sexta-feira, 23 de abril de 2010

O USO DO CACHIMBO ENTORTA A BOCA


Um grande amigo costumava dizer que "Com o que é bom a gente se habitua".

É uma verdade quase absoluta não fosse que ela igualmente serve para hábitos ruins. E por que?

Porque é uma tendência do homem natural, que durante muito tempo repete, e repete as mesmas coisas no seu dia-a-dia ao ponto que elas tornam-se hábitos difíceis de serem abandonados.

Quer ver uma coisa?

Conta-se que um pesquisador possuía um ratinho de laboratório que ficava girando uma roda dentro de uma gaiola. Durante muito tempo, aquele ratinho fora estimulado a girar e girar aquela engenhoca, recebendo por esse esforço, ração e água.

Certo dia, aquele pesquisador atentando para aquele círculo vicioso que se tornara a vida daquele pequeno animal, encheu-se de genuína compaixão e resolveu libertar o ratinho. Abriu então a gaiola e tendo retirado o bichinho de sua rotina interminável, levou-o para fora, no quintal, e libertou-o afinal.

O pesquisador notou que o pequeno animal observava o cenário novo, amplo e convidativo, todavia não se mexia para ir ao encontro da sua própria liberdade. Por diversas vezes, o pesquisador o tocou levemente afim de estimular o ratinho a sair porta afora e ganhar o espaço livre do quintal. Mas o ratinho apenas dava alguns pequenos passos e retornava a posição anterior, repetindo seguidas vezes aquele comportamento estranho.

Então, mesmo consternado, o pesquisador tomou novamente o animalzinho e o colocou outra vez na gaiola. Imediatamente o ratinho de laboratório subiu a pequena plataforma e entrou naquela roda da engenhoca, e iniciou a correr, fazendo-a girar, e girar com aparente alegria.

Existem muitas pessoas que se portam de maneira semelhante ao nosso ratinho da ilustração.

Mesmo com todas as oportunidades de terem suas vidas transformadas, à partir de uma mudança dos seus antigos hábitos, de velhas tradições e manias, e vícios, elas simplesmente não conseguem se libertarem sozinhas de tais práticas e costumes.

É aquela situação que minha avó 'Ninita' explicava com aquela antiga expressão popular:

"O uso do cachimbo entorta a boca."

É claro que padrões de comportamento tão enraizados, metodicamente cultivados ao longo da vida, não são mesmo fáceis de se mudar de uma hora para outra, assim, como um passe de mágica.

Mas é preciso o rompimento com aqueles antigos hábitos que nos prendiam a um passado de servidão; de escravidão. E é preciso pedir ajuda para que as cadeias invisíveis que nos acorrentam àquelas velhas práticas, sejam quebradas e permitam assim, que "saiamos porta afora" para a liberdade da mente e do espírito.

E essa ajuda da qual precisamos, existe e está disponível para mim e para ti. É exatamente isso o que significa “Tornar-se uma nova criatura em Cristo Jesus:

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17).

Sim, quando JESUS entra definitivamente em nossas vidas, Ele nos renova a mente e o espírito, dando início imediato, ao processo de "desconstrução" do velho homem, e a construção de um novo homem.

JESUS tem o poder, a força e a vontade para mudar a nossa vida. Purificando o nosso ser e renovando a nossa mente com o cultivo de novos e saudáveis hábitos, compatíveis com um ser gerado conforme o amor de DEUS, O Pai.

Cultivar os bons hábitos do Reino, é para muitos de nós, tão difícil quanto abandonar os antigos, mas se verdadeiramente estamos livres, iremos conseguir e seremos completamente transformados pelo Espírito Santo de DEUS em nossas vidas.

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." {Gálatas 5:1}

Eu rato de laboratório!?

Tô fora!

Pode me incluir fora dessa, viu?

Eu nem uso cachimbo. Você também não, né?

Nenhum comentário: