sexta-feira, 29 de agosto de 2008

NÃO BASTA SER FILHO, TEM QUE OBEDECER


Havia um fazendeirão, daqueles latifundiários poderosíssimos, tipo desses que mandam em tudo e dominam sobre coisas e vidas.

Ele tinha dois filhos, que o respeitavam muito e se orgulhavam de serem filhos daquele homem tão rico e poderoso. Eles se gabavam disso, e gostavam de serem vistos e reconhecidos por "filhos do todo-poderoso". Sabe como são essas coisas né não! Aqueles carinhas que gostam de dizer a famosa frase:

- "Você sabe com quem está falando? Hein!?"

Tem uns carinhas assim por aí, que a gente conhece que gostam de propalarem aos quatro ventos, que são "filhos do homem", batem no peito e olham a gente do alto de suas "botinas polidas". A gente fica se sentindo quase o "cocô do cavalo do amigo do bandido"... Fica não mano véio!? Fica né!

Eles saem por aí, cheios daquela empáfia, toda e falam com a gente, como se nós fôssemos menores, desprezíveis pobres pecadores, sem merecimento algum de atenção ou condescendência. Falam grosso né!? Eu hein!

Gostam de nos darem lição de moral e vivem "pregando" alguma palavra que nos lembram sempre da sua superioridade. Aliás, fazem questão de nos colocarem em "nosso lugar", seja lá onde isso for.

Mas, voltando a "minha história". O fazendeirão, chegou para seu primeiro filho, e falou para que ele fosse cuidar de uma de suas propriedades, que ficava em um local meio afastado, onde a pujante beleza e fartura da sede, jamais chegava. De pronto, o filhão disse para o pai:

- "Pô Pai... Naquele fim de mundo? Vou sujar minha bota nova de couro-de-crocodilo. Me inclui fora dessa! "

Ele disse isso, mas depois pensou, refletiu sobre sua atitude, se "arrependeu" da sua arrogância e foi fazer o que o seu pai havia ordenado.

Seu pai, todavia, chamou seu segundo filho, e mandou que este fosse fazer o mesmo que ordenara ao primeiro, seu irmão. Esse então, todo solícito, "puxa-saco", disse:

- "Falô Paizão. Pode deixar comigo... Já é!"

E esse filhão, vazou - deu pista! Você viu ele? Nem eu.

Moral da história, qual dos dois filhos você acha que fez a vontade do "Paizão"?

Sabe garotinha, você tá lembrada daquele outro dia que eu falei sobre o assunto, de que ele era recorrente por aqui, no meu blog - Tá lembrada?

Pois é, olha ele aí de novo!

Nossa "história" está registrada na Palavra de DEUS, a Bíblia Sagrada, no evangelho de Mateus, capítulo 21, versos 28 em diante. Onde JESUS, contou como parábola aos "fariseus", aqueles religiosos de carteirinha. Homens tidos como piedosos, defensores da lei e dos bons costumes... blá blá blá... Então JESUS lhes propôs:

"Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi".(Mt. 21:28-30)

Bom, JESUS então perguntou para os tais religiosos:

- "Qual dos dois fez a vontade do pai?

Disseram-lhe eles:

- "O primeiro".

Disse-lhes Jesus:

- "Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus".

O SENHOR JESUS, pegou pesado hein!?

A gente que é cristão, que tem experimentado as conseqüências da obediência e da desobediência de filhos de DEUS, ao nosso Pai, conseguimos enxergar muitos ensinamentos nessa pequena parábola. Mesmo com a narrativa livre que ousei fazer, a palavra tem a virtude de exortar a mim, e creio que a outros também. Falo dessa postura arrogante que muitos cristãos têm tomado com relação aos "publicanos e meretrizes", homens e mulheres, que como nós, "carecem da misericórdia de DEUS".

Julgamos e apontamos o dedo incisivamente, meneando nossas cabeças em desaprovação aos seus pecados. Sabe, essa atitude não atrai aquele que necessita de conhecer o SENHOR que veio salvar aquele que havia se perdido. Não produz o efeito naquele que é o motivo de todo o sacrifício de JESUS. O ARREPENDIMENTO do que reconhece seu erro, sua arrogância e busca o perdão para a vida.

Ambos eram filhos, mesmo assim, somente um se arrependeu e foi finalmente fazer a vontade do pai. O ir fazer a vontade, denota o efeito benéfico do arrependimento, como fosse uma confissão de erro, o abandono dele e a busca do exercício consciente da obediência ao pai.

Assim como para minha vida, a Palavra produz o fruto para o arrependimento e a conseqüente busca da reparação, ela pode trazer vida em abundância, para todo aquele que tendo sido tocado pela Palavra, converte-se do seu caminho e volta em direção ao Pai.

E a despeito do que possa parecer a muitos "entronizados" em seus próprios "templos", berços de conforto. A conversão é um ato mais que solene, é um constante retornar ao caminho. A gente se desvia dia-a-dia do que o Pai nos propõe como vida em seu Reino, e, portanto, a conversão é também dia-a-dia, como fosse uma correção de percurso em direção ao SENHOR, que nos tirou das trevas e nos tem colocado no caminho da sua eterna Luz. A esse caminhar em busca do refinamento, do aprimoramento das nossas existências, se denomina Santificação. Um processo na maioria das vezes, penoso e cheio de sacrifícios, mas que afinal, leva ao Reino da promessa os obedientes.

E então meu chapa... Vai ficar nessa?
Bóra lá meu irmão. Afinal, quem pode manda... quem tem juízo, OBEDECE.
Vamos fazer a vontade do Nosso Paizão! Afinal de contas, NÃO BASTA SER FILHO!

domingo, 24 de agosto de 2008

O PRÊMIO NA VITÓRIA


 

Alguém por aí assistiu os jogos olímpicos de Pequim? Cada horário né não!?


 

Imagino aqui, sentadinho na minha cadeira em frente ao PC, que não é do B, mas sim, meu, quanto esforço humano e talento reunidos em um único lugar. Quanto suor, lágrimas, frustrações e algumas alegrias, correndo lado a lado, em busca de um prêmio que consagre um cara malhadão ou uma garota saradíssima. Todos correm, pulam, espancam uns aos outros, combatem seus limites, derrubam barreiras e despedaçam obstáculos. Algumas verdadeiras batalhas são travadas, indo sempre na direção de uma busca de vitória consagradora que faça o vitorioso, ocupar por alguns momentos, por um tempo o alto de algum pódio. O atleta recebe seu prêmio com emoção e orgulho. Ele é honrado e homenageado pela conquista, e no seu país, muitas vezes, passa a ser ídolo - uma referência a ser imitada no esporte.


 

Alguns deles foram entrevistados e acabamos descobrindo algumas das motivações que os transformaram em medalhistas olímpicos. A gente quase sempre, acaba descobrindo um fator que parece identificar e unir os perfis de muitos deles. Uma força interior que os deixam auto determinados de tal maneira, que superem todas as dificuldades, obstáculos, contingências. Algo que muitas pessoas acreditam seja fé.


 

Acredito mesmo nisso, pois como conceituado pelo apóstolo Paulo, em sua carta aos Hebreus, capítulo 11, verso 1: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". Esses atletas tão excepcionais têm em si mesmos essa capacidade de se auto motivarem, recebendo os mesmos estímulos externos, mas enxergam a conquista de forma quase palpável, real.


 

Os gregos foram os idealizadores disso tudo aí que hoje chamamos de Olimpíadas. ..."Em honra a Zeus, a Grécia se reunia a cada quatro anos no Peloponeso, na confluência dos rios Alfeu e Giadeo, onde se erguia a cidade de Olímpia, que a partir do ano 776 a.C. cedeu seu nome para aquela que viria a ser a maior competição esportiva em toda a história da humanidade, os jogos Olímpicos, que esse ano aconteceu em Pequim, logo alí do outro lado do planeta. Teve como primeiro vencedor o atleta Coroebus, cingido por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio e símbolo maior da vitória".


 

Sim, esse é o prêmio para tanto esforço e dedicação. Hoje nem mais aquela coroa de louro, mas se premia com medalhas e materiais ditos nobres. Nesse momento, me ocorre aquela passagem escrita pelo apóstolo Paulo aos irmãos em Corínto: "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível". (1Cr. 9:24-25)


 

Olha só meu chapa. É isso mesmo viu!? Tanto medalhas, taças, coroas, são símbolos oferecidos pelos homens, aos que com tamanho esforço e tenacidade, chegam lá! Eles se corrompem, apodrecem, oxidam, e juntamente com os prêmios, os vitoriosos pouco a pouco são esquecidos, vencidos pelo tempo, pela quebra de recordes que vão sendo derrubadas a cada edição dos jogos.


 

Sabe garota, eu mesmo nunca fui muito atlético não. Tirando aquela força hercúlea que faço todos os dias, para manter a minha forma física - minha forma arredondada, erguendo com magistral desenvoltura e desembaraço, garfos e garfos de "pasta", bem como copos e copos de refrigerantes nada "diets", pouca coisa faço que mereça uma premiação equivalente aos dos "bombadões e bombadonas" que levaram medalhas no peito lá em Pequim.


 

Tenho, entretanto, em minha existência, buscado um prêmio que não apodrece, não oxida, mas ao contrário, dura para a eternidade. Assim como muitos que correm nessa corrida em esperança e fé, nas promessas daquele que prometeu, JESUS O SENHOR, corro para o alvo da minha vida toda, ao encontro do DEUS da minha salvação. Assim como o apóstolo Paulo, que escreveu em absoluta fé: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda". (2Tm. 4:7-8)


 

Agora vem cá, hermanos. Ter que aturar esse sorrisinho de vitória portenha - Dá licença hein!? Só por causa disso, vou detonar aqueles bolinhos-de-bacalhau...Hum! Delícia! Tá servido? Sai fora meu! Vá pescar o seu, véio. Esse aqui é o meu prêmio merecidamente comprado no mercadinho, a preço de ouro!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Florescesndo outra vez


FLORESCENDO OUTRA VEZ. Há alguns meses atrás, eu comprei uma Orquídea lindona para presentearminha esposa. Era algo assim, tipo "deu vontade", sem motivo algum, nemdata comemorativa a comemorar. Foi mesmo um gesto simbólico, aquelascoisas que a intimidade e a cumplicidade desenvolvida entre casais quese amam, costumam produzir e dar significados novos as percepçõeslatentes. Coisas de casal, sabe como é né garota!? Hã? Sabe não? Entãovai ter que casar prá experimentar, viu fofíssima. Mas como eu estava falando, a Orquídea tem um significado peculiar paranós, talvez determinado pelas próprias características dessa "erva docampo", ou "flor-do-campo", cantada e declamada em prosas e versospelos apaixonados à moda antiga. Sim, uma coisa anacrônica nos dias dehoje. É, eu sei, tem "ficantes" por aí que nunca viram uma orquídea nasmãos do "próximo da fila andante", que dirá então se souberem osignificado de anacrônico - "brega" demais. Caramba! Deixa eu voltar ao assunto. Falava sobre algumascaracterísticas dessa "flor-do-campo", que além de sua beleza silvestre,formas e cores fantásticas, tão apreciadas pelos românticos, não sãoexatamente delicadas e frágeis como se parece a princípio. Ao contrário disso, estas plantas(principalmente as providas de pseudobulbo) são extremamenteresistentes, e podem sobreviver durante dias fora de um substrato. Suacapacidade de sobrevivência lhes permite que tenham tempo para adaptaras novas situações e alterações de plantio, ou habitat. Normalmente passam por um estágio de dormência, em que, muitas vezes,sua parte aérea seca para evitar danos à sua fisiologia devido à seca,ou ao frio extremo. Você sabia isso? E mais ainda,de algumas delas seextrai a baunilha, aquele perfume que deixa as pessoas com cheiro depudim. UAU! Cheirosona hein!? Depois dessa aula toda, e dos devaneios provocados pela arte deembaralhar palavras, volto então ao tema. Aquela Orquídea, secou, o calor e as intempéries, aquele "noroestebrabo" que assopra os dias quentes e secos da baixada santista. Enfim,levou as flores e folhas da nossa orquídea. E vieram dias difíceis paranós também. Horas angustiantes e aflitivas, que só JESUS mesmo viu!? Se olhava paraaquela orquídea, aparentemente morta, como descrita nos versos dosalmista: "Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce.Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será maisconhecido". (Dêem uma lida no Salmo 103) Sabem, durante muitas semanas, e muitas outras que somaram àquelasprimeiras, a "orquídea" permaneceu ali, apenas grudada ao xaxim demusgo, esquecida em um canto qualquer. Desprezada agora pela ausência dasua beleza - uma referência decadente de dias felizes.Olha só, bonitinha. Aqui recorro descaradamente àquela figura delinguagem, Eufemismo, para dar uma amenizada na coisa. Porque foi umaépoca muito triste mesmo. Não sei quanto a você, ô gente boa. Mas talvez por analogia, você tenhase identificado com a metaforização empregada no meu texto. Se ligou némeu camarada. Então tá. Houve então a mudança de estação, os ventos sopraram mais frescos e astardes ficaram com novo cheiro de esperança.Numa manhã, ao se observar aquele xaxim, uma flor da orquídea, dormente,havia brotado, perfeita como da primeira vez. E depois outra e outra,renascida com o vigora ainda maior. Cheia de novos significados evalores, tal como o desabafar de Jeremias em sua lamentações: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;Novas são cada manhã;" Sim, o florescimento daquela antiga orquídea, ganhou o significado deque a fidelidade do nosso DEUS, e as suas misericórdias haviam serenovado sobre as nossas vidas. As coisas antigas já haviam passadas,levadas pelo vento noroeste, e eis que tudo se fez novo. A naturezarevela a glória do Criador de forma escandalosamente incrível, comofosse para confundir os sábios. Estamos assim, muito felizes porque nossa "Orquídea", está florescendodia após dia (Veja a foto que a Vivian tirou hoje). "A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação doSENHOR". (Lm. 3:24-26) Bom garota, vou indo então. Estou sentindo um maravilhoso "perfume depudim de bauniLha"...Huuummm....ôôôhhh...glória!

domingo, 17 de agosto de 2008

"SE ARREPENDIMENTO MATASSE...."

"SE ARREPENDIMENTO MATASSE..."


Quando a gente vai se afastando cada vez mais, da nossa mocidade, a gente experimenta um sentimento contumaz, teimoso e de certa forma, recorrente em nossos dias adultos. Fica em nossa mente, uma sensação incômoda de que alguma coisa nos resultaria di ferente, caso não houvéssemos, em nossa obstinada impulsividade de jovem, escolhido um outro caminho para caminhar. Sim, por exemplo: escolhas de profissões rentáveis que se revelam desastrosas, pela ausência de alguma aptidão ou talento natural. Aqui sições de bens materiais duráveis, custosos, que não resistiram as expectativas e nem mesmo justificaram os investimentos. Amizades permanentes, que se dispersaram na inexistência da manutenção dos sentimentos ou da divergência dos interesses mútuos; dos ideais. E o que dizer das escolhas afetivas, dos relacionamentos sonhados para durarem "até que a morte os separem"? Muitos deles, não se sustentaram nem ao "até que o primeiro filho nos divida"; ou ainda, "até que um rabo-de-saia " nos espalhe".


Sabe, eu mesmo cometi uma dessas bobagens "homéricas", quando vendi minha casinha, a preço de banana-nanica na hora da "xêpa" e nunca mais pude adquirir outra sequer semelhante. Mas pelo menos nesse caso, estou construindo uma melhor no Reino de Nova Jerusalém.


"Ah! SE ARREPENDIMENTO MATASSE...!"

Essa é uma frase muito comum quando percebemos ao final de um caminho escolhido, que não era nada daquilo que planejamos. Quando já a "vaca foi pro brejo e o boi atolou até os chifres". Mas o que dizer de algo que seja determinante, como a saúde, por exemplo.

- " Ah! Se eu não tivesse mergulhado a cara no alambique e "tomado todas", não estaria aqui na fila de um transplante de fígado. E se então como no meu caso, tivesse maneirado nos docinhos, sorvetes, bolos, chocolates, refrigerantes, salgadin hos...Ah! Não estaria aguardando o sobrenatural de DEUS, para me restituir a visão, tomada por uma diabetes do capeta.


- "Puxa vida! E agora que fazer? Abortar"?

- " Porque fui roubar aquela bicicleta do meu vizinho? Agora estou cumprindo pena em uma cadeia "chapada" de bandidos".

- "Por que me deixei encantar pelos olhares daquele homem, sendo eu casada e amada pelo meu esposo. Meu casamento acabou"!

- "Meu DEUS! Por que tive que apertar o gatilho daquela arma".

- "Por que fui votar naquele político mensaleiro? Hein?"!

É... Se a gente soubesse o final, o resultado das nossas escolhas, talvez, sim, talvez a gente escolhesse o outro caminho; fizesse de outra forma. O que nos impede de fazermos as escolhas certas então. Caramba! Por que não fiz de outro jeito?

Olha só, bonitinha. Outra vez esse assunto por aqui né!? Pois é, parece que não adiantou muito todas aquelas recomendações né não!? -

- "Ah! Bem que me disseram para não ir. Para não voltar. Para não fazer. Para não comprar... " Já era meu"! AH! SE ARREPENDIMENTO MATASSE...
(Aqui uma pequena explicação cristã , sobre a diferença de ARREPENDIMENTO e o REMORSO. REMORSO é um Atormentador senso de culpa por mal ou crime praticado, diferente do ARREPENDIMENTO, que é tristeza pelo erro cometido acompanhada da decisão de abandoná-lo). Sendo você cristão ou não, saiba que o ARREPENDIMENTO, não mata, ao contrário, PODE É TE DAR VIDA. Sim, aqui estou falando sobre uma escolha errada, que ao final leva a morte, mas em existindo ARREPENDIMENTO, no sentido bíblico, você tem vida - vida a bundante e para sempre.

- "Mas ora bolas, me arrepender de que? Eu não cometi pecado algum para ter que me arrepender!"


Tá legal! Então não se preocupe com nada "ô santão", isso aqui não é prá você - Desencana! "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça". (1 João 1:8-9) "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento".(Lc. 15:7)


Bom, mas ainda dá tempo viu loiríssima. Quem diz isso é a Palavra de DEUS: "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho".(Mc. 1:15) ARREPENDIMENTO NÃO MATA, mas tem que acontecer antes"que a vaca vá pro brejo", e você junto. Se liga aí "ô santinha"! E como disse antes, apesar do assunto ser recorrente aqui,não é com intenção de polemizar ou contender com você, meu camarada. Eu não posso é deixar de falar da experiência que primeiro, aconteceu em mim. E como escrito: " ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade",(2Tm. 2:24-25)


Amo você também viu garotinho!? Hã? Ah tá...Você também, garotinha. E é para exortação e não repreensão, que escrevo essas coisinhas. Afinal de contas, eu já estive aí, no começo desse caminho, dessa escolha. Então como é que é? Matusalém é o senhor seu véio pai, viu?! Beijão fofas e fofos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008


FORMANDO UMA PESSOA CADA VEZ MELHOR "Vivian Moreno Palazzo Ribeiro"..UAU!. .. Sim Amore, foi assim que o cerimonialda solenidade de formatura da UNIP, ontem dia 13 de agosto de 2008,anunciou o seu nome no microfone. Sabe Bem, eu senti um orgulho enorme pela suaconquista. Ouvir todos aqueles aplausos, gritos e assobios das pessoasque amam a sua vida - as que têm carinho e torcem para o sucesso de suacarreira. Puxa vida Bem, foi comovente prá caramba. A Homenagem feitaaos seus pais, Waldemar e Maria Hlena, e os gestos afetuosos de sua irmãGeane e sobrinhos, amigos e colegas, professores e até mesmo do coordenador. Foi sensacionalgarota! Fico muito feliz e grato ao nosso DEUS, que te honrou colocandoa vitória ao final de mais uma etapa da construção do seu caráter. Louvo a DEUS pela oportunidade de estar contigo, e presenciar seucontentamento transbordante. PARABÉNS! Muitas lutas e sacrifícios estãoaí pela frente, você tem tido mostras disso,"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo".Creia nisso e, "pau-na-máquina", fotográfica, é claro né!?Se prepara que maiores e melhores coisas virão - pois, "nemolhos viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano,o que DEUS tem preparado para aqueles que o amam". Te amo meu Lírio, você está se tornando UMA PESSOA CADA VEZ MELHOR. "Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhasmãos". (SL. 63:3-4)

sexta-feira, 8 de agosto de 2008


"Assim diz o SENHOR, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda; Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas".
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. (Isaías 43:16-19)



RETRATANDO E REVELANDO A LUZ!


ALELUIA! Louvado seja o SENHOR! A DEUS seja toda Honra e toda Glória, Eternamente. Amém!

Há 2 anos, eu e Vivian, minha esposa, enfrentamos muitas tribulações enquanto transitávamos em veredas desconhecidas; caminhos repletos de pedras e obstáculos enormes. Havíamos nos lançado sobre um sonho, debruçados sobre velhas esperanças. Havíamos concebido em nossas almas, o desejo de que a Vivian, tivesse a oportunidade de ingressar em uma faculdade, e tivesse suas expectativas profissionais ampliadas, ao final de seu curso. Foi um trajeto difícil, em que as atenções da perseguição ao sonho, sofreram tentativas de distração, desânimo e frustrações. O SENHOR, nosso DEUS, esteve acionando continuamente, sua misericórdia, fortalecendo nossa fé e sustentando-nos no caminho. DEUS nos foi fiel, como foi sempre aos que o temem e o adoram em espírito de verdade. E concedeu-nos aquilo que desejávamos, a conclusão do Curso de Criação e Produção Gráfica Digital. Aleluia! Ele nos deu vitória sobre nossas aparentes derrotas. Ele concedeu-nos o desejo do nosso coração.

A nossa Vivian, conseguiu terminar o seu sonhado curso. Ela, que já trabalhava como Fotógrafa, especialização que escolheu dentro das variáveis do currículo, agora é "Profissa-da-Comunicação-Digital", e vai se formar junto com seus colegas. De "capelo e toga". Chique hein?!

Estamos felizes demais e agradecidos a DEUS por essa vitória da minha "flor-de-lírio", como costumo chamá-la intimamente. Não vão espalhar isso por aí viu?! Ah Bão!

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais".(Jeremias 29:11).

Estamos muito felizes e agradecidos, a DEUS, em primeiríssimo lugar. Aos colegas que apoiaram e colaboraram, demonstraram grande carinho e espírito fraterno. Aos professores, que diante de algumas impossibilidades durante o percurso,, souberam ser compreensivos e generosos. Aqui homenageamos a todos, na pessoa do coordenador Nilson Bueno. A nossos familiares que com carinho e muita paciência, nos sustentaram com orações e, sendo facilitadores, para que levássemos até o final, este sonho. E aqui em especial, uma homenagem aos meus sogros, Waldemar e Maria Helena, apoio permanente durante nossa história nesses últimos sete anos. DEUS abençoe a vida de cada um que contribuiu para essa Vitória; "O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel".

Ah! Não vou poder convidar todos para a Formatura, que será na semana que vem, porque o "bolo com champagne", não vai dar prá todos. Que "peninha", hein?! Mas não fiquem tristes, quando for a formatura de Mestrado, quem sabe "rola" um boi-ralado na brasa. "SO...Let's pray", né!?


"As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam". (1 Coríntios 2:9)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CRIANÇA, HÁ ESPERANÇA PARA O FUTURO?

"Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus".(Lc.18:16)


Eu assisti nesse último final de semana, talvez a maior estrutura de comunicação de massas, a TV, colocada a disposição de um Projeto de Futuro. Por um palco enorme, equipado com recursos tecnológicos de última geração, efeitos sonoros e visuais fantásticos, descritos pela minha esposa. Dezenas de artistas, atores, jornalistas, cantores e profissionais de mídia, desfilaram diante das câmeras, unidas por uma motivação única, "CRIANÇA ESPERANÇA". A iniciativa que é um acordo entre uma das maiores redes de televisão do planeta e a UNESCO, já está na sua 23ª edição, e com o sucesso de sempre, arrecadou valores expressivos e a solidarização de uma sociedade"distraída" em entretenimentos e outras bobagens apresentadas pelo mesmo meio de comunicação. Na verdade, o assunto é de interesse global mesmo. As famílias foram tocadas pela apresentação de uma realidade "nua e crua", e algumas "feridas expostas" foram novamente expostas, na nossa cara, dentro das nossas ilhas de conforto. Os apresentadores se revezavam continuamente no palco em sucessivas atrações, mas a mensagem era sistematicamente, repetida por todos e com frases de efeito, conclamando os telespectadores a fazerem doações. A mídia e a sociedade, dando uma resposta contundente aos governos e gestores públicos, que como na época de Cristo, preteriam os "pequeninos", em favor de outros interesses do presente. Aliás, naquela época, nem crianças nem mulheres eram contadas. Sabe, isso tudo acaba nos permitindo algumas reflexões. A primeira que me ocorre agora, Você já fez sua contribuição: Hein?! A necessidade cada vez mais premente das famílias, de produzirem cada vez mais valores para o sustento dos lares e de seus projetos, tem levado os casais a dispensarem cada vez menos tempo a criança. Existe um déficit de locais apropriados, para "depositarem temporáriamente" os filhos, enquanto os pais buscam os recursos que em tese, irão garantir o futuro das mesmas. As crianças são introduzidas no sistema educacional, cada vez mais cedo e assim perdem mais tempo no convívio familiar, no ambiente de aconchego do lar, onde se consolidam as afetividades dos gestores do futuro. Encontramos na Palavra de DEUS, a Bíblia, a recomendação para que o homem do futuro, esse gestor que nosso futuro vai necessitar: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele".(Pv. 22:6) A família é o primeiro local e não último, em que essas crianças em quem se é depositada a Esperança para o planeta, de acesso a educação. O Lares não podem nunca se eximirem desse privilégio e dever, no sentido de formar esse cidadão melhor do que temos sido. Ah! Já ia me esquecendo. Você já fez sua doação?

É claro que não me cabe emitir juízo de valor, sobre as aplicações dos recursos auferidos, com essa campanha. Não dá prá gente ficar questionando como eles são distribuídos, mas o certo é que algo está sendo feito e essa conscientização deve contagiar outros veículos, outros palcos e outras cabeças. Do seu lado, aí mesmo, do lado de fora da sua "ilha de conforto", estão crianças carentes, fruto de outras "crianças decadentes", que não receberam a mesma atenção. Mentes desinformadas, corpos malformados desnutridos na alma, vitimizadas pelo desinteresse de "nosso passado". Crianças lesadas em seu direito básico, pequenos cidadãos sem oportunidade. Um exército de mentes manipuladas pela indústria do crime, da prostituição e das drogas. HÁ FUTURO NESSAS VIDAS?

Cara...É O SEGUINTE. Vamos esquecer o passado, "deixa prá lá"...já era! Vamos falar do futuro agora, no presente. O que cada um de nós está fazendo para que o "slogan" da campanha seja de fato potencializado, e tenhamos alguma chance de termos melhores Adultos, saídos de nossas "crianças esperança" de hoje.

E não se trata de uma potencialização apenas de suporte financeiro, mas de um envolvimento cidadão com a causa de preservar nossas "Pequenas esperanças", para um contexto futuro desconhecido, presumível, mas desconhecido.

Bom, não fui contratado pela emissora para inserir esse texto no meu "blog", Fui não viu loíssima! Aliás, nem tenho filhos prá me preocupar com seu futuro, mas como tive todo suporte e apoio dos meus "antepassados", e encontrei as oportunidades na Graça e Misericórdia do SENHOR JESUS, que inclusive me garante acesso ao seu Reino dos Céus, quero por isso ser um multiplicador dessa nobre causa. Creio mesmo, que HAJA FUTURO para nossas crianças, se apoiarmos iniciativas como as dessa emissora e de outras também, e principalmente, fizermos a nossa parte no processo.

E então, "ô gorducho", "ô fofíssima", Já deu sua contribuição? Hein!?

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

aparências enganam


"Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é oSenhor". (1Coríntios 4:4) "Antes as minhas mãos estavam sempre tentando;Tentando ardentemente fazer o melhor;Agora meu coração está docemente confiante,E minha alma está completamente em repouso.Antes o meu cérebro estava sempre planejando,E meu coração oprimido pelos cuidados;Agora eu confio no Senhor para guiar-me,E a minha vida está toda em repouso.Antes a minha vida estava cheia de ansiedadeAgora está plena de alegria e prazer;Desde que tomei sobre mim o Seu jugo,Jesus me dá o Seu repouso."(A. B. Simpson) É claro que os momentos difíceis que essa nossa vida atribulada nosobriga a passar, acabam nos tirando aquela confiança toda, e agente acaba dandoumas "vaciladas brabas! né não!? Sei lá quanto a você, mas eu não tenho muita resistência emocional,melhor dito, tolerância, quando se trata da tristeza provocada pela injustiça com que às vezes,somos tratados em nosso "habitat". Aliás, Injustiça é "um porre" hein!? As pessoas tem se achado no direito de fazer juízos, julgamentosconvictos, de coisas que não conhecem plenamente ou mesmo, desconhecemtotalmente. "As aparências enganam," é um adágio popular antigo, mascontinua sendo usado seu conceito, para que nós emitamos julgamentossobre pessoas e situações do cotidiano alheio.Esse é um ato danoso, eu diria até que doloso mesmo, quando carregado depreconceitos e rancores. Se destroem vidas, carreiras, famílias,amizades, relacionamentos e até mesmo, provocam transtornos irreparáveisnas mentes e corações. Sabe, Você que tenha porventura sido alvo de tal "juízo", deve ter seidentificado com esse assunto, que de uma certa forma, procuro falar"entrelinhas", ou como dizem os especialistas da comunicação,"subliminalmente". Chique hein?! Então, como conseqüência de haver sido alvo desse julgamento"injustificado", as almas se perturbam e o semblante descai, a alegriaque antes se percebia espontânea no sorriso largo, se dissipa comofosse fumaça. Aquele brilho tão vivo nos olhos confiantes, se apagamcomo postos atrás de cortinas de melancolia. A depressão assola semacepções, sem cerimônia vai invadindo o coração.A esperança poderia até ser roubada, não fosse ela, como no meu caso mesmo,estar depositada na ROCHA, que é JESUS. Não fora a fé na restauração daverdade e a restituição das razões, que o "tempo de DEUS", promove navida daqueles que crêem em Seu justo juízo, e na força do SENHOR pararestabelecer a honra dos injustiçados. Confiar nesse poder insuperável de DEUS, para dirimir enganos e desfazerconfusões e desinteligências, a mim me parece ser a única solução paraque haja justiça. Você tem alguma outra? Aos que crêem, essa fase pode se tornar mais amena pelo consolarpermanente do Espírito do SENHOR, e o descansar nas promessas legítimascontidas na Palavra do Senhor, "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado devós". (1 Pedro 5:6-7) Bom, é isso aí garoto!Eu, assim como muitos daqueles que crêem nessa verdade, não enxergamosnenhuma outra saída além de confiar nesse DEUS, que nos tem amparado elevantado, tal como cativos e oprimidos, cansados e injuriados,deprimidos e até mesmo oprimidos. Não temos outro DEUS, que possa tomarsobre si, as nossas causas e defender-nos contra tudo que nos causatristeza. Aprender a confiar nesse DEUS é o segredo para uma vida menosestressante e mais tranqüila. Aquilo do qual a gente não tem o domínio,tal como os pensamentos e motivações das outras pessoas, a palavra dalíngua apressada que emite juízos de valor sobre o futuro e destino deoutros , tipo assim "FOFOCA"! E confiando no SENHOR que tem a medida exata,como escrito: "Não julgueis, para que não sejais julgados.Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir avós". (Mateus 7:1-2) Isso me permite acrescentar, que não preciso mais quere cuidar, ou mepreocupar com as pessoas vão falar do que acham que devem falar. Eu nãotenho como colocar freios na língua de ninguém e portanto, descansonaquele que vendo tudo, não se privará de trazer a luz, as motivaçõesescondidas em cada coração. Mesmo porque, se não podemos acrescentar nenhum centímetro sequer, as nossaspróprias vidas, melhor é descansar naquele que pode subtrair quilometrosde toda uma vida. O SENHOR cuidará de ti! Descansa nele garotinha. Agora então, menina, vou é deitar na rede, pegar uma brisa e deixar