sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

DE OLHOS FECHADOS E A MENTE ABERTA


Eu aprendi assim:

Nas orações dirigidas a DEUS, eu deveria abaixar minha fronte, fechar os meus olhos e dirigir-me a DEUS com a minha "alma aberta". Entrar na presença do SENHOR "DE OLHOS FECHADOS E A MENTE ABERTA".

E Você? Como faz para dirigir-se a DEUS, hein?

Não me pergunte como e quando, mas desde que o ser humano 'pintou' por aqui, nesse planetinha azul, sua relação com o ser superior sempre foi meio conturbada.

Hã? Como é que é?

Sim. O Homem criado a semelhança de DEUS, por diversas vezes ousou 'criar' deuses para si. Talvez inconformado com a 'invisibilidade' desse DEUS e da sua incapacidade de 'enxergar' um palmo à frente do seu nariz. Dificuldade de relacionar-se com um ser sobrenatural e soberano, e de quem o homem natural, não pode colocar-se sobre seu jugo.

Eeeita! Essa tendência perversa do homem dominar tudo, não é mesmo? Não é?

Ai então, o 'esperto' homem, tomou para si, um pedaço de pau, esculpiu uma imagem qualquer do que ele podia 'ver e tocar'. Abaixou sua fronte, prostrou-se diante da obra de escultura das suas próprias mãos, e dobrando seus joelhos diante do 'deus de pau', o adorou "DE OLHOS ABERTOS E ALMA FECHADA".

Mas Você pensa que ficou nisso?

Não ficou não ' campeão '.

Ele, digo, o homem 'espertão', pegou uma pedra, meteu a marreta e o cinzel nela, e esculpiu um altar enorme, onde colocou o tal 'deus de pau', e tendo construído ao redor no altar, paredes e cobertura, chamou aquele lugar de templo.

Ah! Mas adorar aquilo tudo sozinho, era muito sem graça. Não tinha rádio, não tinha televisão, e internet então? Nem pensar!

Ele convidou a rapaziada toda da vizinhança.

Chamou a galera da sua parentela.

Organizou alguns rituais cheios de símbolos, acrescentou uma performance bacana, chamou tudo isso de culto ao 'deus de pau'.

"Formou o cenário" na sua mente, hein?

Mas...

Sempre tem esse "mas", né?

Para manter aquela rapaziada toda congregada e congregando no templo de pedras caiadas, era preciso estabelecer "regras", dogmas austeros que impedissem a "massa" a possibilidade de "pensar" livremente e expressar-se com o sentimento autêntico que latejava a alma de criatura.

Eu acho que esses caras foram precursores dos legisladores. Criativos e manipuladores. Que fazem as leis para os outros cumprirem, mas não para si próprios.

Aprisionaram as consciências com a religiosidade.

Escravizaram o inconsciente coletivo e formaram para suas organizações, seguidores que tendo olhos, não viam e tendo ouvidos, não ouviram.

Mas esse anseio latente nas almas, parecia que poderia trazer insubordinações entre os seguidores menos 'crédulos'. Aquele pessoalzinho tido como de 'esquerda' da época.

Então, alguém mais esperto do que os demais 'líderes religiosos' que convenientemente também se tornaram líderes políticos, dividiram o povo em 'camadas'. Sim! Que nem que bolo de casamento. Em camadas, ou como está na 'moda global', em Castas.

Claro que para a 'patota marota', ficava a melhor parte do bolo. Aquela camada superior onde tem a cobertura de chocolate.

Tinha bobo não, meu filho...tinha não, viu?

E as demais camadas, foram distribuídas de acordo com as riquezas, importância, interesses sociais, etc. e tal. Mas o que fazer com uma grande massa de infortunados?

Ah! Deixa prá lá! Estes vão carregar a mesa do bolo, sem nunca...nunca sequer lamber o glacê da embalagem ou da forma.

Então os tempos e tempos passaram. E de boca em boca, essas tradições foram sendo passadas entre as famílias, entre as 'castas' e ensinada nas escolas e congregações dos 'deuses de pau'. Com os séculos que foram se pondo um sobre o outro, as tradições se cristalizaram na cultura e nas mentes subjugadas pela ignorância.

Então...

DEUS, O Criador, deve ter se arrependido de haver criado a raça humana...

Até mesmo aquele povo que Ele havia separado para o adorar, andou dando umas 'mancadas fenomenais'. Chegaram mesmo a construírem um 'certo bezerro de ouro'. Acho que ficaram com inveja dos artífices dos 'deuses de pau'.

Bom, DEUS então, e por várias vezes, 'deitou o pau', 'arreou a lenha', até mesmo no seu povo escolhido. Teve até que utilizar sua sobrenatural capacidade de produzir reais efeitos especiais, como por exemplo: Abrir as comportas dos céus e as entranhas dos abismos e promoveu o Dilúvio na Terra. Teria sido o fim enxarcado da humanidade, não fosse a Misericórdia e a paciência do Criador.

Mas você acredita que nem assim o homem tomou jeito? Que nada!

Os 'espertos' haviam descoberto uma maneira muito eficiente de dominar o seu próximo. E não 'largaria a o osso' nem a pau, meu caro Nicolau.

Foram adaptando-se aos tempos de tal maneira, que a fé foi abalada na terra, mas as tradições...Ah! As tradições.

Vieram muitos profetas, enviados da parte de DEUS, para anunciar aos homens a insatisfação do SENHOR, com as práticas idólatras e a contaminação do coração do homem. Vieram muitos profetas com o dedo em riste, exortando e conclamando o povo a se converterem ao verdadeiro DEUS VIVO.

Meu camarada!

A grande maioria destes foram massacrados pelos idólatras tradicionalistas e por seus asseclas legalistas.

Ouve uma voz que clamava no deserto, que veio apregoar o arrependimento e anunciar o ano aceitável do SENHOR.

Houve após este o maior de todos os profetas. O próprio Filho de DEUS, veio em carne e osso, habitou entre todas as 'castas' e em particular, veio para o consolo e o resgate dos desprezados, dos que nem as pegadas dos pés no pó, podiam ser 'tocadas', verdadeiros intocáveis. Este último profeta também foi massacrado. Foi entregue nas mãos das 'castas religiosas' daquele tempo e levado ao martírio extremo, foi enfim pregado numa infamante cruz.

Ele levou sobre si as nossas enfermidades, nossas humilhações, nossos pecados e com o seu sangue derramado, lavou não os nossos corpos, mas a nossa alma. Sangue puro do justo, vertido como um Rio de águas puras que saem direto do trono da graça de DEUS.

Ele venceu a morte e ressucitou.

Está no céu junto ao Pai.

Através Dele temos pleno acesso ao trono do Pai.

E é por isso que eu me curvo diante desse SENHOR.

A Ele, em oração, mantenho os meus OLHOS FECHADOS E A ALMA ABERTA.

"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1Tm. 2:1-5

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado