sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

TÁ COM SEDE?

Caramba gente!
Que calor terrível tem feito esse verão. Calorzinho sinistro hein?

Hoje mesmo, na aula de braile, me deram um quebra-cabeça...
Vou te falar uma coisa, ô treco mais 'bestinha'.
Na sala não tinha ventilação suficiente e o termômetro lá fora, uns oitocentos graus centígrados... por aí, senão mais.
Loucura, loucura, loucura!

Aquelas peçinhas de papelão do quebra-cabeção iam grudando na mão, no braço... encaixando em tudo que é lugar, menos onde tinha que encaixar.
Já estava 'aflitão' e já me sentindo um abestado. O suor escorrendo pela cara, pelos braços, etc., e tal... aargh! Ninguém merece.

Uma sede terrível. Bebia um copo d'água e transpirava um litro...
Tipo assim, uma sede sem fim. Bom, eu e todos na sala. Mais um pouco, a sala virava um tanque; uma piscina.

Alguém aí já sentiu sede assim? Já não?
A garganta seca como o agreste das Alagoas. O lábio chega ficar grudado nos dentes e a língua parece uma lixa; e presa no céu da boca.

Consegui passar a idéia da sede prá vocês ou vou ter que desenhar?

Pois é gente... A sede é talvez, a mais importante das necessidades básicas para o ser humano, seres vivos e até mesmo para seu cunhado, aquele assaltante da sua geladeira.
Sem a água ninguém sobrevive por muito tempo.
A turminha aí do fundão, estudiosa e blá blá blá, sabe tudo, inclusive que nosso corpo necessita de muita água mesmo. Água é vital e absolutamente imprescindível para nosso físico.

No plano espiritual é assim também, a água viva que nos pode manter nutridos hidratados, aliviados, restaurados das forças que sustentam nossas almas saciadas, tem um nome.

Sim, tem um nome que foi colocado sobre todo nome que está nesse Planeta Azul E é Ele mesmo que nos apresenta essa sua virtude sobrenatural; JESUS disse:

"Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." João 4:13-14

Tá com sede? Então beba direto da fonte; da água viva que é JESUS.

"Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." João 7:37b--38.

E aí meu camarada...
Vai uma água viva e refrescante para sua alma, hein?
Tá afim?
BEBA JESUS.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

ACABOU-SE “AS FÉRIAS”; AS MINHAS É CLARO.


E aí galera... Beleza?

Como foram suas férias hein? Legais né? Bão demais sô.

Começaram minhas aulas. Esse semestre vou aprender um novo programa para cegos. Ele permite a leitura de ambiente 'java' ...sabem qual é né?
Sabe não?

Então tá, quando eu aprender te ensino. Fechado?


Meus colegas estavam agitados com o início das aulas e, sem dúvida, eu também. Afinal vou "ver" meus professores e colegas; ouvir as histórias que cada um vivenciou durante as férias, né legal?

Vocês que estão estudando estavam assim...ansiosos para rever os amigos e nem tanto assim, para rever aquela professora "mala-sem-alça-e-de-rodinha-emperrada" tá ligado qual né?

Bom, este ano, quero aprender, entre outras coisas, violão. É sério! Por que essa cara de espanto? Chupa essa manga aí ô maleta. Vou vira "roqueiro”... Depois te dou autógrafo, ou te vendo. Seu pastel.

Sabe moçada, é muito bonito ouvir as histórias de força e superação, tão freqüentes na minha escola. Pessoas simples que jamais viram a cor do céu salpicado de flocos de nuvens branquinhas. Elas possuem um humor inexplicável e uma vontade... tipo assim... obstinada, sei lá como dizer ou dimensionar uma coisa dessas. Outras, passaram por experiências traumáticas e emocionalmente tão dolorosas... Mas superaram e prosseguem em superação após superação. Antigos profissionais das mais diversas áreas, que agora estão procurando capacitação para o enfrentamento de uma nova realidade. São verdadeiros heróis anônimos. Todos os dias, a maioria destes, chegam para a escola; estudam com dedicação quase juvenil, ávidas por conhecer as ferramentas que trarão oportunidades novas para cada um.

E aí... Fico comparando essas histórias com as que conheço de tantas "videntes" que tendo todos seus sentidos perfeitos e horizontes promissores, abdicam da luta, do enfrentamento de suas possibilidades. Meu... É assim, quase um desperdício. Pior ainda. Em muitos casos, por pura "preguiça".

Ah! Essa palavra me trouxe a memória, aquela passagem da Bíblia, em Provérbios 6:6-10...: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;"

Fala sério ô "morgadão". Nem vou falar o resto dos provérbios prá não te deixar mais envergonhado do que "deveria" estar. Se liga aí!

Pois então é isso. Acabou-se as férias, as minhas e as suas também. Então vamos lá gente. Chega de feriado prolongados, carnavais e farras do boi, isso é coisa lá para o planalto central e não prá nós outros, carregadores de piano sem direito a "cartões corporativos". Dá licença hein.

Acorda Brasil!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

NÃO POSSO DEIXAR DE FALAR...

Sabe gente... Quando comecei a escrever aqui, não tinha idéia da dimensão que isso tomaria. Na verdade, e com toda sinceridade, nunca tive a pretensão de ganhar alguma coisa com isso. Tinha então, como tenho agora, uma gratidão enorme e uma dívida acumulada maior que a "dívida interna do Brasil".

Tudo que eventualmente eu quisesse dar em retribuição àquele que me salvou da morte, restaurou minha fé e encheu minha alma de esperança, não seria resgatável por nenhum esforço meu.

Há pessoas, no entanto, que não conseguem reconhecer a mão de DEUS e sua graça e misericórdia, em todos os seus caminhos, não podem entender a necessidade do meu coração, em registrar isso em todas as minhas notas publicadas nesse espaço.

Na verdade mesmo, se estes soubessem que é o mesmo SENHOR que traz a bênção sobre todos, faz chover sobre o campo do que não crê como faz ao campo daquele que Nele crê.

O sol da Sua justiça também brilha sobre todos e tem os Seus olhos sobre o que pratica o bem como o que vive da prática do mal, ficariam mais "espertos".

Pois o SENHOR é um DEUS de eqüidade e justiça, que no devido tempo Dele, retribuirá a cada um, conforme a sua justiça.

Certa vez, o SENHOR JESUS, após diversas manifestações de virtude e poder entre os seus seguidores, não estando ele preocupado em dizer o que dele se esperava, foi deixado por muitos dos seus discípulos que o seguiam.

Ao olhar para o lado, e tendo visto que a grande maioria de seus seguidores o havia abandonado, perguntou aos seus discípulos mais chegados, se estes também não queriam abandoná-lo. No que Pedro, adiantando-se aos demais lhe respondeu em (João 6:68): “Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna."

Olha só.... O preço que o SENHOR pagou para que tanto eu como você que o ama e o adora, foi o seu próprio sangue. Mas isso todos já sabem até decorado né mesmo? (João 3:16)

É... O mundo inteiro já ouviu sobre o que está escrito na Palavra de DEUS, mas essa verdade, não é eficiente e eficaz em todos.

Eu nunca pensei ser uma unanimidade, ninguém o é. O próprio Cristo foi entregue aos inimigos pelo seu povo e dizia "que o profeta não tem valor em sua própria terra."

Então... Imagina só eu, um "palmeirense" muito do desenxabido, desprovido de inteligência e cultura, cegueta de pedra; um ilustre "zé-ninguém no cenário de um mundo" de "sábios de si mesmos"; auto-suficiência e arrogância....hein?

Mesmo assim, e de qualquer forma, não posso deixar de falar daquilo que tenho visto, ouvido e experimentado em mim mesmo. Pois este JESUS a quem sirvo é digno de ser proclamado. Mesmo que eu não seja digno de pronunciar o seu nome, não deixarei de falar do que Ele fez e está fazendo dia após dia, na minha vida. A Ele, pois, toda honra e glória, eternamente.

Esse tipo de questionamento, sempre houve com todos aqueles que decidem proclamar o nome do SENHOR; nem todos entendem e muito poucos aceitam, mas como a experiência de Pedro e João diante de seus contraditórios, em (Atos 4:19-20) "Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido."

Assim, meu camarada e minha camaradinha, serei sempre constrangido pelo Espírito que por nós clama ABA PAI! a ocupar esse espaço, com minhas pequenas menções, sobre aquele que me amou primeiro e se entregou voluntariamente por mim.

Então, Ô boa gente... "tamos aqui", confiando que é promessa do SENHOR, como escrito em Isaías 55:10-11: "Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."
"Baita responsa" essa, né não? É ...Não é mole não!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

TAPANDO O BURACO DO METRÔ

PSIU ... PSIU!

Ô Cara, ...
Sim, é você mesmo.
Ia passando sem dar uma olhadinha aqui hein?
Disfarça não! Não adianta fazer essa cara de quem não tem nada com isso, viu?

Vem cá, mano. Se liga aí!

Vi que você anda muito estressado, sem paciência alguma; ansioso demais.
Não sei com certeza, o que está te afligindo; o que te angustia tanto,
mano. Tenho porém, uma boa idéia do que você está sentindo.

Olha só...
Todo mundo passa, passou ou um dia vai passar por algo semelhante, não é
portanto, privilégio seu.
Esse vazio existencial, esse buraco de metrô no peito, esse desânimo na
alma...
Sim, já vi e já senti todos esses sintomas.

Pois é meu camarada, não é mole não! Sobre as nossas mentes existe uma
pressão orquestrada e colossal para nos afligir, nos angustiar e nos deprimir a alma.
Senão vejamos :
Ganhar seu espaço em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo,
tá dureza, né? E manter-se nele então? Cheio de "colegas" de olho na sua
cadeira, hein? Não dá nem prá tirar férias tranqüilo, né?

Salário "minguado", suado que mal você recebe, foi-se! Parece que os
dias do mês dobraram.

As coisas lá em casa não estão lá "romeu e julieta", pelo contrário, tão
mais prá "entre taapas e socos", né não?
Ainda mais aquele cunhado folgado "na cola", hein? Ninguém merece.

Trânsito do "capeta" na ida e na volta do trabalho; da faculdade; do
supermercado; apenas ingredientes combustíveis para aumentar a
angústia na alma.
É meu "chapa, né fácil não. Mas o que foi descrito ai prá
trás, acontece com milhares e milhares de pessoas, todos os dias, o dia
todo." Pois todos estamos sujeitos ao que vem pelai.

Os consultórios de psiquiatras e terapeutas estão cheios. Gente aflita e
deprimida.
Os laboratórios faturam "aos tubos" em cima de medicamentos contra 'stress'
e seus derivados.
Os livros de auto-ajuda abarrotam prateleiras de
livrarias e bancas de jornais.
As clínicas de repouso lotadas de "napoleões e cleópatras", desajustados e desatinados, que acabaram
rompendo os limites da razão.
Jovens, adolescentes sem esperança, enfiados em "viagens
alucinógenas". Perdidas, invadidas, violadas,
prostituídas...mortas prematuramente, ceifadas de amanhãs.
Balas perdidas "riscando os céus" das cidades, encontrando corpos inocentes, alojando-se impunes e
retirando-lhes a existência.
Mandos e desmandos daqueles que foram elevados a
autoridade e se descobrem podres, nuz, com "suas caras e bundas
brancas, ventilando nas janelas" palacianas, impunes e arrogantes.
E aí, a imprensa mercantilista, veicula a cada instante, tragédias e mais
tragédias, apresentam em seus horários "nobres", cenários
apocalípticos, estatísticas escatológicas, que longe de informarem,
ou tranquilizarem a população, ampliam o estado de pânico no inconsciente coletivo.

Sabe, meu camarada, certa vez, um homem de alma pura, misericordioso e
cheio de amor pelas pessoas, tipo "sangue bom"! Disse e ficou
registrado :
-"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o
mundo".
Ele é JESUS, o Filho de DEUS,O "Sangue bom" dele, derramado em uma cruz de "pau"
é o que pode lhe dar vida com abundância.
Se liga nisso!
As lutas, dificuldades, enfermidades, tragédias, pestes, fomes,
misérias e tudo que é maldade humana, vão estar à volta, como sempre
estiveram, ao longo da trajetória humana nesse planeta;
Mas, se você aceitar que esse JESUS, preencha esse vazio
existencial, esse buraco do metrô, que você tem no peito, deixar que o
"seu sangue bom" o lave de toda a sua iniqüidade, então "meu chapa"
será liberto do pecado, salvo da condenação da alma e renascido para a
esperança e alegria eternas.

Ele disse, e está registrado na palavra de DEUS :
-"Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e EU VOS ALIVIAREI."

Pois então tá aí, mano, uma alternativa incrível e definitiva para a
minha vida, a sua e a de "todo aquele que crer que JESUS é SENHOR e Salvador."

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a
vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que
condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está
condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."

É isso aí mano. Tá vendo como foi bom dar uma paradinha por aqui, no
meu blog, foi bom não foi?
Tava aí de bobeira e de repente lhe aparece a oportunidade de dar aquela
virada geral, fazer uma conversão de 180 graus na sua vida?
Então, "Bóra lá", aceita JESUS aí, no seu cantinho mesmo. Dá uma chance
prá você mesmo, que tal?

Deixa prá amanhã não, meu camarada. Deixa não!
Hoje JESUS quer te libertar dessa angústia e "tapar esse "buraco de
metrô" no seu coração."

Vem prá JESUS você também!