sábado, 8 de março de 2008

AMIZADE É CONFIANÇA



Eu não sei quanto a você, mas para mim, a coisa mais importante em qualquer tipo de relacionamento humano, é a CONFIANÇA.

Ah! Eu já sei... Você não concorda comigo não, né mesmo? Hein? Ah é? Sério mesmo? Caramba cara... Até que enfim consegui ter sua concordância em algo importante... Aleluia!

Pois então... Como eu ia dizendo: confiança é um negócio muito difícil de conquistar e muito, muito mais difícil ainda de manter. É assim na amizade; no trabalho; no namoro; no casamento e como disse, antes, em todas as relações que o ser humano possa manter com outras pessoas, com sua comunidade, família e até, para consigo mesmo.

Mas, prá não te deixar assim... TODA constrangida, garota, vou me ater a Confiança nas relações de amizade. Pode ficar tranqüila minha camaradinha... Não vá se estressar agora... Não nessa altura dos acontecimentos. Muita calma nessa hora.

Você que tem amigos, aos quais, poderia até entregar seus tesouros, sua Ferrari com tanque cheio, as chaves da sua casa, a senha da sua conta particular naquele paraíso fiscal no Caribe, ou ainda, deixar sua namorada "loiríssima" aos cuidados dele enquanto vai viajar a trabalho...

Sei lá! Inventa mais alguma coisa aí, da qual você não hesitaria em deixar aos cuidados dessa amizade... Hum... Sua coleção de vinil do Elvis...é, peguei pesado agora, hein?

Sem falar da bonitinha aí, só tricotando... tricotando... Você confiaria seu surfista "anabolizadão", aos dedicados cuidados da sua "melhor amiga"... hein? Mudou até de assunto né? HÃ? Parece que ouvi... "Tá maluco!"

Pois é... CONFIANÇA é tudo.

O que é básico numa relação é confiança. Sem confiança não se constrói nada.

Quando a gente quebra essa confiança, o relacionamento humano, qualquer que o seja, começa um processo de degeneração, murcha e apodrece e em muitos casos, morre. As conseqüências disso, nem vou me espraiar por aqui, a gente sabe onde vai dar, não é mesmo? Mas ter uma atitude egoísta, por exemplo... Ah, isso enfraquece a amizade!

Se, no entanto, o relacionamento foi baseado verdadeiramente nesse conceito de amor, verdade, lealdade, confiança, respeito, carinho, amizade, e sinceridade, então, sejam o que for, ou o que vier, esse relacionamento será duradouro.

Agora me diz:

- Você tem uma amizade assim? Tem não?

- Você gostaria de ter uma amizade assim? Gostaria?

Pois saiba que tanto eu como você, e até aquele seu coleguinha 'sem noção', que dá em cima da sua irmã. Sim podemos ter.

Ah! Nesse amigo a gente pode confiar. Ele já deu muitas provas da sua lealdade, fidelidade e um amor sem medidas por nós.

Já sacou né? Tá ligado no movimento, hein?

É... Ele mesmo. JESUS, o amigo fiel. Você pode acreditar, Ele nunca vai te decepcionar viu?


Mas... Voltando às relações humanas. A gente tem amigos e amigas sim. Amizades que a despeito de muitas falhas, "furos" e eventuais chiliques nos períodos de TPM ou surtos raivosos quando o Santos perde na vila, para o Glorioso Palestra Itália.

Mas que quando você tá no "perrengasso", ele vem, oferece o ombro amigo e a mão para te ajudar. Dispensa a atenção que te afaga o coração e te fala o que você carece de ouvir. Nem sempre ele ou ela, concordam com você, mas você consegue ouvi-la porque acredita que é por amizade mesmo.

Estamos assim, unidos por laços invisíveis de confiança, arduamente conquistados e mais arduamente ainda, mantidos. Portanto, meus pacientes e condescendentes leitores não vão "pisar na bola" com seus amigos; eles estão em falta no mercado. E como não poderia deixar uma chance como essa. Vou citar novamente O Pequeno Príncipe, pois afinal "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

Aliás, você já disse prá sua melhor amiga, que a ama? Já falou hoje? Tá esperando O QUE? Bóra lá!

E aí... Vai dizer que não gostou desse final? Cara, tu é chatão mesmo hein? Mas eu te amo viu, amigão.

"Em todo o tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão."

3 comentários:

Unknown disse...

É concordo confiança é a base de todo relacionamento.
Aonde ela é perdida fica difícil de continuar.
Mas, sabe descobri que "ainda" existem pessoas boas e confiáveis.
Neste mundo do "meu umbigo" primeiro, ainda existem pessoas confiáveis.
Vejo isso no meu dia a dia,pessoas abrem seus corações para mim ,pedem o tal " não conte para ninguem,nada escabroso, algum tratamento, algum probleminha familiar, econômico pedindo segredo, e guardo , e vice-versa.
Mas em quem podemos confiar sem temor algum mesmo só "Deus", que em todas as nossas aflições está presente.
Nele podemos depositar toda a nosa confiança, contar nossos probleminhas e pedir seus conselhos e ajuda, que certamente virá, talvez não na nossa contagem de tempo, mas na "Dele" as soluções sempre aparecem.
Abraços.

Unknown disse...

aah;
éeh isso mesmo, tbm concordo plenamentee, confiança éeh tudo na viida.!!
e muiito obrigadaa a apartir deste seu depoimento sobre confiança eu conseguii me fixar para um trabalaho do mesmo tema.!!
Abraçoos =D

Bruninha a. disse...

poxa!!! Gostei
acho que aida existem sim pessoas CONFIAVEIS e pessoas que possamos xamar de AMIGOS...
Não sei se ajo da maneira correta, mas, faço de tudo para mater a confiança e a amizade daqueles que acreditam em mim...
como costumo dizer : A AMIZADE É TUDO...
E sou feliz por ter AMIGOS CONFIAVEIS em minha vida...
Obrigado, seu texto me ajudou em um trabalho escolar.

beijos
By: Bruninha A.