quarta-feira, 28 de abril de 2010

FORTALEZA DA ALMA


Existem momentos que as nossas almas percorrem estreitos e sinuosos caminhos. Veredas desconhecidas como aquelas que jamais escolheríamos trilhar em serena e tranquila vontade.

Mas eles nos alcançam nos lugares de sossego aparente e nos lançam em seus terrenos misteriosos e não raramente, pantanosos e sombrios.

Nesses estranhos percursos em que nossas almas parecem ser provadas e afligidas propositadamente, se evidenciam aqueles que possuem em si mesmos, impregnados nas entranhas da alma, uma "fortaleza" de recursos emocionais e espirituais, ao contrário daqueles que simplesmente não o tem.

Essa ""fortaleza"" não nos livra de entrar e percorrer esses momentos estreitos, ao contrário, a "fortaleza" entra conosco e percorre todos os meandros tortuosos por onde as nossas almas são provadas. Além disso, ela, a "fortaleza" impede que sejamos invadidos de absoluta angústia e temor.

Um desses recursos de que dispõe a nossa alma, é a adoração.

Através da adoração profunda, consciente e sincera da nossa alma, encontramos a força extraordinária que emana de dentro da "fortaleza" que já está em nós.

A adoração parece contagiar o nosso físico e mente, interrompendo o processo de pânico e tristeza com que os caminhos estreitos procuram lançar-nos.

A nossa Fortaleza é o Senhor JESUS, em quem temos o livramento e a restauração da paz e serenidade.

Adorar ao Senhor portanto, é parte importantíssima para reassumirmos o controle dos nossos sentimentos, além de auxiliar na recuperação das nossas energias vitais

Ninguém está absolutamente imune a momentos como esses.

Nenhuma pessoa possui todos os recursos da mente e da alma, para transpor sozinhas esses caminhos estreitos em que muitos de nós, são lançados. Pois são dias difíceis. Momentos angustiosos e instantes de expectação. Tanto as mentes dos jovens como a dos mais velhos são exprimidas aos limites da fé, e ao ponto de se perder a esperança.

Todavia, aqueles que esperam no Senhor, a "fortaleza" da nossa alma, são comparáveis aos "Montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre."

Na tristeza e na angústia; no silêncio do quarto ou no barulho do trânsito, experimenta louvar e adorar a DEUS. Assim você também vai estar liberando um recurso incrível, para vencer e ultrapassar esses momentos difíceis.

Erga a sua cabeça! Aprofunde o seu olhar para o céu invisível. Solte a voz da tua consciência e adore ao SENHOR de todo recurso da tua alma. O Teu próprio espírito encontrará a melodia, a letra, e o ritmo certos para chegar ao altar de DEUS. No mais, o Espírito do próprio DEUS, intercederá com gemidos inexprimíveis reportando ao PAI, nossos pedidos e clamores.

Você está abatido?

Está sufocado por muitas atribulações?

Se sentindo impotente para solucionar qualquer problema?

Está assim, hein?

Entra no teu quarto, ou se meta sob a ducha quente do chuveiro, e libere o recurso que já existe em você. Louve e adore o SENHOR.

Experimenta, vai!

Sim, há um poder sobrenatural que age sobre as nossas tristezas e angústias que são liberadas através da adoração.

Creia!

Eu sei!

Eu também já provei!

"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus."

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O USO DO CACHIMBO ENTORTA A BOCA


Um grande amigo costumava dizer que "Com o que é bom a gente se habitua".

É uma verdade quase absoluta não fosse que ela igualmente serve para hábitos ruins. E por que?

Porque é uma tendência do homem natural, que durante muito tempo repete, e repete as mesmas coisas no seu dia-a-dia ao ponto que elas tornam-se hábitos difíceis de serem abandonados.

Quer ver uma coisa?

Conta-se que um pesquisador possuía um ratinho de laboratório que ficava girando uma roda dentro de uma gaiola. Durante muito tempo, aquele ratinho fora estimulado a girar e girar aquela engenhoca, recebendo por esse esforço, ração e água.

Certo dia, aquele pesquisador atentando para aquele círculo vicioso que se tornara a vida daquele pequeno animal, encheu-se de genuína compaixão e resolveu libertar o ratinho. Abriu então a gaiola e tendo retirado o bichinho de sua rotina interminável, levou-o para fora, no quintal, e libertou-o afinal.

O pesquisador notou que o pequeno animal observava o cenário novo, amplo e convidativo, todavia não se mexia para ir ao encontro da sua própria liberdade. Por diversas vezes, o pesquisador o tocou levemente afim de estimular o ratinho a sair porta afora e ganhar o espaço livre do quintal. Mas o ratinho apenas dava alguns pequenos passos e retornava a posição anterior, repetindo seguidas vezes aquele comportamento estranho.

Então, mesmo consternado, o pesquisador tomou novamente o animalzinho e o colocou outra vez na gaiola. Imediatamente o ratinho de laboratório subiu a pequena plataforma e entrou naquela roda da engenhoca, e iniciou a correr, fazendo-a girar, e girar com aparente alegria.

Existem muitas pessoas que se portam de maneira semelhante ao nosso ratinho da ilustração.

Mesmo com todas as oportunidades de terem suas vidas transformadas, à partir de uma mudança dos seus antigos hábitos, de velhas tradições e manias, e vícios, elas simplesmente não conseguem se libertarem sozinhas de tais práticas e costumes.

É aquela situação que minha avó 'Ninita' explicava com aquela antiga expressão popular:

"O uso do cachimbo entorta a boca."

É claro que padrões de comportamento tão enraizados, metodicamente cultivados ao longo da vida, não são mesmo fáceis de se mudar de uma hora para outra, assim, como um passe de mágica.

Mas é preciso o rompimento com aqueles antigos hábitos que nos prendiam a um passado de servidão; de escravidão. E é preciso pedir ajuda para que as cadeias invisíveis que nos acorrentam àquelas velhas práticas, sejam quebradas e permitam assim, que "saiamos porta afora" para a liberdade da mente e do espírito.

E essa ajuda da qual precisamos, existe e está disponível para mim e para ti. É exatamente isso o que significa “Tornar-se uma nova criatura em Cristo Jesus:

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17).

Sim, quando JESUS entra definitivamente em nossas vidas, Ele nos renova a mente e o espírito, dando início imediato, ao processo de "desconstrução" do velho homem, e a construção de um novo homem.

JESUS tem o poder, a força e a vontade para mudar a nossa vida. Purificando o nosso ser e renovando a nossa mente com o cultivo de novos e saudáveis hábitos, compatíveis com um ser gerado conforme o amor de DEUS, O Pai.

Cultivar os bons hábitos do Reino, é para muitos de nós, tão difícil quanto abandonar os antigos, mas se verdadeiramente estamos livres, iremos conseguir e seremos completamente transformados pelo Espírito Santo de DEUS em nossas vidas.

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." {Gálatas 5:1}

Eu rato de laboratório!?

Tô fora!

Pode me incluir fora dessa, viu?

Eu nem uso cachimbo. Você também não, né?

terça-feira, 13 de abril de 2010

EM QUEM PODEMOS CONFIAR?


Dia desses deu na TV que o prazo para que os brasileiros e brasileiras recorressem daquelas diferenças de rendimento aplicados a caderneta de poupança, havia expirado.

Eu, como um punhadão de crédulos cidadãos desse país, não acreditava que a poupança seria "mexida" como foi no governo de Collor. Mas a ministra foi lá e 'capou' compulsoriamente.

Você se lembra da Zélinha?

Puxa pela memória, vai!

Isso! Essa mesmo!

Eu tinha uma pequena poupança também, fruto do meu suado trabalho.

Sonhava em um dia, adquirir minha casa própria, com as moedinhas guardadas no porquinho da Caixa.

Não é que de um dia para o outro, aprisionaram o meu porquinho com todo meu dinheirinho, hein?

Pois foi.

Me lembro que naqueles dias que se sucederam ao decreto do Collor, muita gente se desesperou; muita gente se desencantou; muita gente se indignou; muita gente se matou.

Muitos empresários que tinham vultosas quantias em aplicações, ficaram como aqueles milhões de poupadores nanicos como eu. Ou seja, com 50 'paus' prá viver.

Sonhos frustrados.

Projetos adiados sem data prá iniciar.

Vidas enfermadas e almas perplexas, era um cenário que a gente via por todos os lados. E não faz tanto tempo assim não, viu? Foi há vinte anos atrás.

Muitos colegas ficaram indignados e transtornados emocionalmente até.

Um deles, em especial, havia feito a venda de seu apartamento "casado" com a aquisição de um novo, melhor e maior. O dinheiro que recebeu pela venda do seu, ficou bloqueado e ele teve que entregar as chaves do seu imóvel, sem ter outro para ir.

Esse moço quase deu um tiro na própria cabeça.

Ele fora um dos que fizeram campanha pela eleição do 'Fernandinho-boa-pinta-Collorido-de-Mello', e aquilo o torturava mais ainda.

Ele, como muitos milhões de brasileiros, acreditaram no discurso inflamado e vigoroso daquele jovem candidato, e deu no que deu, né?

Levou alguns anos e ações judiciais de todo mundo, para começarem a receber algumas diferenças de expurgos havidos naquele periodo, inclusive sobre o nosso "sagrado" FGTS.

O seu já recebeu, né?

Apesar de muitos de nós, sobreviventes daquela época parecermos ter sido vacinados, vira e mexe, estamos caindo em discursos semelhantes.

Temos colocado nossa confiança em pessoas, instituições, governos, e por ai vai.

Quebramos a nossa cara-pálida constantemente, e parece que não aprendemos. Pois continuamos confiando em homens que vão frustrar-nos mais dia menos dia.

As Escrituras nos exortam a não confiarmos, e sobre isso, existe uma severa advertência, uma maldição. "Maldito é o homem que confia no homem." Que coisa, não?

E como eu e você fazemos parte do pacote, isso também nos inclui, não é mesmo?

Nas mesmas Escrituras, está um exemplo de um homem que colocava a sua confiança, sua esperança em outro lugar; em outra pessoa.

"A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado. O minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio."

Esse homem tão confiante, traiu e foi traído.

Venceu e foi vencido.

Confiou em si mesmo e se desapontou.

Acreditou em associações que fez com outros líderes e poderosos, e se deu muito mal.

O Rei Davi, registrou em várias oportunidades suas experiências de vida, enquanto aprendia em quem podia confiar.

"Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.
A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra."

Davi também não era homem perfeito e portanto, não confiável como todos nós. Pois todos carecemos do cuidado atencioso de DEUS para não metermos os pés pelas mãos. Mas ele, por reconhecer isso, e dispor o seu coração a aprender com o SENHOR, foi considerado por DEUS, homem conforme o coração de DEUS. Tá bom ou quer mais, hein?

É claro que a associação do ensinamento bíblico com um fato histórico recente, é apenas ilustrativo para que juntos, aprendamos em quem depositar a nossa confiança; a nossa Esperança.

Agora, por outro lado... Temos um ano em que estará a prova a nossa confiança. Em quem vamos depositar a nossa confiança? Em quem confiaremos para comandar essa nossa grande nação, hein?

Presta atenção que muitos daqueles personagens, atores e coadjuvantes, estão por aí outra vez, viu?

Se liga ô cara-pintada!

"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR."

sábado, 3 de abril de 2010

PEREGRINANDO

Há terra em todo canto, e espaço suficiente para todo ser que respira. Isso é uma verdade que persiste até agora, na presente década.

É verdade também que existe um povo sem canto próprio, que caminha entre os campos, montes e vales da terra e de um lado para outro produzem para que outros se alimentem de todo seu trabalho.

É já uma grande nação que peregrina sobre a face da terra ainda sem pátria, mas que almejam na alma alcançá-la ao fim da jornada.

Esses jornaleiros sem pátria espalham aos quatro cantos da terra, as boas novas, e atraem aqueles que as aceitam. Porque esses são também como nós que anteriormente aceitamos pela fé, e por ela antevemos nossa morada na nossa pátria celestial.

Por essa causa peregrinamos também sobre a terra e debaixo da luz do sol, pelos caminhos do mundo, daqui e ali, e até os confins da Terra, como forasteiros por terras estranhas, enquanto aguardamos a nossa própria pátria que possuiremos por promessa Divina aos nossos pais.

Existem no meio de nós, homens e mulheres que peregrinam por longas distâncias e variados lugares, levando a Palavra, levantando caídos e cuidando dos feridos. Abrindo mão do conforto e das facilidades, vão aos miseráveis e esquecidos pelos caminhos, alcançam os abandonados pelas estradas e levam o consolo e libertação aos cativeiros.

Muitos tombaram também, ao longo dessa missão de amor, sem verem a amada pátria celestial como prometida desde o início. Todavia, igualmente pela mesma fé, temos a plena certeza de que já estão agora, no gozo eterno do Senhor que fez a promessa.

Glória a DEUS!

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. (Salmo 126:5-6)

Singela homenagem a todos os amados, compatriotas do Reino da Promessa. Aos que permanecem firmes e de pé, em fé vão as nações da terra para levar as Boas Novas do Evangelho de JESUS. Anunciando que há salvação por Graça no Seu nome Santo.

HOMENAGEM ESPECIAL

Ao Pr. Milburges Gonçalves Ribeiro (em memória), meu amado pai...
Ao Evangelista Marcílio Ribeiro (em memória), meu saudoso avô...
Ao Pr. Moacir Jordão (em memória), meu querido tio...
Ao Pr. Luiz Roberto França de Mattos (em memória), saudoso amigo...

... Que já estão no merecido gozo de todas as promessas do SENHOR DA GLÓRIA.