir o gosto amargo da amargura, pelo perdão. Transformar assim, nossa alma perdoada, de um "copo" de sal em um grande "lago", onde os dissabores perdem seus próprios sabores.

As aflições, provações, atribulações vêm para todos indistintamente, o tempo em que chegam é que é diferente para cada um. A maneira que cada um reage quando elas chegam é que determina como elas vão embora. Porque elas vão, viu? Ah vão!

Saiba que existem almas dispostas e com toda a disponibilidade para te ajudar a "diluir" a porção de "sal" e torna-la doce como águas puras e frescas. Há ainda quem possa nos dar água límpida, refrescante, restauradora e VIVA. Sim há!

JESUS, a Água viva que não só elimina o gosto amargo, como mata a sede para sempre.
Você já provou desse "lago" que faz jorrar água viva do seu interior? Já?
Nele, Jesus, todo "sal" da vida é solúvel, viu? Podes crer.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt. 11:28-29)

Um dia muito abençoado para você, mergulhado em um "lago" de águas de refrigério e paz, viu?

Um comentário:

Sônia Brandão disse...

Esse "sal" é necessário em nossa vida, ele dá sabor a ela quando colocado da maneira correta.
Um abraço.