quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PORQUE OS DIAS SÃO MAUS

Já ouvimos falar novamente de rumores de guerras que pareciam não mais existirem, e o acirramento de outras guerras, que nunca deixaram de existir.

Recebemos toda hora, por todos os lados de todas as maneiras, notícias de tragédias provocadas pela natureza, e outras tantas provocadas pela inconsequente insanidade dos homens.

Tudo isso parece estar sendo orquestrado quando percebemos estarem acontecendo ao mesmo tempo. Pipocando por todas as partes do planeta, iniciando em um ou outro ponto isolado, mas alastrando-se rapidamente para outras partes do mundo.

O mundo todo está enfiado em uma imensa crise. Ela não é nova e tão pouco desconhecida, mas ao contrário, é repetição histórica e está largamente divulgada, sendo percebida agora mais facilmente, por causa da rapidez com que chega até nossas casas.

Essa crise parece contaminar as mentes e os sentimentos das pessoas, de uma maneira sutil, muitas vezes, e em outras, escancaradamente mesmo.

Ela, digo a crise, pode até ter sido desencadeada recentemente em algum quarteirão monumental de Wall Street, e se alastrado pelo planeta com a velocidade e destrutividade de um mega "Tsunami", mas o efeito provocado nas economias mundiais, de longe se compara ao "Tsunami" moral, ético e as perturbações, transtornos desencadeados na nossa sociedade.

Não digo essas coisas como se tivesse redescoberto a roda, apenas percebo em mim, em minha alma, que não me acostumei a todas essas coisas e as deixei me insensibilizar por elas.

Digo isso também, e principalmente, por perceber que muitos deixaram-se arrastar nesse "Tisunami" de intolerância, de violência gratuita, de ódio e crueldade como se de repente, os porões escuros da alma humana tivessem sido abertos ao mesmo tempo, e toda loucura da maldade tivesse saltado para fora e se espalhado, primeiro pelas vizinhanças e rapidamente, para muito além dessas fronteiras.

Parece então, que não podemos retê-las dentro das pessoas e sequer detê-las de modo a não causar maiores danos também.

Tudo está à solta.

O mal e a maldade nos espreitam nas esquinas e sob a luz do meio dia, atacam, sufocam, arrastam, invadem, sequestram, roubam, violentam, saqueiam, mutilam e matam.
Nenhum dos recursos e estratégias da lei e da ordem são suficientes para conter as investidas do mal, e nem de perto impedirem a implantação do medo no núcleo da nossa sociedade.

Isso lhe parece assustador, ou já se acostumou também, hein?

Essas coisas ditas assim desse jeito, podem provocar não apenas as emoções que escondemos ou desconhecemos que há dentro de nós, mas primordialmente a nossa maneira de pensar as nossas próprias atitudes diante do que vemos, ouvimos e percebemos fora de nós.

Não é possível que a gente continue se acostumando com essa loucura humana, e com deliberada indiferença, varrer para debaixo dos tapetes como se não fosse responsabilidade nossa também. Cada um deve e pode mudar essa "crise" à partir de mudanças em si mesmos.

Despertemos já!

Comecemos a observar o nosso comportamento.

Comecemos a observar ao nosso redor.

Comecemos a mudar e transformar o núcleo da sociedade que é a família.

Comecemos a buscar a DEUS enquanto podemos acha-lo; enquanto está perto de nós.

"Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus."
(Efésios 5:14-16)

Nenhum comentário: