segunda-feira, 20 de abril de 2009

A LIDA E A VIDA


Na verdade eu não sei se isso tem a ver com você, mas se não, faça como se isso fosse um 'spam': Delete, tá?
Mas é o seguinte: A Lida tem nos tirado o tempo da vida.
A correria para buscar o pão nosso de cada dia tem nos roubado o prazer de saborear o nosso 'pão'? Lógico que esse 'pão' simboliza o fruto do nosso trabalho; de tanta lida, né mesmo?
Acabamos cedendo espaço do prazer, do lazer e até dos momentos de puro ócio, para a tal lida, para a correria e o stress para ganhar o nosso pão.
Deixa isso acontecer não, deixa não viu? Não permita que a correria da Lida, retire o prazer da Vida.
Bem, lembrando sempre que quem nos manda o Pão Nosso de cada dia, cuidará que nunca falte o pão na mesa e nem Pão nosso na alma, não é mesmo?
Como é que é? É claro que esse Pão com "P" maiúsculo é Jesus Cristo, O Pão da Vida.
O fato é que acabamos por permitir que a correria da Lida, que está carregada de vaidades também.
Aquela que um sistema como esse que aí está, acaba produzindo em nós naquela ânsia por melhores e mais altos lugares; Melhores reconhecimentos e salários.
Não é que não seja um direito legítimo se o fazemos com ética e honra, mas é que ao colocarmos todos os nossos esforços na Lida, perdemos o tempo da Vida. Perdemos o tempo do lazer não produtivo, do pequeno prazer que o ócio nos pode dar. Cedemos lugar para o convívio humano sem disputas e aquelas alegrias dos encontros entre amigos e familiares. Você não sente falta? A Falta não incomoda você não, hein?
O pior é que isso é uma constatação. Sim, cada dia mais e mais pessoas se enveredam por esse caminho da ânsia pela Lida em detrimento da Vida. O medo de perder o tempo da oportunidade tem feito com que nos lancemos de corpo e alma nessa roda de vaidades e ganâncias até.
Esse tipo de pessoa, engrossa as filas nos consultórios de analistas e terapeutas e um sem número deles, as filas de hospitais. O coração de sangue não aguenta e o "coração" da alma se transtorna. É uma bobagem ao final de tudo. Vão olhar para trás (os que sobreviverem, é claro!), e descobrirem que perderam o tempo da Vida. Lamentavelmente, eu diria; lamentavelmente!
Neste ponto, novamente eu te perguntaria:
Isso faz sentido para você? Faz ou não faz? Lembre-se que caso queira, podes usar a tecla 'DEL' e me mandar para sua lixeira, viu? Entretanto, já que você chegou até aqui, imagino que tenha acendido uma luzinha amarela na sua mente. Acendeu?
Nossas mentes têm sido bombardeadas desde os tenros tempos da adolescência, quando somos "pressionados" para uma tomada de decisão na vida profissional, a fazermos a opção de nos lançarmos no rolo compressor da Lida. Muito cedo, diga-se de passagem, né?
Enfiamos nossos filhos nessa "marola mundial" de ansiedade que é a Lida. E no momento em que eles deveriam estar jogando bola, brincando ou estudando, estão sendo arremessados na correria da vida profissional.
Fazendo escolhas precipitadas e entrando em mercado de trabalho para o qual sequer tem o talento. Caminham rumo a frustração e ao fracasso.
Pois é! Adultos insatisfeitos com a Lida e também com a Vida, replicando sistematicamente o mesmo erro na sua descendência. Triste isso não? Eu acho, viu?
Mas você parece que não tem nenhum problema com isso tudo, né? Talvez seja porque não tem mesmo nada a ver contigo.
Você não tem nenhum arrependimento pelas escolhas profissionais e as outras todas decorrentes delas, que fez para ganhar o seu pão.
Beleza!
Então esse "toque" não é para você. Você que é plenamente realizado com as escolhas que fez, Parabéns, viu? É raro hoje em dia ver pessoas que souberam administrar a Lida em prol da Vida, e se manteve afastado dos transtornos que a correria da Lida tem provocado nas gentes. Seja no físico, seja na alma. Você é um vitorioso por chegar até aqui, equilibrado e satisfeito com o resultado da sua vida.
Novamente: Parabéns!
Agora, se esse assunto incomodou pelo menos um pouquinho a você, pode ser que seja hora de desacelerar, hein? O que achas de uma relaxada, uma paradinha para refrescar a sola do pé e um descanso de tanta agitação? Creio mesmo que vai te fazer bem umas férias na praia ou uma viagem com a família ao campo.
A grana tá curta? Mesmo com essa correria toda da Lida e não tá sobrando "algum":
Bom, então que tal uma boa leitura, um encontro com amigos ou ainda, uma visitinha ao museu. Que tal? É "de grátis", viu? E creia, o pão de amanhã tá garantido a todos aqueles de bem.
Sim, o mesmo que garante por amor, a chuva e o pão para os maus, como o não faria para com os "do bem", hein?
Sossega! Vai dar tudo certo, viu?
UFA!
Você não me "deletou"! Bom sinal. Isso pode significar que valeu de alguma maneira, o meu "toque". Que bom. Já que você teve essa paciência toda em me dar um pouquinho do tempo da sua Lida ou da sua Vida, quero desejar para você: Que a benção do Senhor esteja contigo todos os dias da tua Lida, e te traga com abundância o pão para te nutrir A vida. E o Pão da vida prospere em tudo a boa obra das tuas mãos, viu?
DEUS te abençoe com Vida!

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."

Nenhum comentário: