quinta-feira, 13 de março de 2008

ANSIEDADE

"A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra." (Prov.12:25)

Nesses últimos meses, pude compartilhar com vocês, algumas mensagens que eu recebi e me fizeram muito bem.
Também acabei tendo alguns retornos agradáveis.
Pessoas, que nunca tive oportunidade de conhecer, mas que por estarem anexadas em algumas listas de amigos comuns, acabaram por receber também minhas mensagens e ou encaminhamentos.
Algumas delas, contaram que passavam por situações semelhantes às daquelas mensagens e que as palavras nelas contidas, agiram como bálsamo em seus corações, aliviando suas ansiedades.
Eu sempre fico muito feliz com esses 'feed-backs', porque dão significado a esse esforço, em disseminar "coisas boas"; mensagens de ânimo e fortalecimento, esperança e refrigério, exortação e instrução da parte do SENHOR da minha fé.
Sei também, que algumas pessoas que as recebem, não compartilham da mesma fé. Elas têm as suas próprias convicções, sejam religiosas, ideológicas ou mesmo filosóficas. Na verdade, isso é o que menos importa.
O que importa, que a pessoa que as envia, tem o propósito implícito, de compartilhar daquilo que acredita; que possa ser bom para as outras.
Está nisso, o valor agregado a essas mensagens.
Tenho dito, que como todo bom brasileiro, eu também costumo receitar "remédios" que me tenham feito melhorar; sarar. E essa atitude demonstra a alegria de alguém que tendo encontrado o "medicamento" que alivia a sua ansiedade, queira que outras pessoas sejam também aliviadas e igualmente curadas.
De verdade mesmo, fica a nós a percepção de que existem pessoas, ainda preocupadas com a demonstração de carinho e gentilezas. Claro que está cada vez mais raro isso; encontrar no ser humano atual, essa disponibilidade, generosidade, ainda que virtual. Na grande massa, o que tem prevalecido é a lei do "primeiro meu umbigo", os outros... "que se lasquem".
Palavras como: compaixão, cortesia, gentileza, caridade, misericórdia, amor... viraram retórica, versos em rimas de algum poema não "concreto".
Mas nem tudo está perdido, né mesmo?
Tem muita gente cidadã. Muita gente ainda que crê, que uma palavra amiga, uma palavra de esperança e fé, uma palavra de entusiasmo e motivação, podem "chegar em boa hora", trazendo conforto e alívio ao coração solitário; à alma angustiada.
Afinal de contas, quem já não passou por um daqueles "perrengues"; aqueles dias "escatológicos" e uma palavra amiga, oportuna lhe chega como, "vinda dos céus".
Ah! Você não?
Nunquinha mesmo?
Certeza mesmo?
Mulher poderosa hein bonitona?
Mas não fica assim toda "serelepe" não viu? Sua lagoa ainda pode secar.
Na verdade ainda, o que mais é manifestado pelas pessoas que retornam as mensagens, tem sido a ANSIEDADE.
As condições e cenários em que vivemos, tem nos deixados estressados por quase tudo.
O pão de amanhã?; que roupa vestir?; que faculdade fazer?; como vou criar meus filhos?; que fazer do meu casamento?; onde vou morar?; como pagar por meus remédios?; oh! céus... como faço pra acabar com essa celulite aqui ó, Essa aqui óóó!, etc.
Preocupações legítimas, mas que nos provocam ansiedades, às vezes, extremadas e que direcionam ao patológico. Acabamos por gastar muita energia, tentando nós mesmos, sozinhos, administrar essa ansiedade toda.
Sobre essa situação toda e outras tantas angústias da alma, a Palavra de DEUS, na qual nós cristãos, buscamos auxílio e respostas, está escrito:
"E JESUS disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo ansiosos, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Lucas 12:22-31)
Mais uma vez eu desejo e sinceramente espero que essa PALAVRA, vá de encontro às necessidades do seu coração, viu minha amiga ansiosa?
Ôô... garota, vamos parar de roer as unhas. Tá no tôco, mulher!
E manera aí no chocolate hein? Tá com a cara toda "empipocada"!

Nenhum comentário: