sábado, 4 de abril de 2009

MOLECAGENS - ALGO NÃO ME CHEIRA BEM

A gente quando é jovem e se ajunta com outros jovens como nós, acaba saindo alguma molecagem, né?

Eu me lembro que quando íamos para os retiros da mocidade no acampamento em Atibaia, era uma festa só. A gente era muito criativo e de um ano para o outro, trazíamos novidades para "aprontarmos" durante aqueles dias de retiro, principalmente durante o período de carnaval.

Entre muitas molecagens, tinha-mos uma brincadeira "muito besta", mas que a gente se arrebentava de rir da cara do "prejudicado".

Enquanto o "pato" estava dormindo e roncando, a gente passava uma pasta fedida, debaixo do nariz do "coitado". Que maldade, não acha?

Também achava quando eu era "o pato", viu?

O "betumado" quando acordava, ficava todo intrigado. Se vistoriava todo; Olhava a cama; examinava o tênis; debaixo da cama...

Bem, imagina a situação do camarada sentindo aquele aroma "campestre", por todo lado. Imaginou? É ruim, viu! Passava desodorante, e nada. Escovava os dentes, e nada.
A todo momento, cruzava as pernas para examinar a sola dos sapatos. A turma só "ligada no movimento" do cara e é claro, "rachando o bico" de tanto rir.

Aqueles que conhecem a região de montanhas em Atibaia, também sabem que tem um clima muito gostoso. E no Acampamento, em especial, sopra uma brisa fresca que trás aquele aroma perfumado das manhãs; do orvalho nas folhas de eucaliptos e araucárias que emolduram o vale e cercam as encostas, de onde descem um pequeno córrego de águas claras, que correm pelas pedras e no fim do vale, formam um lago aprazível.

Formou o cenário, hein?

Agora imagina o nosso "pato cheiroso", olhando toda aquela beleza da natureza verde, emoldurada por um céu azul infinito e... Tudo aquilo lhe "cheirando mal".

Mesmo os olhos observando uma natureza espetacular diante dos seus olhos, o seu nariz e suas percepções da manhã, lhe parecia uma "titica". Até o cara acordar completamente, da molecagem que havia sido cometida contra seu nariz, o mundo inteiro lhe parecia um grande chiqueiro, se é que me entendes né?

Mas o que a gente não percebia, é que aquele cheiro ruim impregnava o cérebro de tal maneira, que mesmo ainda depois de ter sido completamente higienizado o local, as percepções haviam sido alteradas. O Humor havia sido igualmente alterado e o 'cara' ficava 'maluco dentro das calças' o dia todo. Era uma maldade, não era?

Além de toda a parte recreativa, jogos e brincadeiras; competições entre os grupos formados e as gincanas, o objetivo principal daqueles retiros era o de oferecer aos jovens, o estudo da Palavra de Deus. Ali aprendíamos sobre a vida de Jesus e seus ensinamentos para a vida, no relacionamento com o nosso próximo e com Deus. Era fantástico e acredito que o seja ainda hoje. Um encontro inesquecível!

Agora você imagina. Estávamos em um ambiente incrível. Em contato com a natureza exuberante. Entre pessoas amigas com o propósito de nos preservarmos da bagunça da época de carnaval. Motivados para a reflexão, a meditação, o estudo da biblia e a comunhão entre irmãos de fé. Mas mesmo assim, ao nos juntarmos, não podíamos deixar de 'aprontarmos' com os menos 'ligados', e praticarmos as tais molecagens (Os "crentes" também se divertem, viu?). Imagina agora, a juventude lançada fora do próprio limite de qualquer senso crítico, moral ou social. Que não conhecem nem respeitam o limite que resulta da palavra "NÃO". Que estão sendo criadas pelo mundo e que tem nos pais apenas o referencial biológico, nada mais. Deixados à mercê dos instintos naturais do homem sem o temor de Deus. Ou seja: sem traços de afetos de amor. Entendeu onde se pode chegar?

Vemos hoje com espanto, a juventude se divertindo com a desgraça do outro. Quando se juntam, se transformam numa turba louca, que saem pelas ruas, nas madrugadas, procurando incautos para cometerem barbaridades para terem sensações e percepções de prazer que o ato selvagem e covarde, libera de adrenalina nas mentes insanas.

Qualquer pessoa pode ser alvo desses bandos perversos. Ninguém pode se considerar imune ao avanço do mal; da crueldade gratuita de uns tais 'pitboys'.

Nossos professores não mais estão preservados dentro das salas de aula.
Muitos são agredidos, perseguidos, humilhados e não mais raramente, submetidos a espancamento pelos próprios alunos. Tem-se notícias de agressões que levaram até a morte.

O que falar das torcidas organizadas? Não sou eu que digo, mas as TVs mostram jovens alucinados, reunidos em bandos, se enfrentando em verdadeiras batalhas urbanas. Se perguntarem o placar do jogo, muitos sequer saberão responder. A motivação é a adrenalina liberada no momento da fúria e o prazer está em causar dor ao próximo antagonista. As "batalhas" já são marcadas pela Internet, com data, local e hora para 'quebrarem o pau geral'.

Muitos adolescentes e jovens, sofrem perseguições feitas pelos próprios colegas. São igualmente humilhados, rotulados, apontados, ridicularizados apenas por serem diferentes. São eleitos pelos grupos na escola e intimidados ao ponto de apresentarem problemas comportamentais.

Serão mulheres e homens com enormes problemas psicossociais na idade adulta.

E falar o que dos famigerados "trotes" aos calouros? Coisa que deveria estar a muito tempo, banida das nossas universidades. É um terror vestido da tradição universitária. Uma bobagem e ao mesmo tempo um perigo.

E o que se pode dizer daqueles pais que acham graça do comportamento "próprio da juventude", que apoiam, defendem e até aplaudem seus filhinhos. Que dizer deles, hein?

Tolos, no mínimo, né mesmo?

Sem dizer quando o ajuntamento de cabeças se mobilizam para a 'molecagem pública'. Quando políticos se juntam para colocarem "titica" debaixo do nosso nariz. Aí a "coisa fede mesmo". Um bando voraz que apronta contra o erário publico sem ao menos se preocuparem se vão "jogar no ventilador". Afinal de contas, a impunidade não usa desodorante nem perfume, né não? A coisa toda fede bem debaixo do nosso nariz.

Sabe, isso tudo me cheira mal. Parece que botaram "titica" debaixo do nosso nariz novamente. Você está sentindo um cheiro de 'titica' no ar?

Tá, não tá? Ah...tá, viu?

Parece que tem "gente graúda" se juntando para aprontarem alguma molecagem nova com a "gente miúda", hein! Acho que "sopra" um cheirinho esquisito lá do planalto central. Vem coisa boa por aí não, viu?

"Um homem sábio busca muitos conselhos... um tolo obedece a todos eles." (Larry Burkett)

Se liga garoto, com essa "turminha legal" que te convida para "uma curtição"; "tirar um barato" com a cara dos outros. Se liga, viu?

Nenhum comentário: