terça-feira, 24 de agosto de 2010

Devemos estar preparados para as oportunidades


Oi Gente! Agora que o 'mico' já se tornou público na minha comunidade, deixa eu mesmo espalhar, tá?

Durante o período da Copa do Mundo de Futebol, a nossa Igreja esteve celebrando seus trinta e um anos de vida. Foi mesmo uma festança daquelas, viu? Se você não foi, perdeu.

Por 4 dias, recebemos muitas visitas de gente que direta ou indiretamente está ligado a nós, e veio participar da festa.

A Celebração foi no auditório do Centro de Convenções do Mendes, em Santos. E em quase todos os dias, recebemos a visita de muitos políticos e autoridades da região, e muitos convidados preletores para compartilhar momentos preciosos para o povo da igreja. Em um desses dias, enquanto aguardava-mos o inicio da reunião, se fez um certo alvoroço no recinto ainda meio vazio.

Minha esposa e uma irmã da igreja, que também é fotógrafa, estavam conversando ao meu lado nesse instante, e comentaram que se aproximava uma comitiva pelo corredor central, vindo em nossa direção.
Ela virou-se para o foco da atenção das pessoas comentou? "É o Geraldo!" Quando ela acabou de dizer isso, ele estava ao nosso lado e cumprimentando-nos com simpatia.

Bom, ele estendeu a mão para me cumprimentar, e talvez ainda não tivesse percebido que eu era cego, então minha esposa pegou a minha mão e aproximou da dele e eu o cumprimentei como se fossemos íntimos:

"Oi Geraldo.. como você está?"

Imaginando que fosse um irmão da igreja que tem o mesmo nome, ainda o ouvi dizer em resposta:

"Estou muito bem, e você?"

Coisa de gente conhecida, e de velhos amigos, né? Se um assessor chato não o tivesse apressado, estaríamos batendo o maior papo cabeça até agora. Depois que a comitiva prosseguiu para seus lugares no auditório, minha esposa conseguiu enfim dizer:

"Era o Geraldo Alckmin!"

Caramba! O cegueta aqui pagou o maior 'mico' achando tratar-se de outra pessoa e não do ex-governador de São Paulo, e novamente candidato ao mesmo posto nessas próximas eleições.

O pior, é que ambas as fotógrafas, ficaram paralisadas com aquela chance de registrar a cena, o momento, e não fizeram nenhum 'click'... pode uma coisa dessas? Fala sério, viu?

Demos muita risada depois, e tive que aguentar as piadinhas: "Oi Geraldo´! " prá cá e prá lá... fazer o que, né?

Mas se eu tivesse sido preparado para essa oportunidade única, provavelmente tería aproveitado para extrair uma promessinha dele, né?

Brincadeira a parte, eu que sou cego mas não bobo, enxergo nesse fato inusitado, uma aplicação para a vida da gente.

Devemos estar preparados para as oportunidades da vida. Sim, pois não sabemos quando elas irão cair sobre nós.

Pedimos a DEUS, o tempo todo, melhores oportunidades como um novo emprego, um amor para a vida toda, um bem novo, uma viagem, uma promoção, qualquer coisa, pois sabemos pedir como ninguém, não é mesmo? Ah se sabemos!

E o incrível é que DEUS dá mesmo. Sim, a todo instante, sem que percebamos claramente, o SENHOR despenca uma oportunidade no colo da gente, e de tanto susto e despreparo para abraçar a benção, a deixamos escorrer pelos vãos dos dedos da nossa mão.

É preciso que nosso corpo, nossa mente, nossa alma estejam preparados para quando as oportunidades chegarem, para quando as bençãos forem liberadas para nós. Para que diante delas não tenhamos nenhuma dúvida em tomarmos posse e irmos em frente, para a nossa alegria.

Nas Escrituras existem diversas narrativas de homens e mulheres que não somente pediram uma oportunidade, uma benção dos céus, mas dispuseram seus corações e prepararam suas mentes de maneira a irem ao encontro dessa oportunidade, e a reconheceram quando viram. E assim, tomaram posse dela.

Me lembro de Jacó, o neto mais arrojado e preparado do gigante da fé, Abraão, que mesmo sob forte pressão, reconheceu sua oportunidade quando o Anjo de Deus apareceu, e tendo se agarrado a ele, não o soltou até que ele o abençoasse. Lembraram? (Leiam Genesis 32)

Já lá nos tempos de Jesus, há uma narrativa de uma mulher que sofria de um fluxo de sangue, que a transtornava por muitos anos. Vendo no meio da multidão daqueles que seguiam Jesus, uma oportunidade única, esgueirou-se por entre aqueles homens que espremiam Jesus, e arriscando-se, tocou as vestes do Messias, e ficando imediatamente curada. Por seu atrevimento/ousadia, ainda foi salva.
Bom demais, não é mesmo? (Veja em Mateus 9:20-22)

E ainda sobre Bartimeu, o cego de Jericó, que ouvindo que Jesus passava ali perto, começou a gritar por ele. "JESUS, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" E mesmo sendo repreendido pelos discípulos, gritava mais e mais alto até ter a atenção do Mestre e ser recebido por Ele. Sua estratégia o livrou da cegueira e por sua fé, foi salvo. Eta ceguinho esperto, hein? (Leia em Marcos 10:46-51)

Sabe, muitos outros personagens da Bíblia, e outros muitos da história, se prepararam da melhor forma para estarem prontos para reconhecerem a oportunidade quando ela chegasse a eles. Todos desenvolveram estratégias, e fizeram projetos para receberem suas chances e bençãos. É provável até que você mesmo, seja uma dessas pessoas que além de reconhecerem, se apropriaram da oportunidade das suas vidas. É esse o seu caso?

Olha só, eu não sei se terei outra oportunidade de conhecer pessoalmente uma autoridade como o Dr. Geraldo Alckmin, e nem se a de um Anjo do Senhor ao se esbarrar em mim. Mas de uma maneira ou outra, eu quero estar preparado, com meu coração pronto e disposto, para aproveitar a próxima benção que DEUS vai despencar sobre a minha vida, viu? Vou agarrá-la até que a benção venha sobre mim e sobre a minha casa também. Você não faria o mesmo, hein? Fará sim, né não?

Agora vem cá, já que assumi o 'micaço' com todas as honras, vou contar que teve gente que gritou que ele era o Papa. Eta! Não aquele PAPA, mas o prefeito da cidade de Santos, João Paulo Papa. Mas não conto quem foi nem sob tortura, viu? Conto não!

Nenhum comentário: