domingo, 16 de janeiro de 2011

PONTOS E VÍRGULAS

"Deus coloca uma vírgula onde existe um ponto final"

Existe uma expressão muito batida entre os jogadores de futebol que diz: "O futebol é uma caixinha de surpresas!"

A despeito de já ter jogado muita bola na adolescência e bem além dela, eu me utilizo dessa expressão que é um bordão no mundo futebolístico para dizer que A NOSSA VIDA É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS!

Sim, porque muitos são os acidentes de percurso, as crueldades do tempo e do caminho. Em um instante estamos alegres, empolgados e cheios de certezas, e de repente, entramos em um deserto que de tão árido nos secam as lágrimas da alma.

Muitos desses jovens e promissores jogadores, que possuem um potencial enorme para alcançarem no profissional, fama e dinheiro, são ceifados por algumas dessas "surpresas" da vida e desaparecem muito antes de entrarem no mercado, no mundo do esporte.

Assim como esse exemplo de certa maneira tosco, nas nossas caminhadas encontramos depressões tão profundas, que para sairmos delas, necessitamos de esforços de alpinista.


Muitos não encontram forças em si próprios, motivação e energia para galgar as paredes desses poços profundos, e tendem a colocar um ponto final em suas histórias.


Outros, a própria sociedade se encarrega de determinar o fim e vira o rosto para nem contemplar o sofrimento dos caídos.

Todavia, existem pessoas que apesar de caídos, não estão derrotados. Que não acreditam e não aceitam a determinação de que é ponto final e pronto.

Pessoas que caem e levantam, tropeçam e se erguem, são atingidas pela vida mas não tombam, não desistem e continuam caminhando.

Parecem acreditar que há luz além do túnel e há oásis além do deserto. Que de maneira espantosa conseguem sair do fundo do poço onde foram lançados e conseguem a proeza de saírem de lá, mesmo cobertos de barro e muitos arranhões, porém vivos.

Essas pessoas que tem fé em algo mais que a vida de surpresas, e que o sobrenatural de DEUS opera no meio da tormenta, da dor e do sofrimento. Então caminham e continuam a caminhar esperançosos de encontrarem meio da aflição, uma simples vírgula que alimente nelas, a esperança de dias melhores e mais felizes.

Essa expressão que citei no começo do texto pode ser ilustrada por muitas histórias que tiveram exatamente todos os ingredientes que listei anteriormente, por exemplo, a história de José do Egito (Genesis 37).


Um jovem sonhador e promissor líder entre o seu povo que despertou uma inveja mortal entre seus parentes ao ponto de lança-lo em um poço seco para morrer abandonado. Todavia, a história registra que a ação dos seus irmãos não determinou o ponto final na história de José.

DEUS conspirou na Glória, para que José saísse do poço, andasse em um deserto, refinasse o seu interior, alimentasse seus sonhos e o elevasse ao segundo maior posto do Império Egípcio na sua época.

DEUS meteu uma vírgula no meio da história daquele moço e transformou seu iminente fim e um recomeço que o levou ao triunfo.

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo!"

JESUS foi o exemplo mais crucial dessa ação sobrenatural de DEUS sobre a história. O Mundo determinou um ponto final para Cristo, crucificando-o, mas DEUS enfiou uma vírgula na sua história, o despregou da cruz e o fez assaltar o inferno e o deserto de morte.


DEUS o ressuscitou de lá e o ergueu sobre as alturas, assentando-o em Seu Trono de Glória Eterna.

Eu não sei por quantas depressões iremos passar pelo caminho, quantas surpresas a vida nos dará, ou de quantos buracos, cisternas, poços, abismos, iremos cair ao longo da nossa existência. Mas tenho fé, e me alimento dela, de que DEUS irá cumprir em mim, em ti e em todos que o amam, a boa obra iniciada em nós. DEUS é quem determina o ponto final de todas as coisas.

Eu creio nisso com toda a força do meu coração e por isso espero a próxima vírgula que o SENHOR da História, irá colocar na minha própria, na sua história e de todo aquele que alcançar misericórdia em DEUS por Amor a JESUS.

Que haja na sua história, tantas vírgulas quanto forem necessárias para que você renasça, refaça, recomece se preciso for, e alcance a vitória final.

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos." (Oração do Profeta Habacuque 3:17-19)

Nenhum comentário: