domingo, 18 de dezembro de 2011

NÃO O DEIXE ATRAPALHAR SEU FUTURO OUTRA VEZ! (Uma reflexão de Fim de Ano)


Caramba! Estamos acabando mais um ano e parece que ontem mesmo falávamos espantados que o retrasado já havia acabado também, não é não hein?

Coisa estranha essa que se produz em nossas cabeças a sensação de que o tempo está acelerado; de que as coisas passam muito mais depressa do que antes. Você sente isso ou sou eu que estou envelhecendo?

Bom, mas não importa se você está mais velho do que eu, viu? O importante é que estamos naquela época do ano em que costumamos fazer a avaliação do ano que se acaba. Eu costumo fazer isso, e você? Claro, o final do ano nos parece ser momento de revisar as nossas ações passadas, e reavaliar eventuais erros cometidos. Também nos parece ser o momento para fazermos propósitos novos, reavivar antigos sonhos e projetar novos para serem perseguidos ao longo do ano novo que está chegando.

Descobrimos nessas incursões às nossas lembranças, de que algumas coisas nos incomodaram a mente durante todo o ano, e que já haviam incomodado a gente nos anos anteriores. Muitas dessas coisas incômodas, podem ter suas origens nas frustrações ou decepções que sofremos de pessoas do nosso relacionamento, ou mesmo, que causamos a elas. Aquelas coisas chatas mal resolvidas, mal interpretadas que acabaram gerando estranhezas entre amigos, colegas e até mesmo, entre familiares. Você sente algo assim te cutucando, incomodando? Ao ler isso aqui agora, você se lembrou de alguém que lhe tenha causado alguma mágoa antes? E me diga mais uma coisa: Essa lembrança aconteceu no final do ano passado também, hein? Ah foi, é? Interessante. Sabe, sou constrangido a lhe dizer que você está ressentido, viu?

O Ressentimento é uma "faca de dois legumes" (como diria um famoso cartola do futebol tupiniquim). Porque temos a tendência a usa-lo para atingir a pessoa que nos causou alguma mágoa, mas como tem "dois gumes", sempre sobra para nós mesmos, né não? O Ressentimento é como um alimento estragado do qual insistimos em nos alimentar mesmo que ele nos faça tão mal. Além de nos retirar a paz e a alegria na vida, ainda por cima nos envenena a mente, compromete o nosso juízo equilibrado e retira de nós, o paladar das coisas simples, tornando-as amargas e nós mesmos, amargurados.

Ok... Tá bom! Já identificamos isso nas nossas memórias e descobrimos com isso, que tais ressentimentos impediram que nosso ano fosse melhor do que realmente foi. Mas e então? Vai deixar isso comprometer seu novo ano, de novo? Vai não, né?

O Perdão é o remédio que cura o ressentimento e nos liberta das enfermidades emocionais. Sim, muitas das nossas doenças físicas, emocionais e até espirituais, tem suas origens nas mágoas do passado e do ressenti-las sistematicamente. O Perdão é antídoto eficaz para combater os estragos produzidos em nós e também nos outros, causados por longos períodos de armazenamento de maus sentimentos no coração. O Perdão é cura.

"Perdoar quer dizer "desatar cadeias, ataduras". Quem não perdoa está preso a correntes, a uma triste lembrança do passado e não pode desenvolver-se. Perdoar é uma decisão. É escolher entre liberar a pessoa que nos ofendeu ou querer vingar-se".

Sei que não é fácil perdoar alguém e tão difícil é também nós nos perdoarmos por algo que cometemos, mas é realmente imprescindível fazê-lo se quisermos ter um futuro próspero e sadio. Se esperarmos que isso seja motivado em nós pelos nossos próprios sentimentos, dificilmente conseguiremos. É de fato uma decisão consciente e não uma emoção. O Amor é a virtude que desenvolvida em nossos corações nos ajuda a praticar o perdão com qualidade. O Amor retira aquela partícula, aquela fagulha de ódio que é alimentada pelo ressentimento, pela amargura.

Não posso deixar de exemplificar o perdão de qualidade, sendo fruto do amor, sem a lembrança da figura de Jesus crucificado na cruz para Ele próprio, personalizar o perdão de Deus Pai, a todos nós que o frustramos e decepcionamos com os nossas transgressões, com os nossos pecados. Sim, Jesus nos perdoou por vontade própria e assim se entregou para que fossemos reconciliados com o Pai. Ele não cometeu qualquer pecado, mas decidiu pagar pelos nossos. Que Amor tremendo é esse, hein?

Olha só meu amigo e minha amiga, se realmente desejamos ter uma vida de paz e um futuro maravilhoso a partir desse próximo ano, devemos pedir que Deus encha nossos corações de amor, pois assim poderemos perdoar aqueles que nos ofenderam e nos perdoarmos a nos mesmos também.

Que em nossas avaliações de final de ano possamos chegar a conclusão de que não vale a pena ficar preso a um fato negativo do passado. Temos uma bela vida para viver pela frente.., tá bom?

Ah! Quase me esquecia. Me perdoa aí o mal jeito, tá?
***O SENHOR FAÇA TRANSBORDAR EM GRAÇA O SEU VIVER.***
***BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!***
Saúde física, emocional e espiritual para todos.
Alegrias, paz e prosperidade em todas as áreas.

Nenhum comentário: